O que fazer em Fortim no Ceará? Tudo sobre esse vilarejo incrível!

O que fazer em Fortim no Ceará? Tudo sobre esse vilarejo incrível!

Saiba o que fazer em Fortim no Ceará, um vilarejo delicioso e tranquilo, perfeito para uma viagem com crianças ou para os adeptos do kite surf.

Fortim é um destino sossegado e ainda pouco explorado no Ceará, perfeito para aqueles que buscam uma praia paradisíaca e tranquila, com excelentes opções de hotelaria e que ainda não foi descoberto pelo turismo de massa. Estivemos no destino em junho/23 e posso dizer que voltamos encantados e com gostinho de quero mais!

Nesse post você vai encontrar informações de como chegar em Fortim, o que fazer em Fortim, onde se hospedar e onde comer em Fortim no Ceará.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Como chegar em Fortim?

Fortim está localizada a cerca de 135 km da capital cearense Fortaleza, e, a melhor forma de chegar até lá é desembarcar em Fortaleza e alugar um carro para fazer o trajeto até Fortim. A viagem dura cerca de 2 horas em uma estrada excelente, toda duplicada.

Nós fizemos o trajeto de Fortaleza-Fortim de carro e foi super tranquilo. Vale a pena parar na estrada e comprar as maravilhosas castanhas de caju cearenses, com um ótimo custo benefício. Ao longo do percurso também é interessante observar as várias torres de energia eólica, presentes em boa parte do caminho.

Para o aluguel de carros no Ceará, recomendamos o RENTCARS, que sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, para evitar preços muito elevados na locação.

Outra opção é voar para o aeroporto de Aracati em Canoa Quebrada. Canoa Quebrada está localizada a apenas 20 km de Fortim. O problema, nesse caso, é que há pouquíssimas opções de voos para o aeroporto de Aracati.

Onde hospedar em Fortim?

Fortim ainda é uma vila pouco explorada por turistas e não há muitas opções de hospedagem por lá. No entanto, as opções que tem são excelentes e fazem com que a visita a esse vilarejo seja ainda mais especial.

Nossa Hospedagem:

Nós nos hospedamos no Hotel Vila Selvagem e foi simplesmente sensacional. O hotel fica localizado na beira da praia de Pontal de Maceió, que por sinal, é perfeita para crianças. Ele faz parte da cadeia de hotéis do Roteiros de Charme.

Os quartos

O serviço é excelente, funcionários gentis que fazem de tudo para a experiência do hóspede ser realmente maravilhosa. Fomos em 4 pessoas (eu, meu marido, e meus dois filhos de 3 e 1 ano) e nos hospedamos em um bangalô extremamente espaçoso, com uma casa de casal, uma cama de solteiro e um berço, além de uma varandinha com rede deliciosa. Quando chegamos no quarto, as crianças receberam shampoos da turma da Mônica. Fofo demais né?

hotel vila selvagem
Nosso quarto no Vila Selvagem

O espaço

O hotel dispõe de 2 piscinas (uma mais reservada) e uma mais movimentada, com um serviço de bar, além de uma jacuzzi deliciosa. Apesar de não ter uma infraestrutura para crianças como parquinhos, espaço kids, eles são bastante “kids friendly” e nada melhor do que praia, piscina e ar livre para entreter as crianças né? Os meus filhos se divertiram muito! O hotel possui um gramadão bem gostoso e tem até brinquedos de praia disponíveis para empréstimo na recepção.

Existe serviço na praia também! Maravilhoso não acham?

Praia de Pontal de Maceió
Na praia em frente ao hotel Vila Selvagem

Café da manhã

O café da manhã está incluso na diária e é uma maravilha a parte! Os donos do hotel são franceses, e, dessa forma, os pães servidos no café da manhã são simplesmente sensacionais! Destaque para os croissants que são de “comer rezando”. Além disso, o restaurante do hotel é bem gostoso e serve pratos deliciosos para almoço e jantar! É aberto para não hóspedes, mas importante fazer a reserva.

Café da manhã vila selvagem
Café da manhã Vila Selvagem

 

Passamos dias deliciosos no Vila Selvagem e com certeza voltaria para esse hotel! Para quem quiser reservar é só clicar nesse link AQUI.

Outras opções de Hospedagem em Fortim:

Vou listar abaixo algumas outras opções legais de hospedagem em Fortim:

Hotel Jaguaribe Lodge: Esse hotel também faz parte do Roteiros de Charme e é a hospedagem ideal para os praticantes de kitesurf. O hotel possui um Kite Center que recebe todos os praticantes do esporte, do iniciante ao experiente, e fornece aulas e aluguel de equipamentos. Fica localizado a beira mar e é todo construído em madeira. O restaurante é aberto para não hóspedes e é uma delícia!

Jaguaríndia Village :hotel pertencente ao mesmo grupo do Vila Selvagem e do Hotel Jaguaribe. Está localizado na beira do mar, alguns bangalôs possuem piscina privativa e o café da manhã pode ser servido na bandeja flutuante. Achei demais e já quero conhecer! Para reservar é só clicar nesse link AQUI.

Pausa Hotel: hotel mais simples que os citados acima, mas que me pareceu bem gostoso. Está localizado a cerca de 200 metros da praia de Pontal do Maceió. Possui uma piscina deliciosa e um spa. Para reservas é só clicar nesse link AQUI.

Para mais opções de hotéis no Ceará em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

O que fazer em Fortim?

Passeio de buggy pela região

Esse é um passeio feito pela região do Pontal do Maceió, com visita a vários lugares nos arredores, como o encontro do rio Jaguaribe e Pirangi, o farol, as grutas e a famosa trilha dos cactos. O passeio dura cerca de 2 horas. Quando fizemos esse passeio em junho/23 o valor foi de R$ 250,00 para as 4 pessoas.

buggy fortim
Passeio de buggy Fortim

Nós fizemos esse passeio e adoramos! As crianças chacoalharam tanto no passeio que no final estavam capotadas! Rsrs

Passeio de buggy até Canoa Quebrada

Nesse passeio é possível conhecer toda a beleza de Canoa Quebrada, as piscinas naturais que são formadas, dunas do por do sol. Além disso é possível fazer ski bunda, aerobunda, além de ter várias paradas para fotos e banhos. Esse passeio é mais longo e dura cerca de 4 horas. Como estávamos com crianças não fizemos esse, mas me disseram ser um visual único!

Passeio de barco pelo rio Jaguaribe

No passeio de barco pelo rio Jaguaribe é possível apreciar a linda vista do manguezal, visitar o canal do amor e a ilha do pinto. O passeio dura cerca de 2 horas. Quando fizemos esse passeio em junho/23 o valor foi de R$ 350,00 para as 4 pessoas.

barco rio jaguaribe
No passeio de barco pelo Rio Jaguaribe

Nós adoramos! Quando passamos pelo manguezal, o capitão do nosso barco, Sr Neném, pegou ostras fresquinhas para provarmos! Uma delícia!

passeio de barco jaguaribe
Quem aceita uma ostra fresquinha?

Fazer uma aula de kitesurf

Para aqueles que desejam se aventurar na prática do kitesurf, o Ceará com seus ventos perfeitos é o destino ideal. Estando em Fortim, recomendo que façam as aulas no Hotel Jaguaribe Lodge já que o mesmo possui um kite center.

Curtir a praia de Pontal de Maceió

A praia de Pontal de Maceió é uma delícia. Possui uma extensa faixa de areia e, na época que fomos, em junho/23, a maré só subia por volta de 12h. Dessa forma, formavam várias piscininhas perfeitas para crianças brincarem. Passávamos as manhãs todas por lá! O mar é uma delícia também e a água é quentinha…

Praia de Pontal do Maceió
Praia de Pontal do Maceió

Passear no centrinho de Pontal de Maceió

O centrinho de Pontal de Maceió é bem pequeno mas uma gracinha. Possui uma igrejinha fofa e uma pracinha com um parquinho delícia que faz a alegria da criançada. Vale a pena dar uma voltinha por lá em um fim de tarde!

Parquinho de Pontal de Maceió
Parquinho na praça de Pontal de Maceió

Onde comer em Fortim?

O centrinho de Pontal de Maceió é bem pequeno e há poucas opções de restaurantes por lá. Vamos dar algumas dicas:

Vila Caiçara

É o restaurante mais famoso da cidade. É conhecida por ser uma pizzaria, mas no menu existem várias opções além da pizza, como delícias da culinária nordestina: baião de dois, carne de sol, mandioca etc.

O ambiente é uma delícia, e o dono uma simpatia! Eles oferecem brinquedinhos para as crianças brincarem na areia por lá!

Nós fomos nesse restaurante dois dias e adoramos!

Vila Caiçara
Pizza na Vila Caiçara

Café Zeste

Trata-se um café francês que vende doces e pães artesanais. Boa opção para uma sobremesa ao estilo francês: macarrons, croissants, mini tortas, etc.

Importante ficar atento ao horário de funcionamento. Quando fomos a confeitaria abria de quinta à sexta de 07h às 12h e sexta, sábado e domingo de 16h às 19h.

Restaurante do hotel Vila Selvagem

O restaurante do hotel é uma delícia e aberto a não hóspedes. Situado com vista para a praia e uma área de varanda deliciosa entrega vários pratos desde frutos do mar a comida contemporânea. Importante fazer reserva caso não seja hóspede!

Restaurante do Hotel Jaguaribe Lodge

Uma delícia o restaurante. Fomos a noite para um jantar, mas acredito que ir para o almoço e ficar na varanda com vista para o mar seja delicioso também. Comemos uma salada de camarão que entrou para a lista das melhores da vida! Importante fazer reserva caso não seja hóspede!

Jaguariba Lodge
Salada de camarão perfeita no Jaguariba Lodge

ROTEIRO PERSONALIZADO

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer no Ceará e onde se hospedar no Ceará é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

4 respostas

  1. Amei as dicas! Já quero conhecer Fortim.
    Fiquei doida para experimentar essa salada de camarão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.