Pesquisar
Close this search box.

10 melhores praias do Rio de Janeiro

Saiba quais são as 10 melhores praias do Rio de Janeiro

“O Rio de Janeiro continua lindo…” como diz a música, o Rio de Janeiro é uma cidade de belezas espetaculares! Eu tive a oportunidade de morar no Rio de Janeiro por um ano e foi uma experiência muito maravilhosa. Eu, que sou mineira, mudei totalmente minha relação com o mar. Fui muito privilegiada por morar poucas quadras da praia e todos os dias conseguia contemplar a imensidão azul.

Sabemos que o Rio de Janeiro tem muitos problemas, que está longe de ser uma cidade perfeita, mas que foi abençoado com uma natureza exuberante, isso é inegável!

Melhores Praias Rio de Janeiro
by Unsplash

Muitas pessoas procuram o Rio de Janeiro por suas atrações turísticas mundialmente conhecidas, como Pão de açúcar, Copacabana e principalmente o Cristo Redentor que é uma das 7 maravilhas do mundo.

Tenha todas as informações sobre sua viagem em um só lugar! Criamos vários roteiros exclusivos para deixar sua viagem ainda mais perfeita e sem perrengues. Clique nesse LINK e saiba mais.

Vamos contar para vocês nesse post as 10 melhores praias do Rio de Janeiro, na nossa opinião, e porque escolhemos elas!

PRAIA DO ARPOADOR

Comecei pela Praia do Arpoador para falar da mesma faixa de areia que se divide em 3 nomes: Praia do Arpoador, Praia de Ipanema e Praia do Leblon. O que difere o nome dessas praias é apenas a localização (início, meio e fim) em que cada “praia” está localizada. Mas estamos falando basicamente do mesmo local.

Praia do Arpoador
Praia do Arpoador by Unsplash

Porque a praia ganhou este nome? Porque ela fica encostada na Pedra do Arpoador, de lá você tem uma das vistas mais conhecidas do Rio de Janeiro: a praia de Ipanema e o Morro dos Dois Irmãos.

É da Pedra do Arpoador que é possível ver um pôr do sol inesquecível, eu já fui algumas vezes e é sempre muito especial. Chegue um pouco mais cedo porque muitos moradores e turistas que visitam o Rio de Janeiro, procuram o local com a mesma intenção.

A Praia do Arpoador atrai surfistas por ter ondas mais fortes que possibilitam a pratica do esporte.

PRAIA DE IPANEMA

Ah Ipanema, suspiro só de falar! Esta é minha praia preferida do Rio de Janeiro, mas não vá esperando paisagens deslumbrantes, porque ela não tem nada de demais. Eu gosto mesmo da praia, próxima ao bairro que é super charmoso, cheio de barzinhos (super comum sair da praia e ir almoçar ou em um barzinho tomar aquela cervejinha).

Foi em Ipanema que Tom Jobim compôs a música brasileira mais conhecida do mundo inteiro: Garota de Ipanema.

Melhores praias Rio de Janeiro (3)
Praia de Ipanema by Unsplash

A Praia de Ipanema é uma continuação da Praia do Arpoador. Diferente da sua vizinha esta praia não tem ondas fortes que atraem surfistas, por outro lado, fica mais cheia de moradores e turistas.

Esta é uma das praias mais típicas do Rio de Janeiro, possui em sua orla uma rede hoteleira fantástica e muitos quiosques de bares! Além disso o calçadão daqui é bem famoso e aos finais de semana uma parte da pista dos veículos se fecha, sendo possível assim, andar de bike, skate, patins ou até mesmo a pé.

Outra coisa que eu gosto muito nessa praia é que ela tem muitos vendedores passando com as mais deliciosas maravilhas cariocas o tempo todo: Biscoito Globo, Mate (com limão, por favor), queijinho assado, milho… só maravilhas!

A paira é ótima para banho porque não tem ondas muito fortes.

PRAIA DO LEBLON

Se você é noveleiro (como eu) já ouviu falar do tradicional Bairro do Leblon. Eternizado pelas obras do autor Manoel Carlos (Laços de Família, Mulheres Apaixonadas…) o bairro do Leblon é também um dos endereços mais caros e exclusivos do Rio de Janeiro.

A Praia do Leblon é colada na Praia de Ipanema e encerra a faixa de areia (Arpoador- Ipanema – Leblon).

Das vezes que fui, notei que esta praia é bem mais vazia que as outras do Rio de Janeiro, principalmente nos dias de semana. Na minha opinião esta é uma ótima opção para frequentar com crianças.

Melhores praias Rio de Janeiro (4)
Praia do Leblon by Unsplash

É muito comum ver na Praia do Leblon (assim como na sua vizinha Ipanema) várias pessoas praticando vôlei, futevôlei e esportes de areia, além disso, essa praia é queridinha das celebridades. Eu nunca vi ninguém, mas quem sabe você tem mais sorte que eu e consegue tirar uma foto bacana?

PRAIA DE COPACABANA

Sem sombra de dúvidas Copacabana é uma das praias mais famosas do mundo!

Melhores praias Rio de Janeiro Copacabana
Praia de Copacabana by Unsplash

Todos os turistas que vem de fora do Brasil, e chegam ao Rio de Janeiro, ficam loucos para conhecer a famosa Praia de Copacabana! Seja com seus shows emblemáticos ou seu tradicional réveillon, com queima de fogos de 20 minutos, Copacabana é uma praia especial.

A praia de Copacabana tem ondas levemente agitadas, mas é ótima praia banho. Não teve uma vez que fui à praia que ela estava vazia, até durante a semana, ela é a mais frequentada das praias. Copacabana é a praia dos turistas.

A Avenida Atlântica que fica à beira da praia conta com uma rede de hotéis excepcional e não podemos deixar de falar do mais tradicional deles, o Copacabana Palace.

O Copacabana Palace, conhecido como Copa, é parada obrigatória de todos os turistas que visitam o Rio de Janeiro, nem que seja pelo lado de fora. O hotel é repleto de histórias, já abrigou diversas personalidades nacionais e internacionais.

O edifício imponente chama a atenção de todos, com sua arquitetura clássica. Para se hospedar no Copa, você precisa desembolsar uma quantia mais generosa de dinheiro, mas com certeza é uma experiência inesquecível.

calçadão copacabana
Calçadão de Copacabana

Mas vamos falar da principal estrela da Praia de Copacabana. Você achou que era o mar? Nada disso, estamos falando do calçadão. O calçadão de Copacabana é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro e estampa todas as lembrancinhas que você comprar da cidade. Em formato de ondas, as pedras portuguesas se intercalam entre as cores preto e branco formando um grande desenho. Único no mundo!

Não deixe de visitar Copacabana quando for ao Rio de Janeiro!

PRAIA DO LEME

Com certeza você já ouviu a música do Tim Maia “Do Leme ao Pontal, não há nada Igual”, Leme no caso é a Praia do Leme. O Leme é uma das praias mais tranquilas da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele fica na Avenida Princesa Isabel que é continuação da Avenida Atlântica, logo o Leme é vizinho da Praia de Copacabana.

A praia do Leme é mais frequentada por moradores locais. Na minha opinião esta praia é ótima para levar crianças por ser mais sossegada.

Uma outra ótima vantagem da Praia do Leme é que próximo a ela as hospedagens tem um custo benefício mais interessante, quando comparada à sua vizinha famosa Copacabana.

PRAIA VERMELHA

Antes de morar no Rio de Janeiro eu nunca tinha ouvido falar da Praia Vermelha, depois fiquei sem acreditar porque eu nunca tinha ido nessa praia! Que descoberta boa foi a Praia Vermelha.

Descobri a Praia Vermelha quando visitei o Pão de Açúcar. Esta praia fica no bairro da Urca, quase aos pés do bondinho que leva te leva ao Morro da Urca e ao Pão de Açúcar.

Economize tempo nas filas

Dica importante se for visitar o Pão de Açúcar ou os outros pontos turísticos do Rio de Janeiro: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência, dessa forma, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Praia vermelha Rio de Janeiro
Praia vermelha Rio de Janeiro by Unsplash

A Praia Vermelha é pequena e tem uma baixa de área curta, então quase podemos chamá-la de prainha.

Além disso, ela fica dentro de uma enseada e praticamente não tem ondas, eu amei essa parte! É ideal para frequentar com crianças!

Por ser pequena, a tendência é que esta praia pareça ser mais cheia, mas acredito que se você for bem cedinho consiga garantir um lugar bem bacana para curtir a Praia Vermelha.

PRAIA DA BARRA DA TIJUCA

A primeira vez que fui à Barra da Tijuca eu tive a sensação que não estava mais no Rio de Janeiro. A Barra é muito moderna quando comparada à Zona Sul, tem avenidas largas, prédios mais novos e um calçadão diferente. As pessoas costumam dizer que na Barra você precisa de carro para fazer tudo e eu concordo um pouco.

Mas, vamos falar sobre a Praia da Barra. De agua bem clarinha com tonalidades azul e verde o mar da praia da Barra é lindo! Por causa dos ventos, as ondas são mais fortes nesta praia, por isso é adorada pelos surfistas e pelos praticantes de kitesurf.

Praia da Barra Rio de Janeiro
Praia da Barra Rio de Janeiro by Unsplash

A praia da Barra é enorme, são mais de 18 km de extensão, sendo assim, a maior praia da cidade do Rio de Janeiro. Alguns quiosques são bem famosos como o do Pepê e muita gente chama esta parte de “Praia do pepê”.

Para chegar a praia da Barra você pode ir de carro, transporte de aplicativo, ônibus ou de metrô (estação Jardim Oceânico) é bem fácil e sinalizado.

PRAIA DE JOATINGA – Rio de Janeiro

Se tem uma praia desta lista que é frequentada por 90% de moradores locais é a Praia de Joatinga!

Gente jovem e descolada em um só lugar! Essa praia está longe dos circuitos turísticos do Rio de Janeiro, e pode ser considerada, um refúgio na cidade mais visitada do Brasil.

Essa praia tem uma faixa de área bem pequenininha, mas as pessoas se acomodam até na encosta das pedras. Esta é uma praia que não fica cheia porque seu acesso é mais difícil.

Para chegar na praia de Joatinga, você precisa ir para o Bairro do Joá, que fica entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.

Este é um endereço superexclusivo do Rio de Janeiro. Pegue a Estrada do Joá, e posteriormente, entre no condomínio na Pascoal Segreto, logo depois siga por uma pequena trilha com escadinhas e pronto!

Fique atento à maré, que caso esteja alta a pequena faixa de área some.

PRAINHA – Rio de Janeiro

Melhores Praias Rio de Janeiro
Prainha Rio de Janeiro

Muitos, mas muitos moradores do Rio de Janeiro, principalmente da Zona Oeste preferem frequentar a Prainha. Acessível somente por carro a Prainha fica localizada depois do bairro do Recreio dos Bandeirantes sentido Grumari.

A Prainha é bem sossegada e amada pelos praticantes de surf. Essa pode ser a praia dos Surfistas, uma vez que, tem ondas mais bravas e é perfeita para a pratica do esporte.

Se quiserem alugar um carro, nós recomendamos a RENTCARS, pois eles tem sempre ótimos preços e adoramos o serviço.

GRUMARI – Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro as praias coladas umas das outras ganham nomes diferentes, isso acontece também em Grumari. Bem colada na sua vizinha Joatinga, Grumari é uma praia maior tem uma sensação de praia “do interior”.

Aqui você já não vê prédios, orlas e calçadões. Em Grumari você fica bem em contato com a natureza, sossego e o mar.

Esta é uma praia muito tranquila de frequentar e tem poucos vendedores, deste modo, recomendo levar um lanchinho para não passar aperto.

Não deixe de visitar!

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens não é obrigatório para viajar pelo Brasil. Mas, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil, por exemplo, no caso de algum acidente ou extravio de malas. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone. É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto.

Caso queiram descontos para fechar o seguro de viagens, é só usar o nosso CUPOM MELEVAMUNDO5 e além dó ótimo preço, vocês ainda conseguem um desconto de 5% no valor do seguro!

Melhores Praias Rio de Janeiro
Melhores Praias Rio de Janeiro by Unsplash

ROTEIRO PERSONALIZADO PARA O RIO DE JANEIRO 

Você sabia que o Me Leva Mundo é especialista em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazercomo se deslocar pelo Rio de Janeiro e onde se hospedar no Rio, é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.