Roteiro Completo de 7 dias pelo Algarve

Roteiro Completo de 7 dias pelo Algarve

Confira nosso roteiro completo de 7 dias pelo Algarve em Portugal, região ao sul do país, muito famosa por suas praias, restaurantes e clima delicioso! O Algarve é um destino perfeito para famílias, crianças ou para aqueles que querem aproveitar o verão europeu sem gastar tanto.

Nós estivemos no Algarve em uma viagem em família e voltamos encantados. As praias são bem bonitas (apesar da água fria) e a região possui paisagens belíssimas, os restaurantes são excelentes e tem um ótimo custo benefício.

Neste post você vai encontrar informações de como chegar no Algarve, o que fazer 7 dias por lá, onde comer e onde se hospedar na região.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Como chegar no Algarve?

Via Lisboa

De carro

O Algarve está localizado na região Sul de Portugal, a cerca de 2:30 h de carro de Lisboa. A maneira mais comum de chegar na região é desembarcar no aeroporto de Lisboa e alugar um carro para se dirigir ao Algarve. A estrada é ótima, e o trajeto é bem tranquilo.

Recomendo muito fazer o deslocamento de carro pois as praias do Algarve são distantes umas das outras (cerca de 30 min a 40 min de distância) e para poder desbravar melhor a região é um conforto estar de carro.

Praia Algarve
Praia Algarve

Para o aluguel de carros em Portugal, recomendamos o RENTCARS, que sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, para evitar preços muito elevados na locação.

De trem

É possível chegar ao Algarve desde Lisboa utilizando o trem. Nesse caso, você poderá escolher desembarcar em Albufeira ou Faro. Para consultar os horários e valores de trens é só acessar o site da Comboios Portugal (CP).

Os trens mais rápidos e confortáveis são os chamados Alfa-Pendular, e fazem o trajeto até Albufeira em cerca de 2h e 30 min e até Faro o trajeto dura cerca de 3h.

Os trens intercidades são menos confortáveis e param mais em outros destinos, e, dessa forma, demoram cerca de 3h para chegar em Albufeira e 3h e 30 min para chegar em Faro.

De ônibus

É possível chegar à região do Algarve desde Lisboa utilizando ônibus também. Nesse caso, você pode escolher desembarcar em Albufeira, Faro, Lagos, Portimão, Vilamoura, etc. Para encontrar passagens recomendamos o site da REDE EXPRESSO.

Em Lisboa, a estação rodoviária mais central é a Lisboa Sete Rios, ligada à estação de metrô chamada Jardim Botânico.

Via Faro

Outra opção para chegar no Algarve é desembarcar no Aeroporto Gago Coutinho, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Faro. Esse aeroporto fica na cidade de Faro, uma das principais cidades da região do Algarve, e recebe voos domésticos e de alguns países da Europa. A maior parte das companhias aéreas que operam nesse aeroporto são “low cost”.

Dica importante: O seguro de viagens é obrigatório para viajar para a Europa. Dessa maneira, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para Portugal.

Onde se hospedar no Algarve?

Existem algumas cidades mais famosas para se hospedar no Algarve, mas já garanto que para quem estiver de carro, é muito tranquilo se deslocar por lá, e qualquer uma dessas opções que vou citar atende bem!

Fizemos um resumo sobre as melhores cidades para se hospedar e vantagens e as desvantagens de cada uma delas para que vocês decidam onde ficar no Algarve.

Nós optamos por alugar uma casa, pois como éramos 8 pessoas, e tínhamos uma criança de 1 ano e meio conosco, achamos que seria mais agradável e confortável. Ficamos na região de Albufeira e a casa alugada era excelente! Recomendo demais.

Faro

Faro é a capital do Algarve e existe um aeroporto (Aeroporto Internacional de Faro.) que recebe voos de várias cidades europeias. Pode ser o seu ponto de chegada no Algarve. A cidade possui um centro histórico fofo, com museus, casinhas centenárias e igrejas. As melhores praias da região não ficam perto de Faro, então se esse for o foco da viagem é bom pensar antes, pois mesmo de carro gasta-se um certo tempo deslocando para as principais praias.

Sugestões de hotéis em Faro:

Albufeira

Albufeira foi a cidade que escolhemos para nos hospedar. Como estávamos em família alugamos uma casa por lá, através do Airbnb. A cidade possui famosas praias bem próximas, como a Praia do Evaristo, Praia de São Lourenço, Praia dos Arrifes, Praia de São Rafael e Praia do Castelo. Para sair a noite, há um centrinho com muitos restaurantes e lojinhas, ótimo para passear.

Sugestões de hotéis e/ou casas em Albufeira:

A nossa casa era uma delícia! Olha a área da piscina:

Casa Algarve
Piscina da nossa casa em Albufeira
Casa Albufeira
Entrada da nossa casa em Albufeira

 

Portimão

Portimão é uma cidade maior, cheia de prédios e a segunda mais populosa do Algarve ficando atrás de Faro. Possui muitas opções de hotéis e hospedagens, e as praias mais próximas são a Praia da Rocha, Praia do Alemão, Praia dos Três Castelos e Praia do Alvor.

Algumas opções de hospedagem em Portimão:

Lagos

Lagos é uma cidadezinha fofa, com um centro histórico super agradável, com muitas opções de restaurantes e lojas. Há até restaurantes estrelados por lá, como o Restaurante D. Sebastião. Além disso, o centrinho de Lagos está bem próximo das famosas Praia da Dona Ana, Praia do Camilo e Ponta da Piedade. Com certeza em uma nova viagem ao Algarve, Lagos será a escolhida para minha hospedagem! Para quem não estiver de carro, Lagos com certeza é o melhor lugar para ficar.

Algumas opções de hospedagem em Lagos:

Para mais opções de hotéis no Algarve em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Onde comer no Algarve?

Se tem um lugar onde come-se muito bem, esse lugar é o Algarve Português. Apesar de ser conhecido por ser uma região de praia, possui ótimos restaurantes com comidas deliciosas e ótimo custo benefício.

Por ser apaixonada por frutos do mar, confesso que passei uma semana a base dessa culinária, no entanto, pude observar quem em grande parte dos restaurantes havia opções de pratos com carne, frango e até mesmo vegetarianos.

A seguir fazemos uma breve descrição de todos os restaurantes que provamos por lá!

Restaurante São Domingos

Um dos melhores que fomos. Localizado em Albufeira, possui um atendimento excelente e pratos maravilhosos. Comemos bacalhau e polvo grelhado. De sobremesa a melhor torta de amêndoas que já comi na vida! Bom demais! A faixa de preços desse restaurante é de 25 euros por pessoa. Estava tão bom que esqueci das fotos de lá! Mas pode confiar, o restaurante é incrível!

Restaurante Caniço

Localizado na praia de Três Irmãos, o restaurante possui estrela Michellin, é super concorrido e está em um lugar paradisíaco, no entanto, tivemos uma experiência ruim por lá. Havíamos feito reserva mas chegamos lá e atrasou mais de 40 minutos para nossa mesa sair. Tivemos que esperar na praia pois não tinha nem lugar para sentar. Os garçons estavam estressados, pois estava muito cheio. Comi uma massa com camarões e mexilhões deliciosa, mas o atendimento não foi dos melhores. Restaurante mais caro, na faixa de 30 euros por pessoa.

<yoastmark class=

Restaurante do Evaristo

Localizado na praia do Evaristo, o restaurante possui um visual incrível. Tente ir no pôr do sol e sentar na varanda, só não esqueça da reserva. Garanto que não irá se arrepender. Nesse restaurante você escolhe o peixe ou o marisco na hora e eles preparam. Comemos lagosta e um peixe que estavam de babar! Bom demais!

Restaurante do Evaristo Algarve
Restaurante do Evaristo Algarve

Restaurante do Camilo

Localizado na praia do Camilo, também recomendamos fazer a reserva. Ambiente super agradável, atendimento de primeira e comida deliciosa. Preços na faixa de 20 euros por pessoa.

Restaurante do Camilo Algarve
Restaurante do Camilo Algarve

Restaurante o Pescador

localizado na praia de Benagil, uma delícia! Chegamos sem reserva e conseguimos mesa tranquilamente. Não sei se é assim sempre. Por lá comi o melhor risoto de polvo da minha vida! A salada Ceasar com camarões também estava deliciosa.

Restaurante o Poente

Localizado em Albufeira possui preços excelentes. Comemos um bacalhau ao brás e bacalhau assado deliciosos. A faixa de preço do restaurante é de 10 euros por pessoa.

Restaurante a Grelha do Ti Manel

Também localizado em Albufeira o restaurante é bom, mas atendimento fraco. Comi um atum grelhado com vegetais muito bom.

Grelha do Ti Manel Algarve
Grelha do Ti Manel Algarve

Restaurante Mayflower

Localizado na marina de VillaMoura, o restaurante possui pratos gostosos mas nada demais. Comi uma massa com salmão e estava ok. Preços na faixa de 20 euros por pessoa.

Roteiro de 7 dias pelo Algarve

Primeiro dia

  • Passear pela região de Albufeira
  • Almoço no Restaurante a Grelha do Ti Manel
  • Curtir o centrinho de Albufeira: O centrinho de Albufeira é lindo, cheio de lojinhas, restaurantes, vendinhas de sorvete. Ótimo para passear no fim do dia.

Segundo dia

  • Praia dos Arrifes: praia linda, com um visual incrível, mas muito pequena. Ficamos um pouco e logo mudamos para a praia ao lado com maior estrutura e maior extensão, a Praia de São Rafael
Praia dos Arrifes Algarve
Praia dos Arrifes Algarve
  • Praia de São Rafael: a Praia de São Rafael assim como a maior parte das praias maiores no Algarve possui área concessionada (em que você paga para utilizar cadeiras e toldos) e a área não concessionada em que você leva sua sombrinha, cadeiras, etc. Nós optamos em todas as praias pelas áreas concessionadas e pagávamos cerca de 10 euros por duas cadeiras e um toldo para a metade do dia (o valor varia de praia para praia, mas no geral é nessa faixa).
  • Almoço no MARAVILHOSO restaurante São Domingos. Comida e atendimento impecáveis!
  • Praia de São Lourenço: essa praia forma piscinas naturais com a água do mar e é ótima para brincar com crianças.
  • Jantar no restaurante do Evaristo . Recomendo chegar para o por do sol que é lindo! Importante reservar!
Por do sol no restaurante do Evaristo
Por do sol no restaurante do Evaristo

Terceiro dia

  • Praia do Carvoeiro: localizada nas proximidades de Portimão. A praia do Carvoeiro foi premiada como a melhor praia da Europa em 2018. A praia é linda toda circundada por casinhas brancas, e com a vila do Carvoeiro bem ao fundo. O mar é uma delícia, parece uma lagoa.
Vila de Carvoeiro Algarve
Vila de Carvoeiro Algarve
  • Almoço no estrelado restaurante Caniço que fica localizado na praia de Três Irmãos. A praia é linda demais e o restaurante está localizado entre duas falésias, num visual incrível!

Quarto dia

  • Passeio de barco até a gruta de Benagil: Reservamos o nosso passeio com um barqueiro amigo do nosso locatário da casa, no entanto há várias agências que fazem o passeio pelo mesmo valor. Nesse link vocês podem encontrar algumas opções. O nosso passeio custou 25 euros por pessoa e o barco saiu da praia de Armação de Pera. É uma praia bem grande que lembra bem as praias brasileiras. De lá o barco passa por várias grutas ao longo do mar e por várias praias como a praia da Marinha até o ponto final conhecido como a gruta de Benagil.
Passeio em direção a gruta de Benagil
Passeio em direção a gruta de Benagil

Há pessoas que ficam na praia de Benagil e vão até as grutas nadando, de standup paddle ou caiaque. É uma opção também.

  • Almoço no delicioso restaurante o Pescador localizado na praia de Benagil. Uma delícia! Recomendo demais.
  • Jantar em Albufeira em um restaurante com um ótimo custo benefício chamado O Poente. Boa opção para quem estiver hospedado em Albufeira e quiser comer bem sem gastar muito.

Quinto dia

O quinto dia no Algarve foi destinado a conhecer as praias de Lagos.

  • Praia da Dona Ana: é maior praia da região de Lagos e possui boa estrutura para famílias e crianças.
Vista da Praia de Dona Ana
Vista da Praia de Dona Ana
  • Praia do Camilo: fica ao lado da praia da Dona Ana e é onde está localizado o maravilhoso restaurante do Camilo, ótima opção para almoço. A praia do Camilo é maravilhosa, mas bem pequena e sem estrutura. É bastante frequentada por jovens.
  • Passeio no centrinho de Lagos. O centrinho é uma delícia! Muitas lojinhas, hotéis, bons restaurantes. Vale a parada na igreja de Santo Antônio que é maravilhosa!! Pinturas lindas e muito ouro!

Sexto dia

No sexto dia no Algarve, recomendamos que estarão perto da Espanha e façam um bate e volta em Sevilha. A cidade está localizada a cerca de 3 horas de carro de Albufeira.

Sevilha
Sevilha

Sevilha é uma cidade incrível! Arrisco dizer que uma das mais lindas que já visitei. O post completo sobre o que fizemos nesse bate e volta por lá pode ser visto AQUI.

Sétimo dia

  • Praia de Santa Eulália: a praia é linda e posso dizer que foi a melhor que visitamos no quesito crianças. Possui uma areia fina, mar calmo e boa estrutura. Meu sobrinho de 1 ano e meio adorou!
  • Almoço na Marina de Vilamoura: A Marina de Vilamoura é diferente de tudo que havíamos visto no Algarve e apesar de não ser muito meu estilo gostei de conhecer. Nas margens da Marina há vários restaurantes e lojas. Comemos no restaurante MayFlower,.Boa comida mas nada demais.

ROTEIRO PERSONALIZADO

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar por Portugal e onde se hospedar em Portugal é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.