50 melhores restaurantes da América Latina

50 melhores restaurantes da América Latina

Quem ama listas? Eu sou viciada! Toda vez que vejo 10 mais, 30 melhores… sempre gosto de dar aquela conferida.

Trazemos para vocês uma notícia fresquinha, saiu a Latin America’s 50 Best Restaurants que elege os 50 melhores restaurantes da América Latina!

Toda vez que vamos fazer uma viagem ou roteiro personalizado (saiba mais AQUI) para um cliente, uma das coisas que gostamos de procurar, são boas referências de gastronomia local e bons restaurantes.

A gastronomia conta muito sobre um local, mostra a cultura, quais são os ingredientes predominantes, a forma de preparar… enfim, desfrutar da comida típica em uma viagem é a cereja do bolo para uma trip perfeita!

A LISTA

A Latin America’s 50 Best Restaurants é uma lista que foi lançada em 2013, e todos os anos deixa donos de restaurantes estrelados ansiosos pela sua divulgação. A premiação deste ano aconteceu de forma online, via youtube, em função da pandemia do COVID-19.

Mais de 250 especialistas em gastronomia, participam da votação dos 50 melhores restaurantes que são escolhidos para a seleta lista. Um dos pontos mais importantes que os jurados levam em consideração, são os restaurantes que utilizam produtos que valorizam a gastronomia local.

Neste ano de 2020 a lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina veio acompanhada pela primeira vez da El Espíritu de América Latina , uma coleção de restaurantes casuais que impactaram positivamente suas comunidades e gastronomia local principalmente durante a pandemia do coronavírus.

DESTAQUES BRASILEIROS

Eu amo ver restaurantes brasileiros nesta lista! A gastronomia do nosso país é tão rica e temos chefs tão talentosos, que ver o nome do Brasil em 9 dos 50 restaurantes da América Latina, nos dá um super orgulho. Vamos falar um pouco sobre cada restaurante brasileiro que entrou nesta lista!

  1. A CASA DO PORCO

Claro que os primeiros classificados têm destaque especial. Em quarto lugar está o restaurante brasileiro A Casa do Porco.

A Casa do Porco é um restaurante que fica em São Paulo e é comandado pelo chef Jefferson Rueda que ao longo de 25 anos de gastronomia, construiu sua carreira baseada em três pilares: pioneirismo, inovação e domínio sobre a cadeia produtiva suína.

Porco como já diz o nome do restaurante, é o protagonista da casa. Rueda cria os suínos em sua fazenda no interior paulista, e garante que este é o segredo de uma culinária genuína e caipira.

A Casa Do Porco se define como um restaurante democrático. Diferente de muitos colegas estrelados e que entregam listas como a dos 50 restaurantes da América Latina, a Casa do Porco tem pratos a partir de R$15,00 e menu degustação de R$ 139,00. Uma super oportunidade de conhecer um dos melhores restaurantes do mundo com preço mais acessível.

Um ponto negativo do local são as longas filas. Já ouvi histórias de pessoas que ficaram 5 horas na fila de espera. No próprio site da A Casa do Porco eles sugerem que ao invés de ficar esperando na porta do restaurante, você pode aproveitar para conhecer o centro de São Paulo. É uma boa ideia né?

Endereço do restaurante A Casa do Porco

Rua Araújo nº 124 – Centro – São Paulo/SP – CEP: 01220-020

  1. OTEQUE

O Oteque é considerado um dos melhores restaurantes do Rio Janeiro, é estrelado (possui uma estrela Michellin) e comandado pelo chef Alberto Landgraf além de ter sido eleito o 12o melhor restaurante da América Latina nesse ano.

O restaurante oferece um menu contemporâneo com um cardápio que muda diariamente, de acordo com os produtos mais frescos do dia. Eles trabalham no sistema de menu degustação, montado em função da disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. Vale ainda ressaltar que o restaurante também possui uma carta de drinks impecável! Quero conhecer já!

Endereço do restaurante Oteque

Rua Conde do Irajá, 581 – Rio de Janeiro/RJ

  1. D.O.M

O Restaurante D.O.M, comandado pelo Chef Alex Atala, ficou em 13o lugar na lista e é um restaurante estrelado (duas estrelas Michellin) localizado em São Paulo, no bairro Jardins em um ambiente muito agradável!

O chef Alex Atala, cria os menus inspirados nas raízes culinárias do país, e seus menus degustação utilizam ingredientes nativos, como tucupi, jambu, palmito pupunha, elaborados a partir da gastronomia da Amazônia e indígena também.

De acordo com o site do próprio restaurante, o menu degustação é a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo D.O.M, difícil de ser captada em apenas um prato.

Somos doidas para conhecer o restaurante e com certeza está na nossa wish list! Segue o endereço:

Endereço do restaurante D.O.M

Rua Barão de Capanema nº 549 – Jardins – São Paulo/SP

  1. LASAI

O LASAI é comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, também é um restaurante estrelado (uma estrela Michellin) e está na em 21o lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina.

Confesso que nunca tinha ouvido falar do restaurante, mas agora, está na lista para a minha próxima ida ao Rio de Janeiro. O restaurante fica em uma casa CHARMOSÍSSIMA em Botafogo, que foi declarada patrimônio histórico.

Os insumos utilizados no restaurante são cultivados em hortas do próprio chef, e o restante é adquirido de pequenos agricultores cariocas. Rafa cria pratos com ênfase em legumes e verduras, além de utilizar frutos do mar fresquíssimos e as melhores carnes também

LASAI significa tranquilo em Euskera, idioma do país Basco, onde o chef passou grande parte da sua formação antes de retornar ao Brasil.

É importante ressaltar que o restaurante só atende mediante reserva, dessa maneira, caso queira conhecer não esquece de agendar previamente. As reservas podem ser feitas pelo próprio site, nesse link AQUI.

Endereço do restaurante LASAI

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

  1. MANÍ

O 23o restaurante da lista MANÍ, também é brasileiro, paulista e comandado pela chef Helena Rizzo. Por lá, você poderá provar uma comida brasileira autoral, autêntica, contemporânea e além de tudo, orgânica.

O restaurante fica localizado no coração do Jardins em São Paulo, em um ambiente contemporâneo, sem deixar de ser simples e muito aconchegante.

Eu e Rafa, tivemos a oportunidade visitar o Manioca em São Paulo, uma versão casual do Maní, mas não menos maravilhosa! O ambiente é incrível, e o menu estava sensacional! O Maní já estava na lista e continua, é claro!

Manioca em SP
Eu e Rafa no Manioca em SP

Endereço do restaurante MANÍ

Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano – São Paulo/SP

  1. EVVAI

O restaurante Evvai, que tem como chef o jovem Luis Filipe Souza, também é estrelado (possui 1 estrela Michellin) e está em 26o lugar na lista dos 50 melhores da América Latina.

Localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, a especialidade da casa é a culinária italiana com toques contemporâneos. O restaurante é denominado Oriundim, pois, na Itália, Oriundim é o termo designado para definir os imigrantes e descendentes italianos ao redor do mundo.

Endereço do restaurante EVVAI

Rua Joaquim Antunes, 108 – São Paulo/SP

  1. MOCOTÓ

O restaurante Mocotó está localizado na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo, possui estrela Michelin e foi o 33o da lista. Foi fundado em 1973 por José de Almeida e hoje é dirigido por seu filho, Rodrigo Oliveira.

A especialidade do restaurante é a culinárias nordestina e as muitas delícias do sertão. A proposta do restaurante é acolher os mais diversos paladares, níveis sociais e culturais. Demais, não acham?

Endereço do restaurante Mocotó

Avenida Nossa Senhora do Loretto, 1100 – Vila Medeiros – São Paulo/SP

  1. MANU

O restaurante MANU, da chef Manu Buffara é o único paranaense (localizado em Curitiba) da lista, aparecendo em 44o lugar.

Com uma culinária contemporânea, o restaurante trabalha com com menu degustação inspirado na história da Chef Manu Buffara e de seus produtores. O restaurante segue o conceito de produtos frescos e sempre são observadas novidades no menu. Curitiba está na nossa wishlist, e esse restaurante também!

Endereço do restaurante Manu

Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel – Curitiba/PR

  1. CORRUTELA

O restaurante Corrutela foi o último colocado da lista, mas não menos interessante que os outros. Localizado em São Paulo, mais precisamente no charmoso Vila Maladena, o local tem um ambiente bem descolado e original.

O restaurante versa com um discurso de sustentabilidade, e o chef aposta em uma culinária saudável, baseado nos produtos da estação. Por lá não são utilizadas embalagens de plástico, é feita a compostagem dos resíduos orgânicos e a energia vem de placas solares. Bacana demais não acham?

Endereço do restaurante Corrutela

Rua Medeiros de Albuquerque, 256 – Vila Madalena – São Paulo/SP

50 melhores restaurantes da América Latina

Confira a seguir a lista completa do Latin America’s 50 Best Restaurants 2020:

1 – Don Julio (Buenos Aires, Argentina) *The Best Restuarant in Latin America /The Best Restaurant in Argentina
2 – Maido (Lima, Peru) *The Best Restuarant in Peru
3 – Central (Lima, Peru) *Gin Mare Art of Hospitality Award
4 – A Casa do Porco (São Paulo, Brasil) *The Best Restaurant in Brasil
5 – Pujol (Cidade do México, México) *The Best Restaurant in Mexico/Flor de Caña Sustainable Restaurant Award
6 – Boragó (Santiago, Chile) *The Best Restaurant in Chile
7 – El Chato (Bogotá, Colômbia) *The Best Restaurant in Colombia
8 – Mishiguene (Buenos Aires, Argentina)
9 – Rosetta (Cidade do México, México)
10 – Osso (Lima, Peru)
11 – Quintonil (Cidade do México, México)
12 – Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)
13 – D.O.M. (São Paulo, Brasil)
14 – Pangea (Monterrey, México)
15 – Alcalde (Guadalajara, México)
16 – Tegui (Buenos Aires, Argentina)
17 – Sud 777 (Cidade do México, México)
18 – Kjolle (Lima, Peru)
19 – Chila (Buenos Aires, Argentina)
20 – Isolina (Lima, Peru)
21 – Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
22 – Astrid y Gastón (Lima, Peru)
23 – Maní (São Paulo, Brasil)
24 – Mayta (Lima, Peru) *Highest Climber Award, patrocinado pelo illycaffè
25 – Harry Sasson (Bogotá, Colômbia)
26 – Evvai (São Paulo, Brasil)
27 – Leo (Bogotá, Colômbia)
28 – Parador La Huella (José Ignacio, Uruguai) *Best Restaurant in Uruguay
29 – Rafael (Lima, Peru)
30 – Le Chique (Cancún, México)
31 – Nicos (Cidade do México, México)
32 – De Patio (Santiago, Chile)
33 – Mocotó (São Paulo, Brasil)
34 – Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina)
35 – Mil (Cusco, Peru)
36 – Máximo Bistrot (Cidade do México, México)
37 – Mérito (Lima, Peru) *Highest New Entry Award, patrocinado pela Aspire Lifestyles
38 – Osaka (Buenos Aires, Argentina) *New Entry
39 – El Baqueano (Buenos Aires, Argentina)
40 – Narda Comedor (Buenos Aires, Argentina)
41 – Restaurante 040 (Santiago, Chile)
42 – Maito (Cidade do Panamá, Panamá) *Best Restaurant in Panama
43 – Aramburu (Buenos Aires, Argentina) *Re-Entry
44 – Manu (Curitiba, Brasil)
45 – La Mar (Lima, Peru)
46 – Ambrosía (Santiago, Chile)
47 – El Preferido de Palermo (Buenos Aires, Argentina) *New Entry
48 – Nuema (Quito, Equador) *Best Restaurant in Ecuador/New Entry
49 – Celele (Cartagena, Colômbia) *New Entry
50 – Corrutela (São Paulo, Brasil) *New Entry

Gostaram da lista? Comentem aqui e compartilhem a opinião de vocês!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!