Tudo que você precisa saber para conhecer a Capadócia na Turquia

Tudo que você precisa saber para conhecer a Capadócia na Turquia

Quando o assunto é turismo na Turquia, logo vem à cabeça o andar de balão na Capadócia, não é mesmo? Quando montamos nosso roteiro por lá, fizemos questão de incluir a Capadócia, e nesse post vamos contar para vocês tudo o que precisam saber para conhecer a Capadócia.

A Capadócia é um destino que está na lista de muitos visitantes! Os balões e as paisagens maravilhosas são a primeira coisa que pensamos, mas você sabia que existem muitos outros atrativos na Capadócia? Vale a pena tirar alguns dias para explorar a região!

Capadocia
Capadocia

Aqui você vai encontrar informações de onde fica a Capadócia, como chegar na Capadócia, quantos dias ficar na Capadócia, o que fazer na Capadócia e onde se hospedar na Capadócia.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Tenha todas as informações sobre sua viagem em um só lugar! Criamos vários roteiros exclusivos para deixar sua viagem ainda mais perfeita e sem perrengues. Clique nesse LINK e saiba mais.

Onde fica a Capadócia?

A Capadócia cujo significado é “a terra dos belos cavalos”, era chamada na antiguidade de Katpatuka. Muitas pessoas acreditam que a Capadócia é uma cidade, no entanto, trata-se de uma região localizada no coração da Anatólia Central, parte central do lado asiático da Turquia.

O mapa abaixo mostra a localização da Capadócia, tão famosa pelas suas formações rochosas incríveis e pelo seu passeio de balão.

Mapa_Capadocia
Mapa Capadócia

Entre as vilas mais famosas da região da Capadócia, pode-se citar Goreme, considerada PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO e, dessa forma, a preferida dos viajantes para se hospedar. Há também outras vilas para ficar como Nevsehir, Kaymakli, Uçhisar, Avano, entre outras.

Como chegar na Capadócia?

Na minha opinião a melhor maneira de se chegar na Capadócia a partir de Istambul é através de avião, e por essa razão, essa foi a nossa escolha.

Voar pela Turquia é bem barato. A maioria dos voos é operado pela Turkish Airlines, e comprando as passagens com antecedência, é possível encontrar preços bem atrativos. Gosto muito de usar o site do Skyscanner para encontrar as passagens mais baratas em outros países! Fica a dica: https://www.skyscanner.com.br/

turkish airlines
Voar pela Turquia

Apenas um ponto de atenção: na Turquia, há detector de metais e raio X de malas para entrar em todos os aeroportos! Dessa forma, caso optem por rodar pelo país de avião como fizemos, recomendo ir para os voos sempre com roupas leves, e levar malas pequenas, pois esse entra e sai de Raio-X gera um desgaste bem grande.

Na região da Capadócia há dois aeroportos, um deles fica em Nevsehir e o outro fica em Kayseri. Nós chegamos pelo aeroporto de Nevsehir, e ao desembarcarmos já havia um transfer nos esperando para levar ao nosso hotel em Goreme. Goreme fica localizada a cerca de 45 km do aeroporto de Nevsehir e a cerca de 75 km do aeroporto de Kayseri.

É possível chegar de ônibus na Capadócia a partir de Istambul, porém a viagem dura cerca de 10 horas. O meu conselho para aproveitarem mais a Capadócia é se deslocar de avião mesmo.

Seguro de Viagens

Dica importante: Você sabia que é obrigatório fazer um seguro de viagens para viajar pela Europa? Essa dica é importantíssima e recomendamos para todos os viajantes, dessa forma, não deixe de fazer o seu seguro. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil), e dessa forma,  é a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a região da Capadócia.

Quantos dias ficar na Capadócia?

O nosso roteiro pela Capadócia durou dois dias e duas noites e foi o tempo suficiente. Em dois dias é possível ver tudo que a região oferece com bastante tranquilidade, no entanto, a recomendação é ficar no mínimo duas noites por conta do passeio de balão.

Era um sonho antigo andar de balão na Capadócia, e após muitas pesquisas feitas, lemos que o recomendado era passar no mínimo duas noites na cidade para ter uma maior chance de conseguir fazer o passeio de balão.

Informação importante

Essa é uma informação importante! Os passeios de balão saem bem cedo pela manhã (por volta das 06:00h), e os balões só são autorizados a subir caso as condições climáticas estejam favoráveis. Dessa maneira, é recomendado passar no mínimo duas noites na cidade, pois caso você não consiga fazer o passeio em um dia, tem a chance de tentar novamente no dia seguinte. Para os mais precavidos e que tenham mais tempo de viagem total recomendo ficar até três noites por lá.

Outra informação importante é reservar com antecedência o passeio de balão na Capadócia, pois as vagas para o passeio são limitadas e se esgotam rápido. Confira os passeios no site do Get Your Guide que sempre tem excelentes preços.

balões_capadócia
Voar de Balões pela Capadócia. Fonte: Unsplash

No nosso caso, ficar duas noites na Capadócia foi providencial, pois no dia em que havíamos reservado para fazer o passeio de balão, as condições climáticas não ajudaram e, por essa razão, os balões não saíram. Dessa forma, rodamos a cidade de Goreme feito loucas atrás de uma vaga em algum balão para o dia seguinte.

Estava viajando com minha mãe e minha irmã, e, infelizmente só conseguimos uma vaga no passeio de balão para o dia seguinte. Como muita fofas que elas são, e por causa do blog que aqui vocês leem, elas deixaram eu realizar esse sonho!

Infelizmente tem coisas em viagens que não conseguimos controlar, e temos que levar na brincadeira não é mesmo? No final, elas rendem bons casos para contar!

Da mesma forma que em Istambul, na Capadócia também contratamos passeios guiados. A nossa escolhida foi a Kleos Turismo. Combinamos tudo por whatsapp do Brasil, e agendamos todos os nossos passeios, assim como os transfers privados para o aeroporto também.

Chip de celular para viagem

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confiram os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

O que fazer na Capadócia em 2 dias

Vamos contar pra vocês quais lugares visitamos nos dois dias em que ficamos na Capadócia. Todos os passeios foram reservados previamente do Brasil com a Kleos Turismo. Os passeios foram ótimos, sempre nos buscando e nos deixando no hotel e com um guia para nos explicar tudo.

O único ponto fraco desses passeios foi a comida, pois, como os tours duravam o dia todo, almoçamos sempre com o grupo. Os lugares em que os guias nos levavam para almoçar não eram bons. Na verdade, achei bem ruins. Eram restaurantes no estilo “bandeijão”, com uma comida nada saborosa. Os almoços estavam inclusos no valor do passeio.

Dessa forma, caso façam questão de comer bem, recomendo conversar com a agência para saber previamente como será essa questão dos almoços antes de fecharem os passeios. Para mim, a gastronomia é ponto fundamental em uma viagem, e fiquei bem frustrada com essas refeições.

DIA 1: ATRAÇÕES TURÍSTICAS VISITADAS NO NOSSO PRIMEIRO DIA NA CAPADÓCIA

O nosso primeiro dia já começou muito especial. Só fato de estar em Goreme, uma vilinha muito fofa, com uma paisagem incrível ao redor, já me deixou ansiosa pelos passeios. Acordamos cedo, e logo após o café, a van com o guia já estava na porta do nosso hotel para começarmos o tour.

Nesse primeiro dia, visitamos:

  • Vale Vermelho (Red Valley);
  • Cidade Subterrânea de Kaymakli
  • Visita a Avanos e sua Fábrica de Cerâmicas
  • Passeio por Goreme

Vale Vermelho (Red Valley)

O Vale Vermelho ou Red Valley como é conhecido foi a formação rochosa que mais me impressionou na Capadócia. As diferentes cores que podem ser vistas das montanhas formam um visual de tirar o fôlego.

Caminhamos por todo o vale. Durante a caminhada é possível observar várias igrejas históricas escavadas nas rochas, além de pombais dos monges que habitaram a região há mais de 1000 anos atrás.

Os pombos eram muito importantes naquela época porque eram usados como mensageiros. Até hoje eles habitam as formações rochosas que vimos lá. Foi uma caminhada deliciosa, adoramos o passeio!

Red Valley_Capadocia
Red Valley

Cidade Subterrânea de Kaymakli

A cidade subterrânea de Kaymakli foi um dos passeios que mais gostei de fazer na Capadócia. Essa é apenas uma das cidades subterrâneas por lá existentes, mas uma das mais visitadas.

As cidades eram habitadas pelos povos antigos para se refugiarem nos tempos de guerra. Visitá-la foi uma verdadeira viagem aos tempos remotos, e, dessa forma, foi muito interessante ver como cerca de 4000 pessoas conseguiam viver ali por até 3 meses seguidos.

Fizemos o passeio com o guia, que foi agendado pela Kleos Turismo e achei muito importante fazer esse passeio guiado para entender tudo certinho, ter a explicação de cada parte da cidade. Podem ser visitados até quatro andares subterrâneos, e, dessa forma, não recomendo o passeio para os claustrofóbicos, pois eles podem passar um certo aperto!

Cidade Subterrânea Kaymakli
Cidade Subterrânea Kaymakli

Garanta seu ingresso com antecedência

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência.  Dessa forma, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente, pois você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Visita a Avanos e a fábrica de cerâmica

Um dos passeios bem turísticos e típicos de quem visita a Capadócia é fazer a visita a uma fábrica de cerâmicas. Apesar de ser um passeio tipicamente comercial, em que o objetivo é que os turistas comprem as cerâmicas no final do tour, achei bem interessante poder ver e conhecer o processo de produção das peças cerâmicas.

No final do passeio, podemos visitar a lojinha com as peças prontas que são realmente lindas, e quem quiser pode comprá-las também.

Fábrica de Cerâmica em Avanos
Fábrica de Cerâmica em Avanos

Passeio por Goreme

Goreme é a vila que em que nos hospedamos e é mais famosa na região da Capadócia para receber turistas.  A vila é uma gracinha, cheia de hotéis com cenário rústico, restaurantes fofinhos, lojinhas.

Passear pela vila no fim do dia após os passeios é uma delícia! Escolha um bom restaurante e termine um dia incrível pela Capadócia.

O restaurante que escolhemos para jantar lá foi o La Vida. O restaurante simula uma caverna, ambiente bem harmonizado com a Capadócia. Fomos muito bem atendidos lá e a comida estava maravilhosa.

La Vida - Goreme - Capadocia
Restaurante La Vida em Goreme

Pedimos a famosa pizza turca de queijo com cogumelos (a pizza turca é feita para comer enrolada, tipo um wrap), e um charuto de carne de cordeiro enrolado na folha de uva! Estava divino! Recomendo!

DIA 2: ATRAÇÕES TURÍSTICAS VISITADAS NO NOSSO SEGUNDO DIA NA CAPADÓCIA

Nesse segundo dia na Capadócia, os passeios foram:

  • Passeio de Balão
  • Visita ao Museu a Céu Aberto de Goreme
  • Vale do Amor (Love Valley)
  • Castelo de Uçhisar

Passeio de Balão na Capadócia

O passeio de balão na Capadócia era um sonho antigo, e, dessa maneira, nosso passeio estava reservado desde o Brasil, e recomendo fazer o mesmo para evitar que chegue lá e não consiga uma vaga.

Como já relatado anteriormente, no dia em que havíamos reservado o passeio, o clima não colaborou e balões não saíram nesse dia. Depois de muita procura em Goreme para um vaga em um balão no dia seguinte, conseguimos apenas UMA vaga. Minha irmã e minha mãe, gentilmente deixaram que eu fosse!

Dessa forma, mesmo reservando com antecedência, conseguir voar tem um pouco de sorte envolvida. Mas não se sintam frustrados caso não consigam! A Capadócia vai muito além de um passeio de balão.

Saiba tudo sobre o passeio de balão

O passeio de balão começa bem cedo, pois os tours buscam as pessoas nos hotéis por volta das 05:00 h da manhã, e ao chegar no local em que os balões saem é servido um café da manhã.

balões_capadócia
Voar de Balões pela Capadócia

Depois é hora de entrar no balão para iniciar a subida. Cabem até 16 pessoas em cada balão. O voo dura 45 minutos e a vista é realmente ENCANTADORA. Não é atoa que voar de balão na Capadócia é um sonho de muitas pessoas. O visual é incrível!

Apesar da altitude confesso que não senti medo. Me senti muito segura durante todo o voo, e, por essa razão, foi uma sensação única. A dica é ir bem agasalhado, pois lá em cima o frio é intenso, além do vento!

Balao Capadócia na Turquia
Certificado do voo de balão

No final do passeio, o pessoal abre um champagne para brindar e você recebe um certificado de comprovação do voo! É um passeio bem caro. Paguei 180 euros para voar, mas valeu a pena!

No site do Get Your Guide você pode encontrar várias opções de passeios e preços.

Museu a Céu Aberto de Goreme

O Museu a Céu Aberto de Goreme é um antigo monastério da região da Capadócia. Ele é considerado Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.

Por lá podem ser visitadas as igrejas que foram escavadas dentro das rochas. Algumas possuem pinturas originais até hoje. As igrejas mais importantes para serem visitadas são a Igreja de Santa Bárbara, Igreja de São Jorge e Igreja da Maçã.

Vale do Amor (Love Valley)

O Vale do Amor é mais uma das belas formações rochosas existentes na Capadócia. O curioso é o porquê eles deram esse nome ao vale.

De acordo com o nosso guia, as rochas que lá estão lembram o formato do órgão sexual masculino, e, por isso, deram ao vale o nome de Vale do Amor. Curioso não?

Vale do Amor na Capadócia
Vale do Amor na Capadócia

Castelo de Uçhisar

O Castelo de Uçhisar também é um lugar interessante na Capadócia. Fica localizado na vila de Uçhisar, distante aproximadamente 5 km de Goreme.

É um dos símbolos da Capadócia, e dessa forma, com certeza muita gente já viu essa imagem ao pesquisar sobre a Capadócia. Para a mim a vista panorâmica que tem do castelo é uma das mais lindas da região.

Capadocia
Castelo de Uschisar

Onde ficar na Capadócia

Como já falei antes, a Capadócia é uma região cheia de vilas, e, dessa maneira, você deve escolher alguma delas para se hospedar. A vila mais famosa e que tem maior disponibilidade de hotéis e restaurante é Goreme, e, por essa razão, foi lá que nos hospedamos.

Vila de Goreme Capadócia
Vila de Goreme Capadócia

Ao procurar hotéis pela Capadócia fiquei um pouco incomodada, pois todos tinham aquele ar rústico, remetendo a cavernas, etc. E realmente é assim mesmo. Os hotéis querem que você tenha uma experiência completa e, dessa forma, se hospede em algo que esteja relacionado com o ambiente.

O nosso hotel era ok. Bem localizado no centrinho de Goreme, com instalações ok, e um café da manhã bem fraquinho, mas tinha um preço bom. Para quem não quiser gastar muito com hospedagem é uma opção boa. Ele se chamava Goreme Cave Rooms.

Confesso que em uma próxima oportunidade na região escolheria um hotel mais bacana, pois acho que uma boa estrutura lá faz toda a diferença na experiência em geral pela Capadócia.

Dicas de hospedagem em Goreme

Abaixo vou dar algumas dicas de hospedagem em Goreme para quem procura um melhor custo benefício ou para quem quer investir mais em hospedagem.

Agora caso queiram ter uma experiência de hospedagem super exclusiva na Capadócia, a nossa sugestão é se hospedarem no Museum Hotel. É uma ótima escolha para casais que vão passar a lua de mel na Capadócia.

Museum Hotel Capadócia
Museum Hotel Capadócia

O hotel está localizado em Uçhisar, e apesar de não ter tantos restaurantes próximos,  é um luxo só. Muito conforto, terraço com uma vista incrível, além de possuir quartos que tem uma torneira que ao invés de água, sai vinho. Demais não?

Roteiro personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer, como se deslocar pela Turquia e onde se hospedar no país é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.