Hvar a melhor ilha da Croácia! Saiba o que fazer por lá!

Hvar a melhor ilha da Croácia! Saiba o que fazer por lá!

Saiba o que fazer em Hvar, a melhor ilha da Croácia! Hvar é sinônimo de paraíso, praias deslumbrantes, bons restaurantes e, assim, diversão para todos os públicos! A ilha atrai quem busca baladas e também tranquilidade. Vai por mim, Hvar é a melhor ilha da Croácia.

Eu e meu marido temos muita vontade de voltar a Hvar! Já contei em outros posts aqui no blog que passei minha lua de mel na Croácia e, dessa forma, Hvar foi meu segundo destino no país. Eu fiquei simplesmente ENCANTADA com tudo o que e vi, principalmente as praias!

O verão europeu é procurado por turistas do mundo inteiro que buscam praias bonitas e boa infraestrutura. A Croácia vem se estabelecendo nos últimos anos como um grande hotpoint do circuito europeu. Por isso, Hvar vem ganhando fama e muitos a chamam de “nova Ibiza”, mas eu acho que essa ilha tem seu charme especial e merece um holofote só para ela.

Nesse post você vai encontrar informações de como chegar em Hvar, o que fazer em Hvar e onde ficar em Hvar.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Dicas Gerais

Como se pronuncia Hvar?

Quando comecei a pesquisar sobre a Croácia eu tinha MUITA dúvida de como se pronunciava Hvar. Busquei vídeos no youtube e cheguei lá falando (Hi-var), mas, estava errada hahahha. A verdade é que a pronúncia correta é (VÁR).

Hvar é caro?

A Croácia não é um destino caro, quando comparada à seus vizinhos europeus cujo a moeda é o euro. A moeda da Croácia é a Kuna e quando eu viajei em 2018 o Real valia mais que a moeda deles, assim, achei que minha viagem teve um ótimo custo benefício.

Em Hvar tem aeroporto?

Não, em Hvar não tem aeroporto. É a ilha mais procurada do país e muitas pessoas visitam a Croácia só para ir a Hvar, mas, a ilha é pequena e só é possível acessá-la através do mar. Contei mais sobre nesse tópico aqui Como chegar em Hvar?

Vale a pena ir de carro pra Hvar?

No meu caso valeu MUITO a pena! Como estava de lua de mel, fiquei hospedada mais distante do agito da Hvar Town, dessa forma, para ir ao centrinho estar de carro foi fundamental, além disso, consegui explorar outras praias da ilha.

Qual a melhor época para ir a Hvar?

Fizemos uma análise neste post aqui (Tudo que você precisa saber sobre a Croácia) analisando mês a mês do ano.

Pra Hvar, meu conselho é que você vá nos meses de maio a setembro. A cidade fica com um clima tão gostoso que é um super passeio turístico perambular pelas ruas sem destino, só curtindo a vibe.

É verdade que este período é a alta temporada, e Hvar, assim como Dubrovnik recebe um volume enorme de turistas, fazendo os preços inflacionarem, mas meses como maio e junho, tendem a ser mais baratos que julho e agosto. Programa direitinho.

Hvar - Praia
Praia em Hvar

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para a Croácia. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a Croácia.

Caso queiram descontos para fechar o seguro de viagens, é só usar o nosso CUPOM MELEVAMUNDO5 e além dó ótimo preço, vocês ainda conseguem um desconto de 5% no valor do seguro!

Como chegar em Hvar?

Como disse aqui, Hvar não tem aeroporto, mas duas grandes cidades da Croácia próximas a Hvar (Split e Dubrovnik) possuem ótimos aeroportos internacionais.

Por ser uma ilha, a única forma chegar em Hvar é através de embarcações marítimas. Eu vi várias lanchas e iates ancorados no porto (chique demais), mas, caso essa não seja a sua opção a Jadrolinija realiza diversas rotas para Hvar.

Hvar maravilhosa
Hvar maravilhosa

Como ir de Split para Hvar?

Esta é a forma como 80% das pessoas chegam a Hvar, através da cidade de Split.

Se você estiver sem carro: Basta conferir os horários das embarcações no site da Jadrolinija e observar a melhor opção que lhe convém. O catamarã de Split para Hvar dura cerca de 1 hora. Observe antes de comprar sua passagem se o trecho é direto ou se para em outras ilhas como Milna ou Vela Luka. Você irá desembarcar no porto já em Hvar Town.

Se você estiver de carro: O catamarã que leva carros é um pouco maior do que o leva apenas pessoas, por isso, seu horário é reduzido. Confira os horários das embarcações no site da Jadrolinija. A única coisa que irá mudar é o porto de desembarque que será na cidadezinha de Stari Grad (já dentro da ilha de Hvar). Do porto até o centrinho são mais ou menos 30 minutos em uma estradinha bem sinalizada.

Como ir de Dubrovnik para Hvar?

Esta foi a forma como eu fui para Hvar. Eu estava em Dubrovnik, como contei nesse post AQUI, e de lá eu fui para Hvar.

Com certeza esta foi a estrada mais linda que eu já percorri na vida! A paisagem é escandalosa e fazer ela de carro foi uma delícia!!

Se você estiver sem carro: 

A Jadrolinija oferece saídas diárias, uma vez ao dia, às 07:00 com chegada prevista às 10:30. A única desvantagem, na minha opinião é que o catamarã faz parada em Korčula o que atrasa um pouco a viagem. Mas a vantagem é que os barcos são bem confortáveis.

Se você estiver de carro

Lembra quando eu disse que vi as paisagens mais deslumbrantes da minha vida? Então, foi quando fiz este trajeto! Não tem como embarcar de carro para Hvar no porto de Dubronvik, é preciso dirigir até a cidadezinha de Drevenik.

Drevenik está localizada a 125 km de Dubrovnik. Mas não preocupe com a distância, a estrada é muito boa e gastamos cerca de 2 horas para percorrer o caminho, com bastante calma e pausa para fotos!

No meio do caminho você passa pela Bósnia e Herzegovina na cidade de Neum. Muito louco isso né? Você está indo de uma cidade da Croácia, para outra, e passa em outro país? É isso mesmo!

Inclusive é importante ter o passaporte em mãos porque há controle na fronteira. Mas é tudo bem simples, tranquilo e rápido. Carimbaram nosso passaporte de dentro do carro mesmo.

Na hora de comprar os tickets no site da Jadrolinija, coloque de DRVENIK para SUĆURAJ (Hvar) o site oferece diversos horários. Eu peguei o de 15:45 porque quis sair de Dubrovnik com calma e fiquei com medo de pegar trânsito na estrada.

Eu cheguei em Drvenik bem cedo e já havia uma fila de carro para embarcar no catamarã das 14:00, mostramos nosso papel com os tickets (meu, do meu marido e do carro) e, dessa forma, eles nos deixaram embarcar numa boa.

Desembarcamos em SUĆURAJ com nosso carro 1:30 depois e percorremos 30 minutos até nosso hotel. Foi bem tranquilo o caminho e a estrada é bem sinalizada.

Chip de Celular

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental, pois você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum  restaurante, dessa maneira, nós não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Onde hospedar em Hvar?

Toda vez que vou procurar uma hospedagem o que eu mais levo em consideração é a localização. Independente se o hotel é mais chique ou simples, estar bem localizado é importante pra mim, principalmente se eu puder fazer a maioria das coisas a pé.

Melhor localização

Em Hvar a melhor localização, sem dúvidas, é em Hvar Town, que corresponde ao centrinho da ilha, onde estão todos os restaurantes, bares, baladas e o movimento mesmo. Por estar em lua de mel, eu optei por ficar em um hotel mais afastado que tinha uma praia quase privativa.

Praia Hvar
Praia Hvar

Hvar não tem hospedagens muito baratas, mas no Booking encontramos diversas opções bem legais.

  • Hotel Fortuna: Nos hospedamos nesse hotel e adoramos! O hotel é pé na areia e todos os dias tomamos nosso café da manhã no deck do restaurante na praia. Os funcionários são super atenciosos, ganhamos até um azeite, champanhe e decoração no quarto! A praia em frente era super tranquila! Eu adorei!!
  • Amfora – Confesso que eu só fui ver este hotel quando estava saindo do Hula Hula, e fiquei MARAVILHADA! Eu desejei muito ter ficado hospedada aqui. Está próximo do centrinho e, além disso, o hotel é chique, moderno e tem uma super infraestrutura.
  • Riva Yacht Harbour – Se tem um hotel cuja a localização é perfeita é o Riva! Ele está simplesmente no calçadão onde tem os principais restaurantes da ilha.
  • Adriana Spa Hotel – Localizado no coração da Hvar Town o Adriana tem avaliação de 9.2 no booking. Com vista para marina de Hvar este hotel possibilita você fazer tudo a pé.
  • Aparhotel Pharia – Situado em um ponto alto da ilha este hotel oferece uma vista privilegiada e um bom custo benefício. O Pharia tem estacionamento.
  • Hotel Croatia – Localizado a beira-mar este hotel também tem bom custo benefício, estacionamento e está localizado 10 minutos do centro da ilha.

O que fazer em Hvar?

Todo mundo que procura Hvar busca as paradisíacas praias da ilha. Realmente elas são deslumbrantes!

Para serem perfeitas, podiam ser de areia e não de pedra. Inclusive é muito comum (em toda Croácia) ver pessoas usando sapatos próprios para praia. As pedras em alguns lugares são pontiagudas, assim, sendo um risco para machucar o pé.

HVAR TOWN

Hvar Town é o que chamamos de centrinho da ilha, lá não passa carro e é onde acontece todo o movimento. É onde estão quase todos os restaurantes, bares, sorveterias, lojas de souvenirs… e alguns pontos turísticos como: Catedral de Santo estevão, Torre do relógio e Palácio Hektorovic.

Confesso que eu não entrei em nenhum destes pontos turísticos. Durante a minha lua de mel estava acontecendo a copa do mundo e a Croácia estava indo super bem nos jogos, assim, as principais atrações estavam fechadas. Eu nem me importei muito porque a cidade estava fervendo de alegria e energia!

FORTALEZA ESPANHOLA

Lááá do alto é possível avistar uma grande construção, que é a fortaleza espanhola. De lá é possível ver toda a ilha de Hvar além de uma vista privilegiada do mar adriático. É possível chegar de carro ou a pé.

Durante a noite o forte fica super iluminado e é lindo!

RIVA

A Riva é um calçadão enorme que começa onde os carros não podem mais circular e vai até a praia. Digo praia, porque é onde tem vários barcos e iates ancorados, mas não vi muita gente nadando por lá. Tem vários restaurantes na Riva e é muito gostoso de passear.

HULA HULA BEACH

Quem gosta de uma agitação? Eu AMO! Mesmo na lua de mel eu fiz questão de ir ao tão famoso Hula Hula Beach! A balada mais famosa de Hvar rola durante o dia e vai até depois do pôr do sol. Inclusive, a hora que o Hula Hula mais bomba é durante o pôr do sol.

Não paga nada para entrar, o Hula Hula tem muita gente bonita, jovem, bebidas deliciosas num clima bem descontraído. O Dj embala os visitantes ao som de muita música eletrônica e grandes hits internacionais.

Fui apenas um dia no Hula Hula e queria ter ido mais. Com certeza é imperdível em Hvar.

ILHAS PALENKI

Todos os guias turísticos oferecem passeios para Ilhas Palenki e, na minha opinião, é o ponto alto da visita a Hvar. Eu já tinha lido vários roteiros mas nada se compara o que é pessoalmente. É DESLUMBRANTE!

No próprio centrinho de Hvar Town, barcos-táxis transportam passageiros de Hvar até as ilhas Pakleni durante todo o dia! Eu gostei desse formato porque são diversas ilhas e você pode ir de uma para outra nesses barcos, sem se preocupar muito com horário.

Muitas e muitas e muitas pessoas alugam pequenos barquinhos privativos e fazem esse bate-volta até as Ilhas Palenkis. Eu cheguei em Hvar com essa ideia, mas conversei com uns ingleses que tiveram muito problema com seus barcos. Não souberam manejar, jogar a âncora e no final ficaram sem gasolina…. Eu preferi não arriscar e peguei os taxis. Achei uma ótima e descomplicada opção.

As ilhas palenkis mais famosas são: Stipanska, Ždrilca, Palmižana e Jerolim. Através dos barcos-taxis nós paramos em todas. Algumas ficamos mais tempo curtindo praia e outras só passeando mesmo. Foi um dia MUITO gostoso.

Ilhas Palenki - Croacia
Rumo às ilhas!

CARPE DIEM BEACH CLUB

 Disputando local mais badalado de Hvar com o Hula Hula está o Carpe Diem Beach Club. Localizado na ilha de Stipanska o Carpe Diem funciona tanto durante o dia quanto à noite. Inclusive eu almocei la tomando vários drinks! Estava tudo divino!

Carpe Diem Hvar
Carpe Diem Hvar

Se você quer ir à noite, atente-se para o horário. A balada abre meia noite mas bomba mesmo só depois de 1 da manhã. É muito comum ver as pessoas aquecendo na Riga antes de ir para Carpe Diem.

PRAIA DE NUDISMO

Uma das paradas das Ilhas Palenki é na praia de Jerolim. Eu e meu marido desembarcamos como nas outras ilhas sem saber muitas informações. Quando percebemos já estávamos na praia de nudismo. A primeira impressão é um pouco desconfortável e da vergonha, mas depois você se acostuma. Não é obrigatório tirar a roupa mas quase todo mundo tira. O mais curioso foi ver famílias inteiras com pai, mãe e crianças todos curtindo a praia numa boa pelados. Para nossa cultura é diferente, mas isso que eu amo em viagens vivenciar experiências em culturas distintas da nossa.

COMPRAR LAVANDA

Uma das coisas que as pessoas fazem em Hvar é comprar lavanda. A ilha é muito famosa pela produção da lavanda e vende em grande quantidade para os turistas. Eu comprei uma essência pura de lavanda e tenho ela até hoje! Sempre uso e o cheiro é uma delícia!!

BLUE CAVE E GREEN CAVE

Dois outros passeios amplamente oferecidos pelas agências de turismo são as visitas às cavernas. Os passeios tem duração de 6 a 8 horas e percorrem as cavernas e praia mais lindas da região.  Infelizmente eu não tive tempo de fazer mas gostaria de ter feito.

Eu deixei Hvar com um aperto do coração. Queria ter ficado mais na ilha, para poder fazer tudo! Fiquei 4 dias em Hvar em um ritmo mais lento, tirei um tempo para curtir a praia do meu hotel e meu marido não queria muito ir em baladas, mas se eu soubesse da quantidade de coisas que tem para fazer, principalmente nas Ilhas Palenki eu teria ficado mais um dia.

Hvar é uma cidadezinha pequena, charmosa e que vale muito a pena ser visitada mais de uma vez na vida!

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pela Croácia e onde se hospedar na Croácia é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.