Dicas sobre o Japão! Tudo que você precisa saber antes de viajar

Dicas sobre o Japão! Tudo que você precisa saber antes de viajar

Leia nesse post dicas e tudo o que você precisa saber sobre o Japão! O Japão é um arquipélago composto por várias ilhas e é um país localizado na Ásia. Podemos dizer que o Japão está do outro lado mundo, já que sua localização é bem distante do Brasil. Este é um país que ganhou nosso coração! Conhecer o Japão era um sonho antigo, e, confesso que as expectativas ao chegar lá não só foram atendidas como superadas!

Vamos detalhar tudo o que vocês precisam saber para visitar o Japão: onde fica o Japão, como chegar no Japão, qual a melhor época do ano para visitar o Japão, como se locomover pelo Japão, visto para visitar o Japão, como despachar malas no Japão e ainda vamos contar para vocês como foi o nosso roteiro de 10 dias pelo Japão.

Para saber mais sobre Tóquio, Hakone, Quioto, Hiroshima e Osaka, e onde se hospedar no Japão, é só acompanhar os próximos posts relacionados.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Tenha todas as informações sobre sua viagem em um só lugar! Criamos vários roteiros exclusivos para deixar sua viagem ainda mais perfeita e sem perrengues. Clique nesse LINK e saiba mais.

Onde fica o Japão?

Muitas pessoas não sabem, mas o Japão é um arquipélago, formado por 4 ilhas grandes e milhares de ilhotas. O Japão está localizado na parte mais oriental do continente asiático, e fica bem próximo de países como a Coréia do Sul, a China e as Filipinas.

A capital do Japão é Tóquio. Tóquio é a cidade mais importante e mais visitada do país, além de ser considerada a metrópole com maior concentração populacional do mundo. Tóquio fica localizada na ilha de Honsu, a maior ilha de todo o arquipélago japonês.

As cidades mais visitadas do Japão ficam todas em Honsu. O mapa abaixo, mostra a localização do Japão, bem como as cidades em que conhecemos por lá: Tóquio, Hakone, Quioto, Hiroshima e Osaka.

Mapa_Japão
Mapa do Japão

Como chegar no Japão?

O Japão fica bem distante do Brasil, e a única forma de se chegar até lá do Brasil é voando. Prepare-se para uma viagem cansativa, com mais de 20 horas de voo no percurso. Mas não se desanime! Tenho certeza que valerá a pena!

várias rotas que podem ser feitas para se chegar no Japão, e muitas companhias aéreas operam esses voos. Há voos com escala em Dubai, escalas na Europa em países como Itália, França e Suiça, além de voos que passam pelos EUA, e fazem escala em alguma cidade lá, como Chicago, Nova York, entre outras.

Abaixo segue a lista de companhias aéreas que voam do Brasil para o Japão (com escalas em seus respectivos hubs):

Air France, British Airways, Latam, Delta, Iberia, Emirates, Air China, Turkish Airlines, American Airlines, KLM, Swiss, Lufthansa, Alitalia, Aeromexico, United, Qatar Airways, Eithiopian Airlines, ANA (via TAP) e Air Canada.

Uma boa opção para quem quiser uma viagem menos cansativa é aproveitar os famosos “stop over” que as companhias aéreas oferecem gratuitamente. Em voos longos como esses, é possível passar de 1 a 2 dias na cidade de conexão sem nenhum custo adicional. Além de ser uma boa oportunidade para conhecer um novo destino, é uma forma de dar uma descansada entre os voos longos.

No nosso caso, fizemos a viagem pela cia aérea Emirates, com escala em Dubai. O voo de São Paulo (Guarulhos) até Dubai durou cerca de 14 horas, ficamos 5 horas no aeroporto de Dubai e depois enfrentamos mais 11 horas no voo no trecho Dubai x Tóquio.

aeroporto dubai
Meu marido na nossa espera do aeroporto de Dubai!

Não optamos por stop over, pois nessa viagem já conheceríamos as Filipinas, e se ficássemos 2 dias em Dubai perderíamos dias preciosos no Japão, nosso destino dos sonhos. Nosso tempo estava um pouco corrido.

Dica importante: O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para o Japão. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para o Japão.

Qual a melhor época do ano para visitar o Japão?

Escolher a melhor época do ano para visitar um país é muito importante, afinal ao planejar uma viagem precisamos estar atentos a todos os detalhes. Fizemos uma análise mês a mês explicando um pouco o que acontece no clima do Japão durante o ano, mas já adianto que o país pode ser visitado durante todo o ano, mas dependendo de suas escolhas alguns períodos podem ser mais indicados que outros.

Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios no Japão. Trata-se da baixa temporada no país, e como vantagem tem-se preços mais baixos, e pontos turísticos mais vazios. Além disso, os dias são mais claros e há menos riscos de chuvas.

Nós visitamos o Japão em janeiro, e apesar de ser inverno achei o clima bem tolerável, com temperaturas mínimas na casa dos 8 ºC. Conseguimos fazer muito turismo a pé e sem congelar. O Japão é muito cheio naturalmente, então escolher uma época “mais vazia” pode ser uma boa opção.

inverno no japão
Inverno no Japão. Fonte: Unsplash

Junho, Julho e Agosto

Os meses de junho, julho e agosto são os meses de verão no Japão, e por isso são mais quentes e também mais úmidos. O risco de pegar dias chuvosos no país é grande. Caso não se importe com chuvas e com o calor, pode ser uma boa época para visitar o Japão, estes meses são considerados de média temporada.

Março, Abril e Maio

Os meses de março, abril e maio são os meses de primavera no Japão, e também de alta temporada. O clima no país é ameno nessa época, com temperaturas variando entre 16 ºC e 20 ºC. É a época ideal para visitar o Japão para quem sonha em ver as belíssimas cerejeiras. As cerejeiras costumam florescer no Japão por cerca de duas semanas, entre os meses de março e abril.

Cerejeiras no Japão
Japão e suas cerejeiras. Fonte: Unsplash

Por se tratar de alta temporada, os pontos turísticos estarão mais cheios e os preços mais elevados.

No final de abril e início de maio ocorre o feriado mais aguardado pelos japoneses, conhecido como Golden Week. Nesse feriado os japoneses se planejam bastante para viajar, e dessa forma, não é uma época muito adequada para se visitar o Japão. Os pontos turísticos ficam lotados, os hotéis com pouca disponibilidade e os preços bem mais elevados.

Setembro, Outubro e Novembro

Os meses de setembro, outubro e novembro são os meses de outono no Japão. Devido ao clima ameno assim como na primavera, esses meses também são considerados alta temporada para quem visita o país.

É importante ficar atento as épocas de maiores probabilidades de ocorrência de tufões no Japão. Que geralmente acontecem entre setembro e outubro.

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confiram os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Como se locomover pelo Japão?

A melhor forma de se locomover pelo Japão é através dos trens. O país é todo conectado pela malha ferroviária e além da variedade de trens, o transporte é rápido, seguro e prático.

Uma dica valiosa é utilizar o JR Pass (Japan Rail Pass). Além de garantir o transporte entre as cidades por trem bala (conhecidos como shinkansen), o mesmo pode ser utilizado em muitas linhas dentro das cidades.

O passe do JR Pass é vendido de acordo com a quantidade de dias que se vai ficar no país (7, 14 ou 21 dias), e, deve ser adquirido antes da entrada no Japão.

O valor do passe é alto, e vale muito a pena para quem vai se locomover dentro do país! Se for ficar apenas dentro de Tóquio, não compensa adquirir o JR Pass.

Para adquiri o JR Pass é só clicar AQUI. Você irá adquiri um voucher, e quando chegar no Japão é só trocar pelo passe propriamente dito em algum escritório da Japan Rail. Os escritórios da Japan Rail estão em quase todas as estações de trem do Japão e é muito fácil encontrá-los.

Para saber os horários de trens em que quer viajar e programar melhor a sua viagem pelo Japão, a dica é usar esse site AQUI.

Brasileiros precisam de visto para conhecer o Japão?

Para visitar o Japão é exigido visto dos cidadãos brasileiros. O processo para tirar o visto é bem mais simplificado que o visto americano, sem necessidade de entrevista presencial, no entanto, são solicitados alguns documentos para o visto de turista, como a passagem de ida e volta, o cronograma da viagem, uma foto 3 x 4, o passaporte válido, comprovante de renda, além do preenchimento de formulário e pagamento da taxa!

Após a emissão do visto, o turista tem até 3 meses para entrar no país, e, dessa forma, não é necessário e nem recomendado tirar o mesmo com muita antecedência! Para mais informações é só consultar o site do consulado.

Como despachar malas no Japão?

Uma grande surpresa para mim foi descobrir que no Japão você não precisa viajar com suas malas. Exatamente! Essa para mim é uma das maiores comodidades acessíveis a quem viaja pelo Japão! Para não ter que fazer o trajeto de trens entre as cidades carregando malas, existe o sistema de envio de malas direto para os hotéis! É maravilhoso!

No próprio hotel você despacha a mala para o próximo hotel de destino, e até mesmo para o aeroporto e pode fazer o trajeto sem carregar peso e sem se preocupar! O serviço é excepcional! Utilizamos em toda nossa viagem e recomendamos sem sombra de dúvidas!

Procurem pelo “gato preto” da empresa Yamato Transport nos hotéis, ou outra empresa concorrente que preste esse serviço!

Roteiro de 10 dias pelo Japão

Nosso roteiro pelo Japão durou 10 dias. Além dessa breve descrição do nosso roteiro completo, fizemos posts completos com cada um dos destinos que visitamos, é só clicar nos links e conferir: Tóquio, Hakone, Quioto, Hiroshima e Osaka.

TÓQUIO

Chegamos em Tóquio e ficamos 3 dias inteiros na cidade. Eu diria que o tempo foi suficiente para conhecer as principais atrações, mas com alguns dias a mais pode-se conhecer melhor a imensa cidade e curtir os passeios com mais calma! Quem tiver mais disponibilidade, vale a pena ficar uns 5 dias em Tóquio.

Tóquio é imensa e passear pela cidade desbravando cada cantinho é uma delícia! Para mim, a cidade é a personificação de tudo que imaginamos quando pensamos em viajar pelo Japão. Muitas luzes, modernidade, cruzamentos cheios de pessoas, movimento! Além disso tudo, a cidade ainda tem resquícios históricos e parques super agradáveis!

A variedade de restaurantes é incrível! Come-se o que quiser em Tóquio e a qualquer hora do dia. Achei o custo benefício de restaurantes ótimo, e caso não faça questão de comer em restaurantes estrelados, comer no Japão é bem barato.

toquio japao
Realizando o sonho de conhecer Tóquio!

Contamos tudo do nosso roteiro de 3 dias em Tóquio e onde se hospedar em Tóquio nesse post AQUI. Confiram lá!

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência. Nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem

HAKONE

Hakone é uma cidade que fica localizada bem próxima a Tóquio, e é famosa por seus resorts com águas termais, além de ser um local em que os japoneses vão para descansar, curtir a natureza.

Da cidade é possível ver o Monte Fuji o que atrai dezenas de turistas ao local. Passamos um dia inteiro em Hakone e foi suficiente. Ficaria mais dias só para aproveitar o maravilhoso hotel  em que nos hospedamos.

hakone no japão
Hakone

Esse é o único lugar do Japão que se eu fosse novamente alugaria um carro. Nós fomos de trem de Tóquio para Hakone, e apesar da viagem ter sido ótima achei difícil deslocar dentro de Hakone usando o transporte público. A viagem de carro de Tóquio a Hakone dura cerca de 1 hora. Se tivéssemos um carro para nos deslocar por lá teria aproveitado pelo melhor o passeio.

Caso você queira fazer o trajeto de carro alugado, recomendamos a Rentcars que compara em seu site os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos.

Para saber tudo sobre o nosso dia em Hakone e sobre o nosso hotel delicioso em Hakone é só clicar AQUI.

QUIOTO (KYOTO)

Quioto ou Kyoto é uma das cidades japonesas mais visitadas e famosa pelos seus templos. Nós passamos três dias em Quioto e foi suficiente para visitar os principais templos, o castelo Nijojo Castle e ainda fazer um bate e volta em Nara.

Quem tiver mais tempo e quiser visitar mais templos pode ficar mais dias em Quioto já que ela tem mais 1600 templos. É a cidade mais preservada do Japão e também a antiga capital japonesa. Uma delícia!

quioto no japão
Quioto e seus templos

Achei que passar 3 dias em Quioto foi um bom tempo, pois no final já estava um pouco enjoada de visitar templos. Para saber tudo sobre o nosso roteiro de 3 dias por Quioto e onde se hospedar em Quioto é só clicar AQUI.

HIROSHIMA

Na nossa visita ao Japão fizemos questão de incluir a cidade de Hiroshima, que ficou conhecida por ter sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial. É impressionante ver o quão moderna e desenvolvida a cidade está hoje!

hiroshima no japão
Hiroshima

Ficamos um dia em Hiroshima, e foi suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Hiroshima e ainda visitar a ilha de Miyajima, famosa por abrigar o tori flutuante.

Para saber tudo sobre o nosso dia em Hiroshima e onde se hospedar em Hiroshima é só clicar AQUI.

OSAKA

Quando montamos nosso roteiro pelo Japão queríamos muito incluir Osaka, por ser uma cidade grande e famosa, e por ser conhecida como um local mais relax que as outras cidades japonesas! Osaka é bacana, o clima por lá é gostoso e a cidade é conhecida como a Sin City japonesa.

Passamos dois dias em Osaka e o tempo foi mais que suficiente. A cidade é grande, mas sem muitos pontos turísticos para serem visitados. A cereja do bolo ficou por conta do tour de cerveja artesanal que fizemos em Osaka!

osaka no japão
Castelo de Osaka

Poucas pessoas sabem, mas Osaka possui várias cervejarias artesanais, e os japoneses também estão nessa onda de fabricar a própria cerveja.

Confira tudo o que fizemos nos dois dias que passamos em Osaka e onde hospedar em Osaka nesse post AQUI.

Roteiro personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pelo Japão e onde se hospedar no Japão é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.