Roteiro Completo para curtir o melhor de Istambul em 3, 4 e 5 dias

Roteiro Completo para curtir o melhor de Istambul em 3, 4 e 5 dias

Confira o nosso roteiro completo para curtir o melhor de Istambul, esta cidade imensa e encantadora, com localização privilegiada! Istambul é a única cidade no mundo localizada em dois continentes (europeu e asiático). Neste post vamos detalhar o máximo de informações para que você possa conhecer os principais pontos turísticos deIstambul em 3, 4 e 5 dias e se aventurar pela cultura turca.

Istambul é uma cidade rica em história! Conhecida também como a antiga Constantinopla, Istambul foi capital de três impérios importantíssimos: o Romano, o Bizantino e o Otomano. A cidade abriga vários palácios e possui dessa forma, heranças culturais e arquitetônicas de seus antepassados imperiais.

Essa cidade vibrante tem o maior mercado coberto do mundo conhecido como Grand Bazaar que reúne mais de 5 mil lojas em torno de 60 ruas! Um verdadeiro paraíso para compras!

Neste post você vai encontrar informações de como chegar em Istambul, dicas gerais, o que fazer em Istambul em 3, 4 e 5 dias, o que comer na capital turca e onde se hospedar em Istambul.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Como chegar em Istambul?

Chegamos em Istambul através de um voo da Latam. Saímos do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, fizemos uma escala no aeroporto de Roma Leonardo da Vinci em seguida desembarcamos no Aeroporto Internacional de Istambul. A maioria das companhias aéreas que operam no trecho Europa – Brasil voam para a Turquia a partir de uma escala.

A Turkish Airlines tem voos diretos para Istambul a partir de São Paulo com saídas de três a quatro vezes por semana, mas mesmo que o seu destino final não seja Istambul, saiba que a localização da Turquia é estratégica para conexões mais rápidas para outros destinos do Oriente Médio e Ásia.

Novo aeroporto de Istambul

Istambul inaugurou seu mais novo aeroporto em abril de 2019 e, dessa forma, pudemos conhecer essa maravilha. O novo aeroporto da cidade se localiza a cerca de 50 km de Istambul, tem um design super bacana, é moderno e é bem grande. O aeroporto possui localização estratégica e foi construído para se tornar HUB da Turkish Airlines entre voos da Europa e da Ásia.

turkish airlines
Voar pela Turquia

Do aeroporto até o nosso hotel contratamos um serviço de transfer privado, pois ouvi relatos de muitos viajantes que utilizaram o serviço de taxi na Turquia e foram “passados para trás”, com um valor cobrado pela corrida mais alto do que deveria ser. Dessa forma, sempre peça para o seu hotel chamar um taxi para você. Isso pode evitar desgastes na sua viagem. Confira se seu hotel tem o serviço de transfer do aeroporto já incluso. Para saber mais sobre hospedagens na Turquia escrevemos tudo neste post aqui.

Dica importante: Você sabia que é obrigatório fazer um seguro de viagens para viajar pela Europa? Essa dica é importantíssima e, dessa forma, recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a cidade de Istambul.

Dicas Gerais para quem vai a Istambul

Chegamos em Istambul e ficamos 3 dias inteiros na cidade. Eu diria que o tempo foi suficiente para conhecer as principais atrações, mas com alguns dias a mais pode-se conhecer melhor a imensa cidade e curtir os passeios com mais calma! Quem tiver mais disponibilidade, vale a pena ficar uns 5 dias em Istambul.

Uma dica boa e que eu achei que valeu muito a pena, foi ter contratado uma guia particular para nos acompanhar por 2 dias na cidade, pois Istambul é uma cidade que possui uma riqueza cultural e histórica imensa, e, com a guia acompanhando e explicando tudo foi mais fácil compreender toda a história e não perder tantos detalhes!

Para quem quiser o contato, a nossa guia é brasileira e já mora em Istambul há 28 anos! Foi um achado! Ela se chama Nathalia Haas e o contato dela é: nathaliahaas@gmail.com / +90 537 525 8685. Valeu muito a pena!

Nossa guia em Istambul
Nossa guia em Istambul

Além de nos acompanhar na visita da maioria das atrações, a nossa guia nos indicou os transfers privados para nos buscar e nos levar ao aeroporto e nos deu um mapa incrível de Istambul que nos ajudou muito!

Chip de Celular

Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental, pois você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Por essa razão, não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Roteiro de 3 dias em Istambul

DIA 1: ATRAÇÕES TURÍSTICAS VISITADAS NO NOSSO PRIMEIRO DIA EM ISTAMBUL

O nosso primeiro dia pela cidade foi um domingo. Acordamos cedo, e já encontramos com nossa guia no saguão do hotel, para definirmos os passeios do dia.

Nesse primeiro dia, visitamos:

  • Mesquita Azul
  • Museu de Santa Sofia
  • Cisterna da Basílica
  • Antigo Hipódromo
  • Palácio de Dolmabahçe
  • Passeio de barco pelo estreito do Bósforo
  • Passeio pela feirinha de artesanatos de Ortakoy

Começamos o passeio na região de Sultanahmet. Vamos detalhar o que vimos em cada uma das atrações visitadas.

Mesquita Azul

A Mesquita Azul fica bem em frente ao Museu de Santa Sofia em Sultanahmet. É a mesquita mais famosa da cidade e se trata de uma construção imponente, toda revestida com azulejos azuis e além disso, possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens. Provavelmente quando você começou a pesquisar sobre Istambul se deparou com imagens da Mesquita Azul.

Para entrar na Mesquita é preciso estar devidamente vestido. Dessa forma, não são recomendados shorts, minissaias, bermudas, camisas sem manga, etc. Além disso, são oferecidas cangas pelos funcionários da mesquita para quem precisa cobrir alguma parte de corpo. Devem ser retirados os sapatos também, existem guarda volumes para guardar os pertences.

Mesquita Azul em Istambul
Mesquita Azul em Istambul

No dia em que fomos à mesquita, ela estava em reforma, com vários andaimes na parte de dentro. Como a fila para entrar estava mais de 1h de duração optamos por ver a Mesquita apenas por fora, e a vista já foi encantadora! Ah! A entrada na mesquita é gratuita!

Museu de Santa Sofia

O Museu de Santa Sofia ou Hagia Sophia como é conhecida por muitos, é uma igreja que foi convertida em mesquita na época do Império Otomano e hoje é conhecida como um museu. Maravilhosa construção!

O ingresso para entrar no Museu de Santa Sofia custa 60 liras turcas. As filas costumam ser muito grandes, mas quando se tem um guia, como era o nosso caso, eles tem prioridade para “fular a fila” e, dessa forma, conseguimos entrar rapidamente! Mais uma vantagem de se ter uma guia por lá.

Santa Sofia em Istambul
Museu de Santa Sofia

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência. Por essa razão, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Cisterna da Basílica

A Cisterna da Basílica fica situada ao lado da Hagia Sophia e trata-se de um imenso reservatório subterrâneo que abastecia os palácios antigamente. São mais de 300 colunas de pedra que foram milimetricamente colocadas na cisterna, afim de fazer um abastecimento eficiente. Adorei conhecer! Muito interessante pensar como a engenharia era aplicada antigamente, neste caso no século XI! Impressionante!

Cisterna da Basílica em Istambul
Cisterna da Basílica

Para entrar na cisterna pagamos o valor de 20 liras turcas. Você pode comprar seu ingresso pelo Get Your Guide, clique aqui para ver mais.

Antigo Hipódromo

O Antigo Hipódromo é o local onde antes funcionava o antigo Hipódromo da cidade, e, dessa forma, possui alguns monumentos que decoravam o lugar na época.

Palácio Dolmabahçe

O Palácio Dolmabahçe foi construído no declínio do império Otomano. Este opulento palácio parece querer mostrar a riqueza e poder do império Otomano mas na verdade, o império Otomano estava com suas finanças desequilibradas, e o povo estava revoltado.

O Palácio Dolmabahçeestá localizado às margens do estreito de Bósforo e é imenso. Possui enormes salões, inúmeros quartos e banhos Turcos. O palácio é divido em duas partes: a oficial e o harém. O Palácio abriga o maior lustre de cristal da Europa que tem mais de 60 lâmpadas e pesa quase 5 toneladas!

Dolmabache Istambul
Entrada do Palácio

O Palácio Dolmabahçe fica fechado às segundas e quinta-feiras, então fique atento ao dia em que escolher visitá-lo! Para entrar no palácio pagamos o equivalente a 60 liras turcas por pessoa. Se quiser visitar o harém também são cobradas mais 20 liras turcas por pessoa.

Para saber comprar ingressos antecipados para o palácio recomendamos este site AQUI.

Passeio de barco pelo Bósforo e passeio pela feirinha de Ortakoy

Ao sair do Palácio Dolmabahçe fomos fazer o passeio de barco pelo Estreito do Bósforos. Escolhemos o passeio que sai de Ortakoy (uma antiga vila de pescadores, que aos finais de semana possui uma feira de artesanatos super gostosa. Bom para comprar algum souvenir).

O nosso passeio durou cerca de 1 hora e achei mais que suficiente. Existem passeios com durações maiores, mas confesso que não sei se vale a pena. Em uma hora passeamos pelo famoso Estreito do Bósforo, vimos a ponte que conecta a Europa e a Ásia e vimos tanto o lado europeu quanto o lado asiático de Istambul.

Passeio pelo Bósforo
Passeio pelo Bósforo

Ao acabar o passeio, aproveitamos que era domingo e passeamos pela feirinha de Ortakoy. É um ótimo local para comprar artesanatos, como cerâmicas pintadas a mão e souvenirs de Istambul.

Feirinha de Ortakoy em Istambul
Feirinha de Ortakoy

DIA 2: ATRAÇÕES TURÍSTICAS VISITADAS NO NOSSO SEGUNDO DIA EM ISTAMBUL

Nesse segundo dia em Istambul visitamos:

  • Praça Taksim
  • Istiklal Cad
  • Torre de Galata
  • Mercado de Especiarias

Praça Taksim

A Praça Taksim é uma das praças mais importantes de Istambul, pois é lá que ocorrem grande parte das manifestações políticas da cidade. A palavra Taksim em turco significa distribuição e por volta do ano de 1700 era nesta praça que se fazia a distribuição de agua para a população.

Hoje a praça Taksim esta rodeada de bons bares e restaurantes, e, dessa forma é uma ótima região para se hospedar em Istambul (nós nos hospedamos nessa região), e ela fica bem próxima à famosa rua Istiklal Cad.

Istiklal Cad

A Istiklal Cad é uma rua fechada no centro comercial de Istambul com aproximadamente 2-3 km de comprimento; com lojas diversas, pontos interessantes como loja de artesanato turco, restaurantes. Ótimo local para comer os famosos doces turcos.

Istiklal Cad em Istambul
Loja de doces famosa na Istiklal Cad

Nas lojas de doces, é possível se deliciar com a degustação que eles oferecem! Não deixem de ir! Os doces turcos são realmente divinos! Não deixe de provar também os famosos sucos de romã! Há várias lojinhas vendendo eles, e é uma delícia!

Suco de romã em Istambul
Provando o famoso suco de romã…

Torre de Galata

A Torre de Galata está localizada no final da Istiklal Cad e foi construída ao redor de 528 A.C. Ela foi chamada de “Grande Bastão” pelos bizantinos e “Torre de Jesus” pelos Genoveses. A Torre de Galata também foi usada como uma prisão na época do Sultão Suleyman e depois se tornou dormitório dos militares otomanos. Mais tarde ela foi usada como um tipo de farol.

Atualmente pode-se subir no topo da torre e ter uma visão da imensa cidade de Istambul e do estreito de Bósforo. É uma das vistas mais bonitas de Istambul. O ingresso custa 25 liras turcas.

Torre de Galata em Istambul
Torre de Galata

Mercado de Especiarias

O Mercado de Especiarias de Istambul é muito bacana, principalmente para quem se interessa por culinária e temperos, e, dessa forma, vale muito a pena., pois é um ótimo lugar para provar as especiarias turcas, chás, e os deliciosos doces turcos. Adorei conhecer!

DIA 3: ATRAÇÕES TURÍSTICAS VISITADAS NO NOSSO TERCEIRO DIA EM ISTAMBUL

No nosso terceiro dia em Istambul visitamos:

  • Palácio Topkapi
  • Grande Bazar

Palácio Topkapi

No nosso terceiro dia em Istambul, aproveitamos a parte da manhã para voltar à região de Sultanahmet e visitar o imponente Palácio de Topkapi. O palácio fica fechado às terças-feiras então fique atento com as datas!

Na minha opinião foi uma das visitas mais marcantes da viagem, pois o Palácio é belíssimo, com uma riqueza de detalhes impressionante. O Palácio de Topkapi foi residência dos sultões por três séculos e, dessa forma, representa uma época de riqueza e opulência do império Otomano.

Palácio Topkapi Istambul
Palácio Topkapi

O Palácio Topkapi tem mais de 700 mil metros quadrados. É gigantesco! Ele é dividido em diversos ambientes no seu interior, sala de armas, estábulos reais… os mais importantes são o Tesouro e o Harém.

O Tesouro abriga alguns dos objetos mais valiosos do mundo como o punhal de Topkapi que é a arma mais cara do mundo (feita com ouro e esmeraldas) e o anel de diamante da mãe de Napoleão Bonaparte.

Harém do Palácio

O Harém é o local onde o Sultão vivia com suas famílias e mais de 500 mulheres! Recomendamos começar a visita pelo Harém já que é necessário um ingresso separado para esta parte e geralmente há filas.

Fizemos a visita com a mesma guia que nos acompanhou no primeiro dia, e, com certeza foi o diferencial para termos gostado tanto do passeio. Os detalhes da vida dos sultões no harém, os conflitos entre as esposas, tudo fica mais real ao conhecer e entender o espaço!

A visita guiada durou cerca de 3 horas, mas valeu a pena cada segundo, pois o palácio é incrível!. Saí de lá completamente encantada! Para visitar o palácio e o harém pagamos o equivalente a 80 liras turcas.

Grande Bazar

O Grande Bazar de Istambulé imenso e possui 24 portas de entrada. No Grande Bazar é possível se comprar: joalherias em ouro e prata, antiguidades, tapetes maravilhosos em lã, algodão e seda, diversos tipos souvenir, peças em cobre e metal, pashiminas, peças em pedras típicas turcas, gamão trabalhado em madrepérola, cerâmicas pintadas a mão, entre outros produtos.

O Grande Bazar é um ponto obrigatório para quem visita Istambul, dessa forma, se você tem pouco tempo na cidade dê prioridade à este passeio. Fique atento que quase nada tem preço fixo e é da cultura do Turco negociar, então esteja preparado para barganhar antes de levar aquela comprinha.

Grande Bazar em Istambul
Grande Bazar

Eu aproveitei para comprar uma peça linda em cerâmica pintada a mão, além de pashiminas lindas, boas para presentear. Não comprei tapetes no Grande Bazar apesar de a oferta ser grande, pois meu tapete turco foi comprado em uma cooperativa perto de Kusadasi. Detalho melhor nesse post AQUI.

O Grande Bazar fica fechado aos domingos e feriados, então é bom ficar atento!

4 dias em Istambul

Caso você disponha de mais dias para visitar Istambul, sugerimos algumas atrações que não visitamos mas que queríamos ter conhecido, e, se tivéssemos 4 ou 5 dias por Istambul acrescentaria no meu roteiro.

Dessa forma, nessa sugestão de roteiro de 4 dias por Istambul e roteiro de 5 dias por Istambul sugerimos fazer os 3 dias que detalhamos anteriormente e incluir o quarto e quinto com as atrações destacadas a seguir.

DIA 4: ATRAÇÕES TURÍSTICAS SUGERIDAS PARA UM QUARTO DIA EM ISTAMBUL

Para um quarto dia de viagem em Istambul, a nossa sugestão é visitar o lado asiático de Istambul, e, para isso, utilizar o trem submerso que atravessa o Estreito do Bósforo. Na parte asiática, conhecer:

Avenida Bagdat

Localizada na parte Asiática de Istambul da cidade onde há várias lojas de grife e comércio Turco. Trata-se de uma boa opção para visitar algum restaurante e café visto que a região é cheia deles, e ainda conhecer o lado asiático da cidade.

Bairro de Üsküdar

Passear pelo bairro de Üsküdar, e conhecer a mesquita Mihrimah, seu mercado de frutas e peixes e o Palácio Beylerbeyi, localizado ao norte da Ponte de Bósforo. Esse palácio era utilizado como palácio de verão dos sultões e possui, dessa forma, um estilo neoclássico e uma construção belíssima.

Ilha e Torre de Moça

Visitar a ilha e a Torre de Moça: a Torre da moça também localizada na parte asiática de Istambul é conhecida pelos turcos como Kiz Kulesi. Trata-se de uma belíssima construção histórica de Istambul.

Kadikoy Market

Passear pelo Kadikoy Market e se deliciar com as comidas e especiarias turcas.

Bairro de Camlica

Tomar um café no bairro de Camlica e, dessa forma, ter uma vista panorâmica incrível da parte asiática de Istambul.

5 dias em Istambul

DIA 5: ATRAÇÕES TURÍSTICAS SUGERIDAS PARA UM QUINTO DIA EM ISTAMBUL

Para um quinto dia de viagem em Istambul, a nossa sugestão é visitar o fazer mais alguns passeios históricos, experimentar o famoso banho turco e ir às compras. Istambul é considerada um ótimo destino para compras, e, caso tenha mais tempo por lá, vale a pena aproveitar!

Segue nossas sugestões de passeios:

Mesquita de Suleymaniye

Conhecer a Mesquita de Suleymaniye, a maior mesquita de Istambul. Essa mesquita foi construída pelo sultão mais rico e poderoso do Império Otomano: Suleyman I, o Magnifico, e é, dessa forma, incrível!

Banho Turco

Experimentar o famoso banho turco, pois o Banho Turco é uma das atividades mais procuradas por quem visita a Turquia. Se você tem poucos dias na cidade pode ficar corrido viver essa experiência, mas se você tem um tempo sobrando, vale muito a pena!

Mas você sabe o que são os banhos turcos? Os banhos turcos são uma forma de limpeza e purificação do corpo, com a finalidade de promover relaxamento. Para nós ocidentais o banho turco lembra uma sauna. Os banhos turcos podem ser feitos em diversos estabelecimentos espalhados pela cidade, e, muitos oferecem além do banho e si, opções de massagem e esfoliação.

Região de Nisantasi

Passear pela região de Nisantasi, local onde estão concentradas as lojas de grife de Istambul, e, dessa forma, uma ótima opção para compras!

Shopping Center Kanyon

Visitar o Shopping Center Kanyon e, além das compras, admirar sua construção diferente e icônica, pois a arquitetura dele é demais!

Onde comer em Istambul

A comida na Turquia é maravilhosa, e, dessa forma, vale muito a pena provar as especiarias turcas e seus temperos. Em Istambul fomos em alguns restaurantes bacanas que valem a pena ser divulgados:

Medeniyetler Sofrasi

Esse restaurante fica localizado próximo à Praça Taksim. Nesse restaurante são servidos muitos pratos com carne de cordeiro e, dessa forma, tem-se a possibilidade de provar vários temperos e condimentos da culinária turca. Um dos pratos de cordeiro que pedimos chega na mesa pegando fogo! Adoramos a experiência!

Entradinhas
Nossas entradinhas no restaurante. Maravilhoso né?
Cordeiro Delicioso!
Cordeiro Delicioso!

Nurs et al

Restaurante super badalado em todo mundo, mas em Istambul ainda mais, visto que a primeira unidade foi criada na cidade. O restaurante ficou famoso por causa do chef turco Salt Bae, e, dessa forma, é super movimentado, e só se consegue jantar lá mediante reserva. Recomendamos para os fãs de carne vermelha!

 Nurs Et em Istambul
Carne maravilhosa no Nurs Et.
Salt Bae em Istambul
Minha mãe com o Salt Bae!

Deraliye

O restaurante fica localizado em Sultanahmet e serve pratos típicos otomanos, ou seja, aqueles pratos que eram servidos no palácio para o sultão e seus convidados. Visitar esse restaurante, é, na minha opinião, uma volta aos tempos antigos, e, dessa forma, uma experiência incrível! A minha escolha foi um marmelo recheado com cordeiro, arroz, castanhas, amêndoas, pistache coberto com melado de uva! Recomendo de olhos fechados.

Prato medieval em Istambul
Prato otomano em Istambul

Karaköy Güllüoğlu

Trata-se de uma loja de doces próxima a Praça Taksim. É super recomendada para quem quer degustar a melhor baklava de Istambul. Para quem não sabe a baklava é um doce típico turco, composto por massa folheada recheado por nozes trituradas, pistache em alguns casos e coberta por mel! De comer rezando!

Onde ficar em Istambul

Istambul é uma cidade imensa com aproximadamente 15 milhões de habitantes, dessa forma, há alguns locais de hospedagem com vantagens e desvantagens específicas, e, por isso, vamos detalhar as melhores opções de onde hospedar em Istambul pra vocês.

Praça Taksim

Foi a região em que nos hospedamos e gostei bastante, pois, apesar de ser um pouco distante dos principais monumentos históricos e da região de Sultanameth, a Praça Taksim fica próxima a movimentada Istiklal Cad, que possui uma variedade de lojas e restaurantes, e, dessa forma, é movimentada o dia todo.

O nosso escolhido foi o Taksim Metropark Hotel. O hotel tinha uma localização excelente, equipe de atendentes bem solícita e boas instalações, entretanto, confesso que o café da manhã deixou um pouco a desejar.

Sultanameth

Sultanameth é a região onde estão as principais atrações históricas de Istambul, e, dessa forma, durante o dia a é bem movimentado. A noite, no entanto, a maioria dos restaurantes fecham, e o bairro fica bem vazio.

Não podíamos deixar de citar ainda, o famoso Four Seasons localizado às margens do Bósforo, pois esse hotel é considerado um dos mais luxuosos da cidade, e dessa forma é uma opção de hospedagem maravilhosa em Istambul.

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer, como se deslocar pela Turquia e onde se hospedar no país é só entrar em contato com a gente através do contato@melevamundo.com.br ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo.

Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!