Uruguai: O que fazer, dicas e roteiro de 10 dias pelo país!

Uruguai: O que fazer, dicas e roteiro de 10 dias pelo país!

Saiba o que fazer no Uruguai, leia as melhores dicas e conheça o nosso roteiro incrível de 10 dias pelo país. O Uruguai é nosso vizinho pelo sul do Brasil, fazendo fronteira com o Rio Grande do Sul. Já ouviram falar da expressão do Oiapoque ao Chuí? Trata-se de uma referência aos extremos norte (Oiapoque) e sul (Chuí) do Brasil. A pequena cidade de ChuÍ inclusive está na fronteira com o Uruguai, sendo umas das portas de entrada no país vizinho.

Vamos detalhar para vocês o que fazer no Uruguai, com suas paisagens naturais incríveis, povo simpático e excelentes vinhos, trazendo informações sobre suas praias, pontos turísticos e dicas para desbravar esse lindo país.

A capital do Uruguai é Montevidéu, cidade fundada em 1724, que fica às margens do famoso Rio da Prata, rio este que divide o Uruguai e a Argentina. A população da capital do Uruguai é de cerca de 1.5 milhões de pessoas, aproximadamente metade da população nacional, sendo a maior do país. A capital uruguaia ainda ostenta o título de 2019 de cidade com melhor qualidade de vida na América Latina, título que a cidade possui desde 2005.

O Uruguai é um país muito seguro. Na nossa viagem pelo país, pudemos verificar essa realidade, uma vez que durante todo o tempo a sensação de segurança em todas as cidades eram enormes.

Curiosidade

O Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo de Futebol, em 1930. Todas as partidas do torneio aconteceram na cidade de Montevidéu, a maioria sendo disputada no estádio centenário, que foi construído para o torneio.

Aqui você vai encontrar informações de onde fica o Uruguai, como chegar no Uruguai, qual a melhor época para visitar o Uruguai, como se locomover pelo Uruguai. Se você quiser saber mais sobre onde se hospedar no Uruguai fizemos um post completo aqui no blog, com todas as informações sobre hotéis nas cidades de Montevidéu, Colonia del Sacramento, Punta del Diablo, Cabo Polonio e Punta del Este.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Onde fica o Uruguai?

O Uruguai é um pequeno país que possui fronteira com apenas dois países: o Brasil e a Argentina.

O Uruguai faz fronteira com o Sul do Brasil, pelo Rio Grande do Sul. O ponto mais famoso da fronteira entre os países e a cidade do Chuí, que se trata do ponto mais ao sul do Brasil. A cidade possui uma área livre de impostos uma vez que “metade da cidade” está no Brasil e a outra metade do Uruguai. É uma experiência interessante conhecer a avenida de compras que divide os dois países.

Outro país que faz fronteira com o Uruguai é a Argentina, com o famoso e imponente rio da Prata dividindo os dois por quase toda a extensão da fronteira. O Uruguai apenas faz fronteira com esses dois países e conta com uma costa litorânea grande banhada pela oceano Atlântico, e por isso possui belíssimas praias.

A capital, maior e mais importante cidade do Uruguai é Montevidéu. A cidade conta com uma grande orla, que à primeira vista remete a uma típica orla de praia, mas trata-se na verdade das margens do Rio da Prata.

bandeira_uruguai
Bandeira Uruguai

O turismo no Uruguai tem se tornado mais popular a cada ano, especialmente nas férias de verão, quando o país é inundado por milhões de turistas todos os anos em busca de praias maravilhosas, festas animadas (Punta del Este), vinhos deliciosos (a uva Tannat é exclusiva do Uruguai), tranquilidade e um bom e merecido descanso.

Não deixe de fazer seu Seguro

O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para o Uruguai. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para o Uruguai.

Como chegar no Uruguai?

Por estar localizado tão próximo do Brasil, existem várias maneiras de chegar no Uruguai partindo do Brasil, e vamos descrever algumas aqui!

Se a opção for de carro ou ônibus é muito provável que a travessia de fronteira seja pela famosa cidade do Chuí, ponto ao extremo sul do Brasil.

Ainda existe a possibilidade de viajar até Buenos Aires (capital da Argentina) e de lá pegar um ferry boat e atravessar o rio da Prata, em percurso de pouco mais de duas horas e desembarcar na charmosa cidade histórica de Colonia del Sacramento. Nós chegamos no Uruguai dessa maneira e adoramos a travessia!

Mapa Uruguai
Mapa Uruguai e locais que visitamos nos nossos 10 dias pelo país

Se você decidir ir de avião, o mais provável é que a cidade de entrada seja Montevidéu. Existem voos das principais companhias áreas brasileiras tanto para Montevideo quanto para Buenos Aires. Entre as companhias aéreas brasileiras que operam voos até Montevidéu e Buenos Aires, podemos citar a Gol Airlines, a Azul e Latam Airlines.

A cidade de Punta del Este também possui um aeroporto, e há voos da Latam Airlines que fazem o trajeto Guarulhos – Punta del Este direto na alta temporada. Uma outra opção é pegar um voo da Aerolineas Argentina com uma escala no aeroporto de Buenos Aires para depois desembarcar em Punta del Este.

Quando visitar o Uruguai?

Como sempre dizemos, a escolha da melhor época do ano para visitar um país é muito importante, afinal durante o planejamento de uma viagem precisamos estar atentos a todos os detalhes.

Sendo assim, a questão de quando visitar nosso vizinho depende muito de uma simples condição, o clima local. O verão uruguaio coincide com o verão brasileiro, sendo a alta estação para o turismo, os meses de dezembro a fevereiro e consequentemente os preços são mais altos nessa época do ano. Já nos meses mais frios, parte das cidades costeiras ficam vazias e parte do comércio fecha, ficando as opções para viagem mais restritas a cidades que não dependem da praia para atrair turistas

Quando nós visitamos?

Nós visitamos o país em dezembro e passamos o réveillon no Uruguai. O clima estava ótimo, muitos dias de sol, praia, calor. As praias estavam cheias, mas nada da lotação que estamos acostumados no Brasil. O Uruguai é um país vazio.

Outra característica do clima local é o vento forte na costa uruguaia. Mesmo no verão, são comuns dias com temperatura mais amena, podendo gerar a sensação até mesmo de um friozinho. A temperatura média no Uruguai é de 17ºC, com dias que podem passar dos 30ºC durante o verão e beirar os 5ºC no inverno. Já as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, sendo comuns também no verão.

Fizemos uma análise para cada época do ano, explicando um pouco o que acontece no clima do Uruguai ao longo das estações do ano. Já adianto que sem dúvidas a melhor época do ano para visitar o país é no verão, entre os meses de Novembro a Março, mas dependendo de suas escolhas outros meses podem atender suas vontades.

Dezembro a Fevereiro – Verão no Uruguai (Alta Temporada)

Os meses de dezembro, janeiro, fevereiro são os mais quentes no Uruguai, correspondendo ao verão assim como no Brasil. Esses são os meses da alta temporada, quando as cidades estão mais cheias e o clima de animação é constante tanto durante o dia quanto a noite, principalmente nas cidades costeiras como Montevidéu, Punta del Este, Jose Ignacio, Cabo Polonio e Punta del Diablo.

Punta del Diablo Uruguai
Playa La Viuda em Punta del Diablo

Dezembro e Janeiro são os meses de maior movimento no Uruguai, mas os preços sobrem em geral durante todo o verão, que vai até o final de fevereiro. Se quiser aproveitar o verão no país, que corresponde a melhor época para a viagem, é preciso pagar um pouco mais caro para isso, não tem como evitar.

Novembro ou Março – (Média Temporada)

Para tentar economizar um pouco, uma boa alternativa é viajar para o Uruguai durante os meses de novembro e março. Assim aproveita-se os preços um pouco mais baixos do que durante os meses de alta temporada (dezembro a fevereiro), contando com dias ainda quentes. Nesses meses, pode até não ser o ideal para entrar no mar do Uruguai, que é muito frio para nós brasileiros, mas já é possível aproveitar a praia e as cidades balneárias, uma vez que já há movimento nas cidades e a maioria dos estabelecimentos já abriu ou ainda está funcionando, garantindo um ritmo ainda animado.

Punta del Este uruguai
Los Dedos em Punta del Este

Abril a Junho – Outono (Intertemporada)

A partir do fim de março até o mês de junho, o outono chega no Uruguai. A estação é marcada pelo fim dos dias mais quentes, já no final de março. Em abril as temperaturas caem um pouco mais, porém ainda são comuns os dias com temperaturas acima dos 20°C, o que a partir de maio já se torna raridade.

Sendo assim, para quem quer viajar pelo Uruguai sem foco nas praias do país, o começo do outono, entre os meses de março e abril, pode ser uma boa pedida. Durante esses meses, até se estendendo um pouco para meados de maio, as temperaturas são amenas, o que favorece caminhadas pelas cidades e os preços e relação a alta temporada já caíram bastante. Porém vale ressaltar que o movimento nas cidades que dependem de praia é bem diferente do verão, é possível que grande parte do comércio feche as portas até o final do ano. Nesse período, uma boa dica é visitar cidades que não tenham relação com praias, como Montevidéu e Colonia del Sacramento e aproveitar também o clima para conhecer algumas das vinícolas do país.

Carmelo no Uruguai
Vínicula El Legado em Carmelo

Junho, Julho e Agosto – Inverno (Baixa Temporada)

Os meses de junho, julho e agosto são os meses de inverno no país, correspondendo também a baixa temporada local. Durante o inverno no Uruguai as temperaturas no país podem baixar muito, podendo chegar a aproximadamente 5 ºC.

Assim, não tem como encarar nenhuma praia com os ventos gelados e as temperaturas baixas. Mas Montevidéu e Colonia del Sacramento e algumas vinícolas nos seus arredores seguem como alternativas para a vista durante essa época do ano.

É possível também se aventurar com uma ida a Punta del Este, sabendo que a cidade estará deserta. Na cidade pode-se conhecer a famosa Casa Pueblo, uma vez q a atração que não é influenciada pela estação do ano, estando até mais vazia do que de costume. Também é possível conhecer o Monumento Los Dedos, na Praia Brava e aproveitar para tirar uma foto com o mesmo sem ter que disputar espaços com muitos outros turistas. Outro local para se visitar é o glamoroso Conrad Cassino. Vinícolas próxima de Punta del Este também são opção para essa época do ano.

Vale lembrar que os preços durante o inverno são mais baixos quando comparados as demais épocas do ano.

Setembro a Novembro – Primavera (intertemporada)

A primavera uruguaia abrange os meses de setembro a novembro. A partir dos mês de outubro, já pode ser considerado ideal para quem pretende fazer uma viagem pelo Uruguai sem focar nas praias do país. Pois a partir de outubro e novembro as temperaturas já começam a subir, tornando mais agradável o passeio pelas cidades sem que os preços da alta temporada tenham chegado. Vale ressaltar que na primavera, os dias não tão quentes quanto ao período de outono, compreendidos entre os meses de março/abril.

Dicas gerais sobre o Uruguai

Saiba o que fazer no Uruguai e leia as melhores dicas para visitar o país.

  • Brasileiros não precisam de visto nem passaporte para visitar o Uruguai, apenas a carteira de identidade é o suficiente para fazer a viagem, pois o país faz parte do Mercosul assim como o Brasil.
  • A cidade de fronteira do Chuí possui uma avenida de compras livre de impostos, “tax free”, então se quiserem aproveitar a viagem para compras esse é o local.
  • Não é necessário certificado de febre amarela.
  • A moeda do Uruguai é o peso uruguaio, no entanto, vale a pena levar dólares e fazer o câmbio por lá.
  • A língua oficial no Uruguai é o espanhol, e, dessa forma, é fácil se virar por lá com o português.
  • Em vários estabelecimentos comerciais, vale a pena fazer o pagamento com cartão de crédito, pois existe o desconto do IVA para estrangeiros. Clique aqui para saber mais.
  • O Uruguai é um país muito seguro, portanto não se preocupe em andar pela rua a pé.
Fronteira com o Chuí
Fronteira com o Chuí

Viaje conectado

Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental, pois você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Não viajamos mais sem um chip internacional e por isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confiram os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Qual a melhor forma de se locomover pelo Uruguai?

O Uruguai é um país dimensões territoriais bem pequenas, e, dessa forma a locomoção pelo país é mais tranquila.

Na minha opinião a melhor forma de se deslocar pelo país é utilizando o carro. Como as distâncias a serem percorridas são pequenas e as estradas em geral são boas e seguras, de carro você tem maior flexibilidade para se locomover além de aproveitar a viagem admirando as belas paisagens pelo caminho, fazendo um roteiro com mais conforto e tranquilidade.

Além disso, a locomoção dentro das cidades também é tranquila e não há grandes dificuldades para arrumar vaga para o carro. Lembrando que, como o Uruguai é um país bem seguro, também não é necessário se preocupar muito com a segurança do carro se ele for estacionado na rua e passar a noite por lá.

Aluguel de carros no Uruguai

Para o aluguel de carros no Uruguai, recomendamos o RENTCARS, pois eles sempre tem boas opções de preço e contam com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que o mesmo seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, para evitar preços muito elevados na locação. E por fim, vale considerar que o pagamento seja feito no Uruguai com cartão de crédito, pois no pais existe o desconto do IVA para estrangeiros, que chega a até 20% do valor total. Mais detalhes AQUI.

Vale a pena usar o cartão de crédito no Uruguai?

A resposta pra pergunta acima é SIM, e vamos explicar o porquê!

Viajantes, geralmente em viagens tentamos sempre fugir de pagamento como cartãode crédito por dois motivos:

  • Nunca sabemos a cotação do dólar que o banco irá cobrar (agora fica mais fácil graças a mudança da regulação, que determinou que a cotação deve ser a do dia do gasto no cartão);
  • A elevada taxa do IOF, que para compras em cartões de crédito ou débito e de 6,38%, ou seja, bem mais elevada do que os 0,38% da taxa cobrada na compra de papel moeda.

Agora, uma boa notícia para quem planeja viajar para o Uruguai – o país oferece um desconto de 22% nas compras de cartão (crédito ou débito) em estabelecimentos como restaurantes, locadoras de veículos e hotéis.

Como funciona?

No Uruguai, todas as compras têm o IVA (Imposto sobre valor agregado) incluso no valor da nota. Assim, ao realizar o pagamento de uma compra com cartão internacional, a maquininha já realiza a devolução do imposto. Lembrando que o valor do imposto descontado na compra, estará discriminado em seu recibo. Portanto você não vai ter nenhum trabalho.

Em restaurantes, aluguel de carro e eventos e festas, a devolução do IVA será realizada conforme descrito. Mas lembre-se, para fins de devolução do IVA, a compra deve ser paga no Uruguai. Então, caso alugue um carro e realize o pagamento de outro país, o estorno do IVA não será possível.

Para hotéis, a mecânica é um pouco diferente, sendo possível garantir IVA zero para esse tipo de estabelecimento. Para tanto, é necessário apresentar o documento de identidade emitido no exterior, para ser exonerado de pagar o imposto. Desse modo, o IVA nem será cobrado.

Dicas úteis

Em nossa experiência entendemos ser imprescindível sempre perguntar se o estabelecimento em questão dá o desconto do IVA para cartões internacionais, pois durante nossa visita ao Uruguai descobrimos que alguns restaurantes (sempre bem pequenos) e algumas pousadas (também de pequeno porte) não tinham essa vantagem.

Restaurante La Huella em José Ignácio
Restaurante La Huella em José Ignácio

Além do desconto de IVA para restaurantes, hotéis e locação de carro, o Uruguai possui um programa de Tax back muito simples. Na volta ao Brasil, com as notas de algumas compras que fizemos no Uruguai fizemos o processo de Tax Back em um terminal eletrônico (similar as maquinas de check-in) no saguão do aeroporto. O processo não demorou mais de 5 minutos e todo o valor de impostos que eram cabíveis de estorno foram debitados na minha fatura do cartão de crédito.

Roteiro de 10 dias pelo Uruguai

Saiba o que fazer no Uruguai, leia as melhores dicas e conheça o nosso roteiro incrível de 10 dias pelo país. Tínhamos muita vontade de fazer uma “road trip” pelo litoral do Uruguai e finalmente esse sonho saiu do papel! Conseguimos comprar uma passagem de milhas para Buenos Aires (Voo BH-Confins da Azul), e de lá pegamos o barco até Colonia del Sacramento! Assim começou nossa aventura de 10 dias pelo Uruguai e vamos contar um pouquinho pra vocês aqui!

Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento

O nosso roteiro foi esse aqui:

Primeiro dia – Colonia del Sacramento

Segundo dia – Colonia del Sacramento e Carmelo

Terceiro dia – Punta del Diablo

Quarto dia – Punta del Diablo

Quinto dia – Cabo Polonio

Sexto dia – Parque Nacional de Santa Teresa

Sétimo dia – La Paloma

Oitavo dia – Punta del Este

Nono dia – José Ignácio

Décimo dia – Montevidéu

Nós fizemos um post para cada um desses destinos. Para saber mais como foi o nosso tour em cada um desses lugares, é só seguir os links acima.

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência. Por essa razão, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e, dessa forma, recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem!

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer, como se deslocar pelo Uruguai e onde se hospedar no país é só entrar em contato com a gente através do contato@melevamundo.com.br ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo.

 

Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!