Cabo Polônio no Uruguai: Dicas e tudo que você precisa saber

Cabo Polônio no Uruguai: Dicas e tudo que você precisa saber

Leia nossas dicas sobre Cabo Polônio no Uruguai, uma vila praiana bem rústica localizada no Departamento de Rocha. A cidade está localizada no norte do Uruguai, a cerca de 100 km de fronteira com o Brasil, o famoso Chuí, cerca de 260 km da capital Montevidéu e 60 km de Punta del Diablo. Esta é outra cidadezinha bem lado B do Uruguai.

Nós passamos um dia em Cabo Polônio, e achei incrível. Na verdade, a vontade era ter passado no mínimo mais uma noite nessa vilazinha tão diferente de tudo que já visitei. Fizemos um bate e volta em Cabo Polônio a partir de Punta del Diablo e vamos contar tudo pra vocês.

Nesse post você vai encontrar informações de como chegar e o que fazer em Cabo Polônio e onde comer e onde ficar em Cabo Polônio.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Como chegar em Cabo Polônio?

Existem algumas formas de se chegar até Cabo Polônio, seja de carro ou de ônibus, no entanto, é importante ressaltar que os carros e ônibus ficam em um estacionamento, e nesse estacionamento você deve pegar uma “jardineira” (caminhões 4 x 4) para conseguir chegar efetivamente em Cabo Polônio.

Na vilazinha praiana não entram carros, e só se chega até lá através desses caminhões 4 x 4. Dessa maneira, vá preparado para pagar uma diária ou mais no estacionamento, caso esteja de carro alugado, e ainda comprar a passagem da jardineira (quando fomos em janeiro de 2019, a passagem custava 250 pesos uruguaios para fazer o trajeto de ida e volta).

Os ônibus também deixam os passageiros no estacionamento, e, dessa maneira, você deve comprar a passagem do caminhão 4 x 4 para chegar até a vila de Cabo Polônio. O trajeto do estacionamento até a vila dura cerca de 30 minutos.

Jardineiras para chegar na Vila de Cabo Polônio
Jardineiras para chegar na Vila de Cabo Polônio

Parece ser perrengue, mas vale a pena!

De Montevidéu a Cabo Polônio

Montevidéu é a porta de entrada de muitos turistas que visitam o Uruguai por abrigar um aeroporto internacional, e, dessa forma muitas pessoas desembarcarão na cidade para se deslocar rumo a Cabo Polônio. O percurso de carro de Montevidéu a Cabo Polônio dura cerca de 4 horas.

Carro

Na minha opinião a melhor forma de se deslocar pelo Uruguai é utilizando o carro. Como as distâncias a serem percorridas são pequenas e as estradas em geral são boas e seguras, de carro você tem maior flexibilidade para se locomover além de aproveitar a viagem admirando as belas paisagens pelo caminho, e, dessa forma é possível fazer um roteiro com mais conforto e tranquilidade.

Para o aluguel de carros no Uruguai, recomendamos o RENTCARS, pois ela sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que o mesmo seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, pois dessa maneira você evita preços muito elevados na locação. E por fim, vale considerar que o pagamento seja feito no Uruguai com cartão de crédito, pois no país existe o desconto do IVA para estrangeiros, que chega a até 20% do valor total. Mais detalhes AQUI.

Ônibus

Caso deseje fazer o trajeto de Montevidéu a Cabo Polônio de ônibus há muitas opções. As empresas de ônibus mais famosas que realizam esse trajeto no Uruguai são a Rutas del Sol e a Cot. Confira os melhores horários e tarifas nesse link AQUI e AQUI.

De Chuí a Cabo Polônio – Carro

A cidade do Chuí está localizada a 500 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e, dessa maneira, muitas pessoas podem alugar um carro em Porto Alegre para se deslocar a Cabo Polônio. O trajeto de Porto Alegre ao Chuí dura cerca de 8 horas e do Chuí a Cabo Polônio são mais 1 hora e meia de percurso. Dessa forma, caso queira alugar um carro, é só clicar AQUI.

De Chuí a Cabo Polônio – Ônibus

Caso desejem se deslocar de Porto Alegre ao Chuí, a empresa de ônibus Planalto realiza o trajeto. Para ir do Chuí a Cabo Polônio de ônibus, as empresas Rutas del Sol e a Cot fazem o percurso.

De Punta del Diablo a Cabo Polônio – Carro

Como nós estávamos hospedados em Punta del Diablo, fizemos um bate e volta em Cabo Polônio. As estradas que conectam Punta a Cabo Polônio são excelentes e, por estarem a apenas 60 km de distância uma da outra, o trajeto entre as duas cidades durou cerca de 1 hora.

De Punta del Diablo a Cabo Polônio – Ônibus

Caso desejem fazer o percurso de Punta del Diablo a Cabo Polônio de ônibus, você provavelmente pegará a conexão de algum ônibus que está descendo do Chuí, dessa maneira, recomendamos a empresa Rutas del Sol e você pode encontrar os horários e valores nesse link AQUI.

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para o Uruguai. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para o Uruguai.

Como é a vila de Cabo Polônio?

Cabo Polônio é uma daquelas preciosidades uruguaias. Uma vilazinha pé na areia no estilo nordestino brasileiro, com pousadas, restaurantes, mas sem energia elétrica e água encanada. Apesar disso, há hotéis e hostels que possuem aquecimento solar, água quente, poço e wi-fi, então é possível desfrutar de uma mínima estrutura por lá!

Centrinho de Cabo Polônio
Centrinho de Cabo Polônio

Além disso, é importante ressaltar que muitos lugares em Cabo Polônio não aceitam cartão de crédito e a vila também não possui caixas eletrônicos, por isso, vá preparado e leve pesos uruguaios para não passar aperto! Alguns estabelecimentos aceitam REAIS, mas a cotação não é das melhores, e, dessa forma, não recomendo.

Além da praia, por lá é possível ficar horas e horas admirando lobos marinhos (AMEI) e ainda subir no farol. Para comer há opções de restaurantes fofos, num clima simples de vila mesmo. Foi uma surpresa especial, e em uma outra oportunidade passaria pelo menos uma noite por lá, para admirar a noite com a luz das estrelas e da lua!

O que fazer em Cabo Polônio?

Vamos contar pra vocês o que fazer de bacana em Cabo Polônio:

Admirar os lobos marinhos

Em Cabo Polônio há uma reserva de lobos marinhos incrível! Para chegar até a reserva você deve seguir em direção à Praia Norte, e subir a direita.

O verão é a melhor época para admirar os animais, pois é quando eles chegam na costa de Cabo Polônio. Essa também é a melhor época para visitar Cabo Polônio em si, visto que no inverno a região é muito fria, e sem grandes atrativos.

Eu simplesmente amei ficar vendo aquele tanto de lobo marinho deitado nas pedras no mar, tomando sol, interagindo entre si. Foi uma sensação gostosa, de proximidade com a natureza e com os animais em seu habitat natural. Incrível!

Lobos Marinhos em Cabo Polônio
Admirando Lobos Marinhos em Cabo Polônio

Subir no Farol

Em 1976 o Farol de Cabo Polônio foi nomeado Monumento Histórico do Uruguai, e, dessa maneira, torna-se um dos passeios imperdíveis na vilazinha. São 132 degraus de subida e do alto é possível se ter uma vista incrível de toda a vila de Cabo Polônio, e dos maravilhosos lobos-marinhos também!

O Farol fica aberto todos os dias das 10:00 h às 13:00 h e das 15:00 h e das 17:00 h, e paga-se um valor de 25 pesos uruguaios para subir.

Farol em Cabo Polônio
Farol em Cabo Polônio

Playa de La Calavera (Playa Norte)

A Playa de La Calavera ou Playa Norte, é a praia em que de um lado estão as rochas de onde é possível admirar a reserva de lobos marinhos, e do outro lado estão dunas de areias douradas, de onde é possível escorregar ou fazer algum esporte radical.

Playa Norte em Cabo Polônio
Playa Norte em Cabo Polônio

Playa Sur

A Playa Sur é a praia mais central de Cabo polônio, e, dessa forma, é onde estão os restaurantes, quiosques e onde podem até ser feitas aulas de surf. Muitas pessoas se deslocam até essa praia para admirar o pôr do sol no final do dia.

Chip de Celular

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante, dessa maneira, nós não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Onde comer em Cabo Polônio?

Confesso que não esperava que Cabo Polônio reservasse tão bons restaurantes e sim, a cidade possui muitas opções gostosas para jantar ou almoçar! Fomos apenas em um restaurante que adoramos, mas ficamos com vontade de conhecer outros por lá!

Restaurante La Perla

O restaurante La Perla é considerado o mais sofisticado de Cabo Polônio e fica localizado em uma pousada de mesmo nome (Pousada La Perla), com vista pro mar da Playa de La Calavera.

No restaurante é possível provar pratos bastante elaborados de peixes, carnes e até massas, e a boa notícia é que é possível pagar a sua conta com cartão de crédito.

Restaurante La Perla em Cabo Polônio
Restaurante La Perla em Cabo Polônio

Nós visitamos esse restaurante e eu adorei a comida, no entanto, achei os valores bem elevados. Comemos um couvert de pães maravilhoso acompanhado de abobrinha recheada com queijo Manhattan, rúcula e guacamole e estava tudo divino!

Restaurante El Timbó

O restaurante El Timbó fica localizado na rua Camino Posadas que é também a rua com maior concentração de restaurantes em Cabo Polônio. Trata-se de um restaurante que oferece comidas típicas uruguaias, e é bem recomendado, no entanto, eles só aceitam dinheiro como forma de pagamento! Fiquem atentos!

Restaurante Lo de Dani

O restaurante Lo de Dani também está localizado na rua Camino Posadas em Cabo Polônio. A especialidade da casa são os pratos com frutos do mar, apesar de terem outras opções também. Nesse restaurante cartões de crédito e de débito são aceitos.

Essas são só algumas das opções de onde comer em Cabo Polônio. A minha dica é passear pela rua Camino Posadas e escolher aquele que mais lhe agrada, afinal, tem coisa melhor do que ver com os nosso próprios olhos e pode escolher onde vamos comer?

Onde ficar em Cabo Polônio?

Hospedagem no Uruguai é um assunto complexo, pois no verão, por se tratar de alta temporada, os preços são bem altos, entretanto, não recomendo economizar muito! As opções mais baratas costumam ser bem fraquinhas (experiência própria!), e você pode encontrar hotéis muito velhos, e sem uma boa estrutura.

Quando programamos nosso roteiro pelo Uruguai, nossa intenção era passar pelo menos uma noite em Cabo Polônio, pois lemos que as noites na vilazinha sem energia elétrica e apenas com a luz das estrelas e da lua era incrível!

No entanto, ao fazer nossas pesquisas, os valores de hospedagem em Cabo Polônioestavam muito altos. Como não queríamos ficar em hostel, nem casas alugadas, pois queríamos um local com mais estrutura, os valores ficaram muito acima do que tínhamos no orçamento! Dessa maneira, fica a dica: programe sua hospedagem em Cabo Polônio com antecedência para conseguir bons preços e poder usufruir de momentos especiais por lá!

Opções de hospedagem em Cabo Polônio

Pousada La Perla

A Pousada La Perla está localizada na Playa de La Calavera, é a mais requintada da vila, possui um estilo “hippie chique” e dessa maneira, possui valores de diárias mais altos também.

Nós conhecemos a pousada e fiquei encantada, doida para passar uma noite nela. É lá que está o restaurante La Perla, muito bem avaliado também.

Pousada Mariemar

Essa é uma pousada gostosa, mas bem mais simples em Cabo Polônio e fica bem em frente à Pousada La Perla, na Playa de La Calavera.

Hostel Viejo Lobo

Esse hostel é um dos mais populares em Cabo Polônio, e, dessa maneira, é indicado para aquelas pessoas que querem uma hospedagem com um melhor custo benefício. Famoso por sua hospitalidade e também está localizado na Playa Norte.

Para mais opções de hotéis ou até mesmo casas e apartamentos para alugar em Cabo Polônio em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pelo Uruguai e onde se hospedar no Uruguai é só entrar em contato com a gente através do contato@melevamundo.com.br ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!