O que fazer em BH – 10 passeios imperdíveis na capital mineira
Saiba o que fazer em BH, nossa cidade natal e tão especial! A capital mineira, sexta cidade em termos de população do Brasil atrai cada vez mais turistas em busca de boa gastronomia, seus famosos bares e butiquins além do famoso acolhimento mineiro.
Nesse post listamos 10 programas para quem visita pela primeira vez Belo Horizonte, ou melhor dizendo, BH! Espero que gostem e que venham nos visitar!
Tenha todas as informações sobre sua viagem em um só lugar! Criamos vários roteiros exclusivos para deixar sua viagem ainda mais perfeita e sem perrengues. Clique nesse LINK e saiba mais.
1 – Conhecer o conjunto arquitetônico da Pampulha
A região em torno da lagoa da Pampulha tem uma beleza peculiar, e o conjunto arquitetônico que circunda a lagoa, projetado por Oscar Niemeyer enche os olhos dos moradores e dos turistas. Essa é uma parada obrigatória para aqueles que visitam BH.
Estando na região da Pampulha, aproveite para caminhar pela deliciosa orla da lagoa, visitar a Igreja de São Francisco, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Clube. Todas essas construções são projetos do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que os elaborou a pedido de Juscelino Kubitschek que visava a modernização arquitetônica de Belo Horizonte.
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) também integra o complexo arquitetônico da região, mas atualmente está fechado para reformas. O museu abriga um acervo de cerca de 1400 obras em reserva técnica, além de abrigar exposições quando em funcionamento. Seus jardins, criados pelo paisagista Roberto Burle Marx são um colírio a parte e merece ser percorrido e fotografado.
2 – Visitar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade
O circuito cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte foi criado em 2010 e hoje é uma parada imperdível para quem visita a capital mineira.
Ao redor da Praça da Liberdade ficam alguns prédios e museus que merecem destaque como o Palácio da Liberdade, o circuito cultural do Banco do Brasil, a Casa Fiat de Cultura, entre outros.
Comece o passeio pela praça, muito arborizada e charmosa, vale a pena andar sem pressa por lá, comer uma pipoca e tomar uma água de coco.
Ao redor da praça ficam os museus e o Palácio da Liberdade. O Circuito Cultural do Banco do Brasil sempre abriga alguma exposição interessante que vale a pena conferir. O CCBB funciona todos os dias de 10h às 22h, exceto às terças-feiras. Para informações sobre as exposições é só clicar AQUI.
O Palácio da Liberdade é a antiga sede do governo de Minas, e é uma obra arquitetônica belíssima. O palácio é aberto para visitação aos sábados e domingos, com entrada gratuita. As inscrições para visitação podem ser feitas online, através desse link AQUI.
A Casa Fiat de Cultura é outro centro cultural que exibe exposições interessante, além de abrigar um café delicioso. A Casa funciona de terça à sexta, das 10h às 19h e, sábados e domingos das 10h às 18h. Para informações sobre as exposições é só clicar nesse link AQUI.
3 – Conhecer o Mercado Central de BH
O Mercado Central de Belo Horizonte é um espaço único, para obrigatória para quem vem conhecer a cidade e ponto de encontro para os moradores da capital.
Conhecido como um dos melhores mercados do mundo, o mercado está enraizado com as tradições mineiras, e é ponto imperdível para provar e degustar quitutes mineiros, como queijos, doces caseiros como doce de leite, goiaba, além de frutas de todos os tipos e sabores. Para aqueles fãs de artesanato, o mercado também oferece boas opções de compras e valorização da cultura local.
Para quem quer provar o famoso fígado acebolado, bebendo uma cervejinha gelada em pé no balcão, o bar da Lora no mercado é ponto de parada! Simplesmente delicioso!
E caso queiram comprar pães, croissants em uma padaria de primeiríssima qualidade não deixem de conhecer a Du Pain! Simplesmente maravilhosa!
O mercado é isso e muito mais! Reservem uma manhã para conhecê-lo e aproveitem! O mercado funciona de segunda a sábado das 08h às 18h, e domingos e feriados das 08h às 13h. Para mais informações é só clicar AQUI.
4 – Fazer um bate e volta em Ouro Preto
A cidade histórica de Ouro Preto está localizada a cerca de 100 km de BH, e para aqueles que ficarem na capital mineira alguns dias, vale a pena fazer um bate e volta na cidade, pois em menos de 2h de estrada já se chega em Ouro Preto.
Em um dia já é possível conhecer bem Ouro Preto, suas principais igrejas, museus e andar sem rumo pelas vielas com ar barroco. Caso desejam fazer um tour privado para Ouro Preto saindo de BH recomendamos esse AQUI.
Para mais informações sobre Ouro Preto é só clicar AQUI.
5 – Conhecer o Inhotim
Outro passeio imperdível para aqueles que ficam alguns dias em Belo Horizonte é conhecer o um dos mais icônicos acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim.
O Inhotim está localizado a 70km da capital mineira e vale a visita, seja para aqueles fãs de arte contemporânea ou até mesmo para aqueles que querem admirar seus belíssimos jardins, que contam com um paisagismo de brilhar os olhos!
Caso queiram um tour privado para conhecer o Inhotim desde Belo Horizonte recomendamos esse AQUI.
6 – Se deliciar com a maravilhosa comida mineira
Não tem como vir em Belo Horizonte e não desfrutar da saborosíssima comida mineira, não acham?
Nós amamos a culinária do estado, e nossa sugestão para aqueles que visitam BH e querem provar a tradicional comida mineira são os restaurantes Xapuri e Dona Lucinha.
Restaurante Xapuri
O Xapuri é um restaurante super tradicional em BH, e seu menu se baseia na típica comida mineira preparada no forno a lenha. Localizado na região da Pampulha possui um ambiente agradabilíssimo e vale a visita.
Sua culinária é deliciosa e o restaurante já foi premiado algumas vezes. Além disso, tem alguns pratos que fazem parte da Associação de Pratos da Boa Lembrança! Adoramos!
Restaurante Dona Lucinha
Esse é uma outra opção da deliciosa gastronomia mineira que pode ser desfrutada em BH. O Dona Lucinha é aconchego e tradição e o menu é literalmente de babar.
Localizado na região da Savassi é uma opção mais central para aqueles que visitam BH e querem provar a deliciosa comida mineira.
7- Sentar em um dos butecos e curtir a tarde como um típico mineiro
A frase é típica dos mineiros: Já que Minas não tem mar, eu vou pro bar! Dessa forma, não tem como vir em BH e não passar uma tarde em algum dos seus tradicionais butiquins.
Opções são o que não faltam, então a minha dica é que procurem algum a depender da região da cidade em que estiverem e aproveitem! Vamos listar algumas sugestões a seguir:
Região da Pampulha
Na região da Pampulha vale percorrer a Avenida Fleming em busca de algum barzinho e sentar. Nós adoramos o Filé e recomendamos!
Região da Savassi
Na Savassi o que não falta é barzinho! O quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque tem boas opções. Caso queiram ir para o bairro de Lourdes, o Tizé é famoso e vale a visita!
Alameda da Serra
Sabemos que a Alameda da Serra oficialmente está localizada em Nova Lima, mas a avenida é point dos belo horizontinos. Dessa maneira, caso estejam passeando pela região, sugerimos que conheçam o Almanaque Vila da Serra! Adoramos!
8 – Conhecer o Museu Histórico Abílio Barreto
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história do município de Belo Horizonte nossa dica é que visitem o Museu Histórico Abílio Barreto.
O belíssimo casarão, localizado no delicioso e arborizado bairro do Cidade Jardim, já foi sede de uma fazenda e hoje abriga exposições de diferentes aspectos da história de BH.
O museu funciona de quarta a domingo, das 10h às 18h e a entrada é gratuita!
9 – Assistir a um jogo de futebol no Mineirão
Para os fãs de futebol, vale a pena conferir algum jogo no quinto maior estádio de futebol do Brasil, o Mineirão! Além disso é possível fazer um tour pelo estádio e visitar o seu museu. O estádio fixa localizado na região da Pampulha, dessa forma, programe seu passeio para quando estiver nessa área.
Para mais informações sobre as visitas e eventos que acontecem no estádio é só clicar nesse link AQUI.
10 -Parque das Mangabeiras
O Parque das Mangabeiras está localizado no pé da Serra Curral em uma região deliciosa e com uma vista incrível. Foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e é uma ótima opção para passar uma tarde ou manhã caminhando e com contato com a natureza.
O Parque fica aberto de terça a domingo, das 08h às 17h. Para mais informações é só clicar nesse link AQUI.
Roteiro personalizado
Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer e onde se hospedar em BH é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.
Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo
3 respostas
Muito bom,até eu que moro aqui em BH,vou fazer o roteiro.
Ficamos felizes que gostou! BH é uma delícia mesmo!
Qual a data do próximo bate volta?