O que fazer em Punta del Diablo no Uruguai: Roteiro 4 dias

O que fazer em Punta del Diablo no Uruguai: Roteiro 4 dias

Saiba o que fazer em Punta del Diablo no Uruguai, um balneário super badalado, que na época do verão fica cheio de jovens em busca de praias e agito. A cidade está localizada no norte do Uruguai, a cerca de 45 km de fronteira com o Brasil.

A cidade de Punta del Diablo ainda faz fronteira com o belíssimo Parque Nacional de Santa Teresa, nossa mais grata surpresa ao visitar o Uruguai. Nós passamos 4 dias no balneário em janeiro e vamos contar tudo pra vocês.

Muitas pessoas tem dúvidas em relação ao nome, porque o balneário chama Punta del Diablo? Antes de se tornar a cidade procurada pelos turistas no verão Punta del Diablo era um vilarejo de pescadores, e muitos contam que a região tinha enormes tubarões e frequentemente ocorriam ataques. Outra lenda é que barulho produzido pelo vento (muito forte em todo Uruguai) tinha som de uivo o que gerava grande medo nos moradores. História de pescador ou não o balneário ganhou este nome.

Nesse post você vai encontrar informações de como chegar e o que fazer em Punta del Diablo, onde comer e onde ficar em Punta del Diablo e tudo sobre o Parque Nacional de Santa Teresa.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Como chegar em Punta del Diablo?

O balneário de Punta del Diablo está localizado a 45 km da fronteira com o Brasil (o famoso Chuí) e a 290 km da capital Montevidéu. Leia a seguir como chegar na famosa praia desde Montevidéu e desde o Chuí.

De Montevidéu a Punta del Diablo

Montevidéu é a porta de entrada de muitos turistas que visitam o Uruguai por abrigar um aeroporto internacional, e muitas pessoas desembarcarão na cidade para se deslocar rumo a Punta del Diablo. Esse foi o trajeto que fizemos. Nós alugamos um carro em Montevidéu e fizemos o percurso de cerca de 4 horas com direção a Punta del Diablo.

De Montevidéu a Punta del Diablo – Carro

Na minha opinião a melhor forma de se deslocar pelo Uruguai é utilizando o carro. Como as distâncias a serem percorridas são pequenas e as estradas em geral são boas e seguras, de carro você tem maior flexibilidade para se locomover além de aproveitar a viagem admirando as belas paisagens pelo caminho, fazendo um roteiro com mais conforto e tranquilidade.

Para o aluguel de carros no Uruguai, recomendamos o RENTCARS, que sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que o mesmo seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, para evitar preços muito elevados na locação. E por fim, vale considerar que o pagamento seja feito no Uruguai com cartão de crédito, pois no país existe o desconto do IVA para estrangeiros, que chega a até 20% do valor total. Mais detalhes AQUI.

De Montevidéu a Punta del Diablo – Ônibus

Caso deseje fazer o trajeto de Montevidéu a Punta del Diablo de ônibus há muitas opções. As empresas de ônibus mais famosas que realizam esse trajeto no Uruguai são a Rutas del Sol e a Cot. Confira os melhores horários e tarifas nesse link AQUI e AQUI.

De Chuí a Punta del Diablo – Carro

A cidade do Chuí está localizada a 500 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e muitas pessoas podem alugar um carro em Porto Alegre para se deslocar a Punta del Diablo. O trajeto de Porto Alegre ao Chuí dura cerca de 8 horas e do Chuí a Punta del Diablo são mais 1 hora de percurso. Caso queira alugar um carro, é só clicar AQUI.

Fronteira com o Chuí
Fronteira com o Chuí

De Chuí a Punta del Diablo – Ônibus

Caso desejem se deslocar de Porto Alegre ao Chuí, a empresa de ônibus Planalto realiza o trajeto. Para ir do Chuí a Punta del Diablo de ônibus, as empresas Rutas del Sol e a Cot fazem o percurso.

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para o Uruguai. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para o Uruguai.

O que fazer em Punta del Diablo?

Punta del Diablo é um balneário simples, mais precisamente uma vila de pescadores, com a maior parte das ruas em chão batido, no entanto, possui praias belíssimas e muita badalação e atrai cada vez mais brasileiros. É considerada uma cidade Lado b do Uruguai.

Nós passamos quatro dias na cidade e utilizamos Punta del Diablo como base para conhecer o Parque Nacional de Santa Teresa e Cabo Polônio (contamos tudo nesse post AQUI).

A principal atração em Punta del Diablo é aproveitar suas belas praias. São 4 praias no total e vou falar um pouco sobre cada uma delas.

Playa de Los Pescadores

A Playa de los Pescadores fica localizada bem na vila dos Pescadores e é a mais central de Punta del Diablo. Bem próxima à praia está a feirinha de artesanatos da cidade, no entanto, confesso que essa praia não me atraiu muito. Punta del Diablo tem outras praias mais lindas e gostosas.

Playa del Rivero

A Playa del Rivero fica ao lado da Playa de Los Pescadores e possui uma areia mais escura. Essa praia possui barraquinhas que vendem drinks e é mais frequentada por famílias, por ter uma maior estrutura.

Playa del Rivero em Punta del Diablo
Playa del Rivero em Punta del Diablo

Playa de La Viuda

A Playa de La Viuda foi a minha preferida em Punta del Diablo. Grandes bancos de areia, mar azul, e me senti como se estivesse em uma praia no Brasil, a não ser pelo fato de a praia estar bem vazia, uma delícia! Não há barraquinhas de praia próxima, então vá preparado com água e alguma comidinha!

Punta del Diablo Uruguai
Playa La Viuda em Punta del Diablo

Playa Grande

A Playa Grande fica já no Parque Nacional de Santa Teresa e é maravilhosa, assim como as outras praias do parque. Essa praia também me lembrou bastante as praias brasileiras, principalmente pela vegetação que pode ser observada no entorno. É uma praia deliciosa, mas também sem estrutura de barraquinhas, dessa maneira, vá preparado e leve água e alguma comidinha!

Chip de Celular

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Onde comer em Punta del Diablo?

Confesso que não esperava que Punta del Diablo reservasse tão bons restaurantes e sim, a cidade possui muitas opções gostosas para jantar ou almoçar! Vou contar pra vocês o que gostamos de provar por lá.

Restaurante Mirjo

O restaurante Mirjo fica localizado bem na vila dos pescadores e é bem gostosinho! Fomos lá no primeiro dia e adoramos! Comemos um peixe grelhado com salada que além de muito saboroso estava muito farto.

Restaurante Mirjo em Punta del Diablo
Nosso prato no Restaurante Mirjo em Punta del Diablo

Inclusive essa é uma dica que vale para praticamente todo o Uruguai: os pratos na maioria dos restaurantes são bem fartos, e, dessa maneira, muitas vezes vale a pena pedir uma entrada e dividir um prato principal! Eu fiz isso muitas vezes com meu marido e foi ótimo.

Restaurante Il Tano Cucina

O restaurante Il Tano é considerado um dos melhores de Punta del Diablo. Nós gostamos tanto do restaurante que jantamos lá dois dias da nossa estadia. Há opções de peixes, carnes e massas, e confesso que as massas que provamos lá estavam deliciosas.

Restaurante Il Tano - Punta del Diablo
Restaurante Il Tano – Punta del Diablo

O restaurante está localizado junto a uma pousada charmosíssima em Punta del Diablo, a Il Tano Suites.

El Timon

Esse é um restaurante mais simples, mais no estilo pizzaria. Nós fomos no El Timón para provar o chivito, um prato típico uruguaio e confesso que apesar de muito grande e do atendimento ter sido bem fraco, o sanduíche estava bem gostoso.

Para quem não conhece, o chivito é um sanduíche gigante que tem muito recheio, como: carne de boi, ovo, tomate, presunto, queijo, azeitona, maionese e tudo mais que o chefe quiser. Uma dica: vá com apetite!

Chivito no El Timón em Punta del Diablo
Chivito no El Timón em Punta del Diablo

La Bohemia

O restaurante La Bohemia está localizado bem no centrinho, na vila dos pescadores, e fomos lá para petiscar. Comemos um peixinho frito e camarões empanados acompanhados de uma cervejinha gelada e estava tudo muito gostoso!

La Bohemia em Punta del Diablo
Nossa pedida no La Bohemia em Punta del Diablo

Onde ficar em Punta del Diablo?

Hospedagem no Uruguai é um assunto complexo, pois no verão, por se tratar de alta temporada, os preços são bem altos, entretanto, não recomendo economizar muito! As opções mais baratas costumam ser bem fraquinhas (experiência própria!), e você pode encontrar hotéis muito velhos, e sem uma boa estrutura.

Nossa escolha em Punta del Diablo

Em Punta del Diablo há muitas opções de pousadas. A nossa pousada escolhida foi a El Diablo y El Mar e recomendo demais. Trata-se de uma pousada pequena, mas muito aconchegante e com um atendimento impecável.

Os quartos da pousada são todos novinhos, ela possui uma piscina muito gostosa e todos os dias o café da manhã é servido na mesinha da varanda do seu próprio quarto. Uma delícia não é acham?

Pousada El Diablo y el Mar
Café da manhã na varanda do quarto na Pousada El Diablo y el Mar

Outras opções de hospedagem em Punta del Diablo

Como já falei, há inúmeras opções de hospedagem em Punta del Diablo, tanto para aqueles que querem mais luxo quanto aqueles que querem conforto mas sem gastar muito.

Para mais opções de hotéis ou até mesmo casas e apartamentos para alugar em Punta del Diablo em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Tudo sobre o Parque Nacional de Santa Teresa

Visitar o Parque Nacional de Santa Teresa no Uruguai não estava nos nossos planos iniciais (na verdade, nunca nem tínhamos ouvido falar do lugar), entretanto, confesso que foi a melhor surpresa da viagem! Chegamos ao Parque por indicação do dono da Pousada em que estávamos hospedados em Punta del Diablo (El Diablo y El Mar).

Como chegar até o Parque Nacional de Santa Teresa

O Parque Nacional de Santa Teresa está localizado no Departamento de Rocha no Uruguai, na divisa com Punta del Diablo e para chegar até lá gastamos cerca de 30 minutos de carro. O Parque também está localizado a cerca de 30 minutos da divisa com o Brasil, ou seja, o famoso Chuí, e vale a pena fazer um pit stop por lá antes de chegar ao parque.

Como queria muito conhecer a divisa do Brasil com o Uruguai, nós fomos até a fronteira antes de nos deslocar para o Parque Nacional de Santa Teresa. Para aqueles que desejarem fazer algumas comprinhas, trata-se de uma área livre de impostos e muitas pessoas fazem compras por lá. Como esse não era o nosso objetivo, nós apenas chegamos na fronteira e tiramos uma foto de recordação, afinal estivemos no ponto mais ao Sul do Brasil, o Chuí! (Agora falta o Oiapoque)!

Mirante do Parque de Santa Teresa
Mirante do Parque de Santa Teresa

O que fazer no Parque Nacional de Santa Teresa

O Parque abriga praias belíssimas, além de lagoas, cachoeiras, trilhas e um forte belíssimo, conhecido como Fortaleza de Santa Teresa.

Fortaleza de Santa Teresa

A Fortaleza de Santa Teresa foi construída em 1762 pelos portugueses e é belíssima, dessa maneira, vale uma visita, mesmo que por fora, como nós fizemos.

Apesar da entrada no parque ser gratuita, para visitar a Fortaleza de Santa Teresa o ingresso custa cerca de 40 pesos uruguaios. A Fortaleza fica aberta todos os dias no verão que vai de dezembro a março, das 10 h às 19h. No restante do ano, ela abre de quarta a domingo, das 10 h às 17h.

Fortaleza de Santa Teresa
Fortaleza de Santa Teresa

Praias no Parque de Santa Teresa

No parque é possível visitar 4 praias que me lembraram bastante as praias brasileiras, com grandes bancos de areais finas, mar azul e água deliciosa. São elas: Playa de La Moza, Playa del Barco, Playa Grande e Las Achiras. Nas praias não há estrutura de barraquinhas, dessa forma vá preparado, leve água e lanchinhos.

A estrutura do parque é muito boa e ele é muito conservado e bem cuidado, e dentro do parque há opções de restaurantes para almoço e até lanchonetes caso queira comprar um picolé ou fazer um lanchinho rápido!

Praias no Parque de Santa Teresa
Praias no Parque de Santa Teresa

Campings no Parque de Santa Teresa

No Parque Nacional de Santa Teresa existem muitos campings, e, se quiser conhecer gente do mundo inteiro, se hospedar em um dos campings pode ser uma boa ideia! O parque possui toda a estrutura para quem quiser acampar, como banheiros com água quente, água, energia elétrica, restaurantes, lanchonetes, supermercados e muitas pessoas ficam por lá!

Infelizmente passamos apenas um dia no parque e focamos nas praias, mas se fizesse um roteiro por lá novamente ficaria no mínimo uns 2 dias explorando a região!

Roseiral no Parque de Santa Teresa

O Parque Nacional de Santa Teresa também abriga o roseiral mais importante do Uruguai, e conta com mais de 300 espécies de rosas diferentes. Para os amantes das flores, pode ser um passeio imperdível!

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pelo Uruguai e onde se hospedar no Uruguai é só entrar em contato com a gente através do contato@melevamundo.com.br ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

 

Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!