Dicas maravilhosas para viajar para a Turquia! Roteiro completo!

Dicas maravilhosas para viajar para a Turquia! Roteiro completo!

Leia nesse post nossas dicas e roteiro completo para viajar pela Turquia, este país árabe encantador com uma riqueza cultural imensa, além de paisagens naturais incríveis. Vamos detalhar o máximo de informações para que você possa conhecer os pontos turísticos da Turquia e, possa, dessa forma, se aventurar na cultura turca.

A capital da Turquia, não é Istambul você sabia disso? Falando em Istambul, ela é a única cidade do mundo que está localizada em dois continentes diferentes (Europa e Ásia) e por essa razão, gera curiosidade em muitos visitantes. Provavelmente você chegará à Turquia por Istambul que tem voos diários de São Paulo (Guarulhos) operados pela Turkish Airlines.

Aqui você vai encontrar informações de onde fica o país, dicas gerais, como se locomover e qual e melhor época do ano para visitar a Turquia. Se você quiser saber mais sobre onde hospedar na Turquia fizemos um post completo aqui no blog, com todas as informações sobre hotéis nas cidades de Istambul Capadócia e Kusadasi.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Onde fica a Turquia?

A Turquia é um país que está localizado em dois continentes, na Europa e na Ásia, em uma das regiões de habitação mais antigas da humanidade. Ao observar o mapa da Turquia, vemos que trata-se de um país de grandes extensões territoriais, e o mesmo faz divisa com a Bulgária e Grécia pelo seu lado europeu, e faz divisa com a Síria, Iraque, Irã, Armênia e Geórgia no seu lado asiático.

Apesar de o país fazer fronteira com países que estão em guerra como a Síria, não é necessário se preocupar pois o roteiro que a maioria das pessoas fazem, não chega nem perto da fronteira. No nosso caso, como vocês podem ver no mapa abaixo, visitamos Istambul, a Capadócia, Kusadasi, Ephesus e Pammukale, e, dessa forma, nem chegamos perto dos países em conflito.

Uma curiosidade bacana é que Istambul é única cidade no mundo que fica em dois continentes: Europa e Ásia. A divisão é feita através do estreito de Bósforo que divide o Mar Negro com o Mar de Mármara.

Muitas pessoas acreditam que a capital do país é Istambul, mas a capital da Turquia se chama Ankara e está localizada na região Noroeste do país, conhecida como Anatólia Central. Apesar de ser a capital, Ankara não costuma estar presente nos roteiros de viagem de quem visita a Turquia. As cidades como Istambul, a região da Capadócia, Ephesus e Bodrum são as mais escolhidas pelos turistas que por lá passeiam.

O turismo na Turquia está em alta e o país atrai milhões de turistas todos os anos em busca de paisagens maravilhosas, vivência do contraste entre a tradição e a modernidade, além da imersão cultural que proporciona.

Quando visitar a Turquia?

Escolher a melhor época do ano para visitar um país é muito importante, afinal ao planejar uma viagem precisamos estar atentos a todos os detalhes. Fizemos uma análise mês a mês explicando um pouco o que acontece no clima da Turquia durante o ano, mas já adianto que o país pode ser visitado durante todo o ano, mas dependendo de suas escolhas alguns períodos podem ser mais indicados que outros.

Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios no país, e, dessa maneira, em alguns lugares, como na Capadócia, pode até nevar nessa época. Trata-se de uma temporada mais baixa para visitar o país, e como vantagem tem-se preços mais baixos, e pontos turísticos mais vazios.

Caso deseje andar de balão na Capadócia, essa pode ser uma época mais difícil, pois os balões só saem se o tempo estiver bom, e se tiver com pouco vento, então isso deve ser avaliado também! No entanto, se tiver sorte pode-se ver a Capadócia do alto toda coberta de neve! Dizem ser uma vista MARAVILHOSA! Vá preparado para o frio também! Vá com blusas de frio, gorro e cachecol!

Turquia inverno
Capadócia na neve. Fonte: Unsplash

Junho, Julho e Agosto

Os meses de junho, julho e agosto são os meses de verão no país, e, dessa maneira, também são os meses de alta temporada. Os preços são mais altos e os pontos turísticos estão bem mais cheios, mas pode ser uma boa opção caso deseje incluir alguma praia no seu roteiro. A badalada Bodrum está cada vez mais presente nos passeios de brasileiros que visitam a Turquia.

Bodrum na Turquia
Bodrum. Fonte: Unsplash

Março a Maio e Setembro a Novembro

Os meses de outono e primavera (março a maio, e setembro a novembro) são meses alternativos que possuem temperaturas mais amenas, e, dessa maneira, não ficam muito cheios como no verão. Adoro viajar pela Europa nessas épocas.

Nós visitamos a Turquia em abril, e adorei a escolha. Pegamos o início do outono e temperaturas agradáveis! Em alguns dias em Istambul e na Capadócia pegamos temperaturas na casa dos 8 ºC, mas em Kusadasi, Ephesus e Pammukale as temperaturas ficaram na casa dos 20 ºC.

Dicas Gerais sobre a Turquia

  • Brasileiros não precisam de visto para visitar a Turquia, apenas passaporte com validade mínima de 6 meses.
  • Não é necessário certificado de febre amarela.
  • A moeda da Turquia é a lira turca, no entanto,vale a pena levar euros ou dólar e fazer o câmbio por lá, pois muitos passeios aceitam euros como forma de pagamento!
  • A língua oficial na Turquia é o turco, e em muitos lugares as pessoas não falam bem o inglês, no entanto, nos lugares mais turísticos é fácil se virar.
  • É um país que recomendo realizar os passeios com guia, pois a história e os detalhes ficam muito perdidos sem um direcionamento e explicação de alguém que conheça bem tudo por lá!
  • Não deixe de fazer o seu seguro de viagem obrigatório!

Seguro de Viagens

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro de viagens para viajar pela Europa? Essa dica é importantíssima e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). Dessa forma, é a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para os locais que irá visitar.

Qual a melhor forma de se locomover pela Turquia?

A Turquia é um país com grandes extensões territoriais, e, dessa forma é importante planejar o seu deslocamento pelo país com uma certa antecedência.

Na minha opinião a melhor forma de se deslocar pelo país é utilizando o avião, pois como as distâncias a serem percorridas são longas, de avião gasta-se menos tempo com deslocamentos, e é com isso é possível fazer um roteiro com mais conforto e tranquilidade.

Exemplos da diferença de tempo entre deslocamentos de avião e de ônibus entre cidades importantes na Turquia podem ser vistos abaixo:

        Avião

  • Istambul x Capadócia de avião: viagem dura cerca de 2:40h.
  • Istambul x Izmir de avião: viagem dura cerca de 1:30h.

    Ônibus

  • Istambul x Izmir de ônibus: viagem dura cerca de 7:00h.
  • Istambul x Capadócia de ônibus: viagem dura cerca de 10:00h

Em todos os destinos nos quais cheguei contratei transfer privado para buscar e deixar no aeroporto. Normalmente não faço isso em viagens, mas achei válido fazer isso na Turquia, pois, além do conforto habitual, achei mais seguro tambémConfira se seu hotel tem o serviço de transfer do aeroporto já incluso.

Ouvi relatos de muitos viajantes que utilizaram o serviço de taxi na Turquia e foram “passados para trás”, com um valor cobrado pela corrida mais alto do que deveria ser. Dessa forma, sempre peça para alguém do seu hotel chamar um taxi para você. Isso pode evitar desgastes na sua viagem.

Voar pela Turquia é bem barato. A maioria dos voos é operado pela Turkish Airlines, e comprando as passagens com antecedência, é possível encontrar preços bem atrativos.  Gosto muito de usar o site do Skyscanner para encontrar as passagens mais baratas em outros países! Fica a dica: https://www.skyscanner.com.br/

turkish airlines
Voar pela Turquia. Fonte: Unsplash

Apenas um ponto de atenção: na Turquia, há detector de metais e raio X de malas para entrar em todos os aeroportos! Dessa forma, caso optem por rodar pelo país de avião como fizemos, recomendo ir para os voos sempre com roupas leves, e levar malas pequenas! Esse entra e sai de Raio-X gera um desgaste bem grande.

Chip de Celular

Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental, pois você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Dessa forma, não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Roteiro de 8 dias pela Turquia

Nosso roteiro pela Turquia durou 8 dias. O nosso voo para o país foi realizado pela companhia aérea LATAM, e fizemos escala em Roma na ida e em Frankfurt na volta. Nosso trajeto foi:

IDA: São Paulo – Roma / Roma – Istambul

VOLTA: Istambul – Frankfurt / Frankfurt – São Paulo

Além dessa breve descrição do nosso roteiro completo, fizemos posts completos com cada um dos destinos que visitamos, é só clicar nos links e conferir: ISTAMBUL, CAPADÓCIA, EPHESUS E PAMMUKALE

Istambul

Chegamos em Istambul e ficamos 3 dias inteiros na cidade. Eu diria que o tempo foi suficiente para conhecer as principais atrações, mas com alguns dias a mais pode-se conhecer melhor a imensa cidade e curtir os passeios com mais calma! Quem tiver mais disponibilidade, vale a pena ficar uns 5 dias em Istambul.

Uma dica boa e que eu achei que valeu muito a pena, foi ter contratado uma guia particular para nos acompanhar por 2 dias na cidade, pois Istambul é uma cidade que possui uma riqueza cultural e histórica imensa, e, dessa maneira, com a guia acompanhando e explicando tudo foi mais fácil compreender toda a história e não perder tantos detalhes!

Istambul
Istambul. Fonte: Unsplash

Para quem quiser o contato, a nossa guia é brasileira e já mora em Istambul há 28 anos! Foi um achado! Ela se chama Nathalia Haas e o contato dela é:  [email protected] / +90 537 525 8685. Valeu muito a pena!

Além de nos acompanhar na visita da maioria das atrações, a nossa guia nos indicou os transfers privados para nos buscar e nos levar ao aeroporto e nos deu um mapa incrível de Istambul que nos ajudou muito!

Entre as atrações visitadas nos três dias visitamos os principais pontos turísticos de Istambul.

  • Mesquita Azul
  • Museu de Santa Sofia
  • Cisterna da Basílica
  • Antigo Hipódromo
  • Passeio de barco pelo Bósfoto
  • Praça Taksim
  • Passeio pela Istiklal Cad
  • Torre de Galata
  • Mercado de Especiarias
  • Palácio de Topkapi
  • Grande Bazar

Para saber como foi o nosso roteiro completo de 3 dias por Istambul e onde se hospedar na cidade, é só clicar AQUI.

Garanta seu ingresso com antecedência

Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência. Nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e, dessa forma, recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem!

Capadócia

Coração da Anatólia, a Capadócia era chamada na antiguidade de Katpatuka, “a terra dos belos cavalos”. O nosso roteiro por lá durou dois dias e duas noites e escrevemos tudo que você precisa saber sobre a Capadócia AQUI.

Era um sonho antigo andar de balão na Capadócia, e após muitas pesquisas feitas, lemos que o recomendado era passar no mínimo duas noites na cidade para ter uma maior chance de conseguir fazer o passeio de balão.

balões_capadócia
Voar de Balões pela Capadócia

Essa é uma informação importante, pois os passeios de balão saem bem cedo pela manhã (por volta das 06:00h), e os balões só são autorizados a subir caso as condições climáticas estejam favoráveis. Dessa maneira, é recomendado passar no mínimo duas noites na cidade.

Outra informação importante é reservar com antecedência o passeio de balão. As vagas para o passeio são limitadas e, dessa maneira, se esgotam rápido. Confira os passeios no site do Get Your Guide que sempre tem excelentes preços.

Da mesma forma que em Istambul, na Capadócia também contratamos passeios guiados. A nossa escolhida foi a Kleos Turismo. Combinamos tudo por whatsapp do Brasil, e agendamos todos os nossos passeios, assim como os transfers privados para o aeroporto também.

Em nossos dois dias na Capadócia visitamos:

  • Museu ao ar livre de Goreme;
  • Vale das Chaminés de Fada;
  • Vale da Imaginação de Devrent;
  • Cidade Subterrânea de Kaymakli;
  • Vilarejo de Mustafapasa;
  • Castelo de Uchisar;
  • Passeio de Balão.

Para saber em detalhes tudo o que fazer e onde se hospedar na Capadócia é só clicar AQUI.

Ephesus 

Ephesus fica localizada na região do Mar Egeu, e abriga um sítio arqueológico super conservado. A cidade é considerada um berço das antigas civilizações e, dessa forma, a história da própria humanidade passou pela cidade que foi berço dos impérios persa, romano, bizantino e otomano.

Na cidade também é possível visitar a Casa de Maria, reconhecida pelo Vaticano como a última casa em que Virgem Maria habitou. O local é considerado sagrado e entra nos roteiros de viagens religiosos por muitos turistas mundo a fora.

Passamos um dia em Ephesus e utilizamos Kusadasi como cidade base para fazer um bate-volta a Ephesus. Também contratamos a Kleos Turismo fazer nos auxiliar com os tours pela região e também com os transfers.

Ephesus na Turquia
Ephesus

Para saber mais sobre o nosso roteiro em Ephesus e onde se hospedar em Kusadasi é só clicar AQUI.

Pamukkale

Tínhamos muita vontade de conhecer Pammukale e o famoso castelo de algodão. Trata-se de um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos anos formaram bacias de água! Lindo demais.

Pammukale na Turquia
Pammukale

Fizemos um bate-volta de Pammukale a partir de Kusadasi que era nossa cidade base, e viajamos de carro em um tour privado até lá. A viagem durou cerca de 3 horas. 

Caso você queira fazer o trajeto de carro alugado, recomendamos a Rentcars , pois ela compara em seu site os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos.

Para auxílio com nossos passeios e com os serviços de transfer privados mais uma vez utilizamos a Kleos Turismo e adoramos. Fechamos tudo do Brasil e chegando lá já estava tudo reservado!

Para saber em detalhes o que fazer em Pammukale e onde se hospedar em Kusadasi é só clicar AQUI

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer, como se deslocar pela Turquia e onde se hospedar no país é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo.

 

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.