Croácia: Tudo que você precisa saber! Dicas e Roteiro Completo

Croácia: Tudo que você precisa saber! Dicas e roteiro completo

Confira este post e saiba dicas e roteiro completo sobre a Croácia, esse destino INCRÍVEL na Europa, que atrai cada vez mais brasileiros.

Passei minha lua e de mel na Croácia. Foram 15 dias lindos nesse país que roubou meu coração! Meu roteiro pela Croácia foi assim: Dubrovnik, Hvar, Zadar, Plitvice e Zagreb. Aluguei um carro pela RentCars e fiz toda a viagem desfrutando de uma das estradas mais lindas que eu já vi em toda minha vida.

Localizada no continente europeu, a Croácia fica na região dos Balcãs e faz fronteira com Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. A capital da Croácia é Zagreb, e entre suas cidades mais visitadas pode-se citar Split, Hvar e Dubrovnik.

A língua falada na Croácia é a croata e são tantas consoantes juntas que achei bem difícil falar alguma coisa. Me arrisquei apenas no bom dia (Dobro jutro), obrigada (Hvala) e Ožujsko (fala ozuxucó) que era a cerveja que sempre pedíamos.

A moeda da Croácia é a Kuna. A Kuna Croata (HRK) é mais barata que o euro, e quando eu fui era mais em conta que o real o que deixou a viagem bem interessante economicamente. A Croácia não usa o euro, mas tem intenção em adotar a moeda única do continente europeu em 2023. 

A Croácia é composta por 1.185 ilhas banhadas pelo mar Adriático, famoso por suas praias verde azuladas. Um espetáculo! As ilhas mais conhecidas da Croácia são: Hvar, Brač, Korčula e Vis. 

Nesse post vamos fazer um resumo completo de tudo o que vocês precisam saber para visitar a Croácia: visto, como chegar na Croácia, quando visitar a Croácia e ainda contar um pouquinho do nosso roteiro por lá.

Você pode ir direto ao ponto que deseja, é só clicar em:

É preciso visto para entrar na Croácia?

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Croácia. Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país. A única exigência que a Croácia faz aos brasileiros é que o passaporte deve ter validade superior a 6 meses da data da sua saída do país (no caso o Brasil). 

Mais informações no site do Itamaraty:

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/croacia#informacoes-basicas

Dica importante: O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para a Croácia. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a Croácia.

Como chegar na Croácia?

É possível chegar à Croácia de três formas: terra, mar e ar.

Ar

Não existem voos diretos entre o Brasil e a Croácia. As principais cidades como Dubrovnik, Zagreb e Split tem aeroportos internacionais e estão ligados à grandes cidades europeias como por exemplo Londres, Paris, Madri, Roma, entre outras. 

Abaixo segue a lista de companhias aéreas que voam do Brasil para a Croácia (com escalas em seus respectivos hubs): Air FranceBritish AirwaysLatamIberiaTurkish AirlinesKLMSwissLufthansaAlitalia

Terra

Eu fiquei surpresa com as estradas da Croácia, elas são MUITO boas! É possível entrar na Croácia de carro ou de ônibus através das fronteiras terrestres que o país faz com diversos vizinhos (Hungria, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Montenegro). 

Mar

A Croácia recebe um número enorme de cruzeiros turísticos nas principais cidades costeiras do país. Este destino literalmente bomba no verão! Alguns cruzeiros param em uma ou duas das mais de 1.185 ilhas do país mostrando aos turistas as águas cristalinas da Croácia. 

Croácia de barco
Croácia al mare

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4UClique AQUI e confiram os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Qual a melhor época para visitar a Croácia?

Escolher a melhor época do ano para visitar um país é muito importante, afinal aol planejar uma viagem precisamos estar atentos a todos os detalhes. Já falamos tudo o que você precisa saber sobre a Croácia agora vamos te dar dicas sobre qual a melhor época para ir a Croácia. 

Provavelmente quando você começou a pesquisar sobre a Croácia viu que este país na costa Dalmácia possui praias belíssimas! As águas em tons de verde e azul são realmente maravilhosas! Mas este país da região dos Bálcãs tem muito o que oferecer além das praias, e é possível fazer um ótimo roteiro no inverno com belezas naturais surpreendentes. Afinal qual é a melhor época do ano para desfrutar a Croácia?

Quando ir a Croácia?

Fizemos uma análise mês a mês explicando um pouco o que acontece no clima da Croácia durante o ano. 

Uma dica: Independente da época do ano, a melhor forma de conhecer a Croácia é de CARRO! Sim, você pode chegar a alguma cidade como Dubrovnik, Zagreb ou Split de avião mas para ir de uma cidade para a outra ir de carro é muito mais legal. As paisagens são de tirar o fôlego!! Nós alugamos nosso carro na Rentcars (acesse por esse link aqui) e pegamos no aeroporto de Dubrovnik o processo foi bem rápido e com um excelente custo benefício

Janeiro, Fevereiro e Março

Em toda Croácia assim como na Europa o clima é de frio e algumas pancadas de chuva e neve. A grande vantagem de viajar nesta época do ano é o preço baixo das hospedagens e passagens aéreas, afinal é baixa temporada.

Esta é a oportunidade de curtir um lado da Croácia pouco explorado principalmente por nós brasileiros. Imagina ver os Lagos Plitvice congelados e curtir a neve em cidades históricas como Zagreb!

Lembrem-se de fazer uma mala com bastante roupa de inverno! Em algumas cidades o termômetro marca temperaturas negativas.

Roteiro Croácia no Inverno – Sugestão de cidades:

  • Zagreb – Diversos eventos culturais, patinação no gelo e comida deliciosa.
  • Medvednic – Para esquiar. 
  • Gorski Kotar – Região montanhosa famosa pela prática de Ski, localizada próxima aos Lagos Plitvice.
  • Lagos Plitvice – Experiência única ver os lagos congelados. 
  • Dubrovinik – famosa cidade croata mas coberta do branco da neve. Lindo de ver!

Abril, maio e junho

Quem ama viajar em meias estações? Eu AMO! Preços ainda convidativos e pontos turísticos nem cheios nem vazios. É possível  curtir as cidades com calma e com boa temperatura! Se você está pensando em ir para a Croácia em abril, maio ou junho vejam nossas dicas!

Abril ainda tem um pouco de ressaquinha do inverno. Mas não tem mais neve nem temperaturas negativas. Na capital da Croácia, Zagreb, as temperaturas em abril giram em torno de 10 graus. Para nós brasileiros ainda é frio, mas eu acho uma delícia! 

Maio e junho tem temperaturas muito agradáveis na Croácia! As praias estarão bem mais tranquilas do que na alta temporada. Recomendo um roteiro aqui recheado de cidades litorâneas e se puder dar uma esticada em Ljubljana, capital da Eslovênia, e ao Lago Bled também são opções muito interessantes. Um detalhe importante: as águas do Mar Adriático são bem geladas, dessa forma, acredito que seja possível tomar um sol nas praias mas entrar no mar, acho que só para os mais fortes. 

Mar Adriático Croácia
Mar Adriático Croácia

Os dias na Croácia nesta época do ano tem temperaturas mais altas durante o dia e a noite faz um friozinho. Recomendo uma mala com roupas leves e alguns casaquinhos ou jeans.

Roteiro Croácia na primavera – Sugestão de cidades:

  • Zagreb – Capital da Croácia rica em cultura e história. 
  • Ljubljana (Eslovênia) – Capital da Eslovênia, faça uma esticada até Lago Bled.
  • Dubrovinik – Cidade murada linda e com algumas praias.
  • Hvar – Ilha famosa pelas belas praias.
  • Split – Incrível cidade da costa croata. Abriga o Palácio de Diocleciano.

Julho, Agosto e Setembro

VERÃO. SUMMER. VERANO. ÉTÉ. Sim todas essas línguas vão aprender a falar verão em Croata que é LJETO. Alta temporada na Europa você pode imaginar como é, cidades abarrotadas de turistas, preços nas hospedagens inflacionados e pontos turísticos lotados. Nossa, mas é tudo ruim assim? Claro que não. Não é por acaso que a Europa e suas cidades ficam lotadas no verão. As férias no hemisfério norte tem grande contribuição, mas as temperaturas elevadas nesses meses são um grande convite para que todos corram às praias. 

A Europa é um continente incrível com diversas cidades balneárias lindas, já tive a oportunidade de estar em algumas, mas a Costa da Croácia me ganhou. Eu passei lua de mel na Croácia no mês de julho e foram duas semanas nesse país durante o verão. Não tinha como eu não ter amado! É cheio? É, mas se você tiver paciência não tem turista que atrapalhe a curtição.

Bela Croácia
Bela Croácia

Junho e Setembro tem temperaturas maravilhosas! Dias quentes e quase nenhum dia de chuva. Se você for viajar em junho e setembro pela Croácia, coloque roupas leves, protetor solar, chapéu, boné e roupas de banho na sua mala. As cidades ficam com um clima tão gostoso que é um super passeio turístico perambular pelas ruas sem destino, só curtindo o clima!

Agosto é O MÊS de férias na Europa. Sim, muito turista (não só na Croácia, mas em todo o continente). Cidades como Dubrovnik recebem um volume muito maior de navios neste mês, então o centro da cidade (que fica dentro da muralha) pode ficar um pouco intransitável. Minha dica? Vá a Dubrovnik porque é imperdível, mas fique mais dias nas cidades litorâneas ou até mesmo em uma das mais de 1000 ilhas do país.Neste mês, claro, as temperaturas estarão super altas, convidativas para um mergulho de mar e com quase nenhuma chance de chuvas. 

Roteiro Croácia no verão – Sugestão de cidades:

  • Dubrovinik – Cidade murada (famosa em Game of Thrones), com excelente culinária e algumas praias.
  • Hvar – No verão você não pode deixar de visitar Hvar, com suas ilhas Pakleni diversos bares e muita agitação. 
  • Trogir – Bem próxima de Split é uma cidade super charmosa. Vale um bate e volta. 
  • SplitIncrível cidade da costa croata. Abriga o Palácio de Diocleciano.
  • Brač – Abriga a Zlatni Rat considerada a praia mais bonita da Croácia
  • Vis – Uma ilha com praias com águas bem azuis e com estilo low profile. Tem uma grua azul belíssima. 
  • Korčula – Ilha da costa dálmata com belas praias do mar Adriático. 
  • Zadar –  Cidade balneária muito charmosa que abriga o Órgão do Mar da Croácia. 

Outubro, Novembro e Dezembro

Estes são os meses que mais chovem na Croácia, principalmente em novembro. Com o inverno se aproximando, os meses de outubro e novembro são marcados por temperaturas baixas e índices pluviométricos mais altos. Isso te impede de viajar pela Croácia? Não! Você pode fazer um roteiro que não inclua praias.

Você pode visitar os mercados de Natal que são super famosos. Zagreb, Dubrovnik e Split tem mercados lindos com muita comida típica, artesanato e esportes de inverno. 

Se você for em dezembro fique feliz! Zagreb ganhou por  diversos anos o título de  melhor cidade para se passar o natal. Bem próximo da capital croata acontece o Salajland uma festa de natal que é uma das mais populares do país. São 2.5 milhões de luzinhas, boa comida, pista de gelo e muitos fogos de artifício. 

Como já falamos esta é uma época fria, coloque bastante roupa de inverno na mala, se possível casacos “corta vento” principalmente se você for para a costa croata, onde os ventos nesta época do ano costumam ser fortes. 

Roteiro Croácia no Outono – Sugestão de cidades:

  • Zagreb – Diversos eventos culturais, patinação no gelo e comida deliciosa. Em dezembro aproveitar o Salajland. 
  • Lagos Plitvice – Experiência única ver os lagos congelados. 
  • Gorski Kotar – Região montanhosa famosa por prática de Ski, localizada próxima aos Lagos Plitvice. 
  • Dubrovnik – Famosa cidade croata mas coberta do branco da neve. Lindo de ver!
  • Parque símbolo da Croácia com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. 

Roteiro pela Croácia

Como contei no início deste post passei minha lua de mel na Croácia e meu roteiro durou 15 dias. Eu fiz Croácia e Itália, mas muitas pessoas fazem Croácia e Eslovênia ou Croácia e Grécia. 

Minha indicação é que você inclua as principais cidades do país no seu roteiro, mas caso você tenha pouco tempo dê prioridade a uma cidade + uma ilha (Dubrovnik e Hvar por exemplo).

Meu roteiro foi assim: 

  • Dubrovnik – 4 dias 
  • Hvar – 4 dias
  • Split – 2 dias
  • Zadar – 1 dias
  • Plitvice Lakes – 1 dia
  • Zagreb – 2 dias 

Dubrovnik

A cidade mais conhecida da Croácia é também chamada de “a pérola do Adriático”. Dubrovnik é uma das cidades que eu mais amei conhecer na vida! Tem de tudo: história, cultura, praias, comidas fantásticas, vida noturna agitada… é uma cidade completa!

Muralhas de Dubrovnick
Muralhas de Dubrovnick

A cidade ficou mundialmente conhecida pela série Game Of Thrones e ser sede da capital de Winterfell, Kings Landing. Existem diversos passeios em Dubrovnik que levam às locações de Game Of Thrones. 

A principal atração da cidade não são as praias mas sim a muralha que a cerca. A muralha de Dubrovnik é muito bem conservada e resiste desde a idade medieval à muitos conflitos já enfrentados pelo território croata.

Dubrovnik tem aeroporto internacional que faz conexão com diversos países da Europa. A cidade recebe dezenas de turistas que desembarcam em seus portos através dos cruzeiros marítimos. 

Hvar

Hvar é a ilha mais famosa da Croácia e não é à toa. As praias são deslumbrantes!! Fiquei 4 dias na ilha e gostaria de ter ficado mais, consegui relaxar e curtir muito baladinhas também! 

Hvar pronuncia-se (VÁR) tem acesso somente por mar, é preciso pegar uma embarcação para chegar à ilha. Existem embarcações só para pessoas e embarcações de pessoas + veículos. Como eu havia alugado um carro em Dubrovinik foi na segunda opção. 

Bem próximo a Hvar tem as ilhas Palenki com sua famosa gruta azul e beach clubs imperdíveis! 

Split

Split talvez seja outra grande porta de entrada da Croácia, a cidade tem um ótimo aeroporto internacional com companhias aéreas que voam para diversos países na Europa.

A cidade é muito conhecida pelas suas praias lindíssimas e pelo Palácio de Diocleciano uma fortaleza imensa erguida ainda durante o império Romano! É uma construção impressionante!

De Split é mais fácil de chegar às ilhas da Croácia, já que tem um porto muito movimentado que liga a cidade às principais ilhas.

Zadar

Coloquei Zadar no meu roteiro por dois motivos. Primeiro que dizem que Zadar tem o pôr do sol mais bonito da Croácia e um dos mais lindos do mundo. Segundo porque eu sempre achei fascinante o Órgão do Mar que a cidade tem.

O Órgão do Mar de Zadar é uma construção arquitetônica que é um grande instrumento musical. Através de tubos instalados no mar, são geradas notas musicais derivantes das ondas. O som sai através de pequenos buracos na calçada e lembram um Órgão, por isso ganhou o nome de órgão do Mar. É um negócio de doido! 

Eu adorei conhecer, e é exatamente sentado sob o Órgão do Mar que você admira  do Pôr do Sol de Zadar. Lindo demais!

Plitvice Lakes 

Eu nunca tinha ouvido falar em Plitvice na minha vida. Confesso que até quando eu cheguei lá eu não sabia bem pronunciar a palavra haha. Mas uma amiga foi a Plitvice e me disse que era imperdível! Foi assim que coloquei os Lagos Plitvice no meu roteiro.

Lagos Plitvice Croacia
Lagos Plitvice Croacia

É até difícil de explicar o quão bonito é o local! A sensação é que você está em filme tipo Avatar onde a natureza é muito exuberante. 

O Parque Nacional de Plitvice ou Plitivicka Jazera em croata entrou para a lista da Unesco de Patrimônios Naturais da Humanidade. São 16 lagos em tons azul e verde conectados por milhares de cachoeiras dos mais variados tamanhos. Os passeios são feios em passarelas que circundam os lagos e as cachoeiras. DIVINO! 

Zagreb

A capital da Croácia é Zagreb ou Zagrebe e pelas minhas pesquisas, vi que muitos turistas deixam essa cidade de lado, uma pena! 

Zagreb é muito rica em história e cultura, eu achei a arquitetura da cidade linda! Muito influenciada pelo império austro-húngaro Zagreb tem construções únicas como Archiepiscopal Palace e a Catedral de São Estevão!  

Eu visitei a Croácia durante a copa do mundo e tive a oportunidade de ver o país disputar a final da copa em Zagreb! A cidade estava com uma energia incrível! 

Uma ótima opção de passeio em Zagreb é fazer um bate-volta em Liubliana (Ljubljana) capital da Eslovênia e aos famoso lago Bled.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo.

3 respostas

  1. Adorei suas indicações. Pretendo ir no finalzinho de agosto, mas só tenho 8 noites . Será q vale a pena ? Consegue me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.