Roteiro leste europeu: destinos indispensáveis para sua viagem

Se você está pensando em preparar um roteiro Leste Europeu, é importante começar a se preparar! Essa é uma das regiões mais procuradas por turistas de todo o mundo e, diante de tantas opções, elaborar um itinerário é um grande desafio.

O Me Leva Mundo vai te ajudar! Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a história desse destino e receber dicas para fazer uma viagem inesquecível – inclusive com uma lista das cidades que você não pode deixar de visitar.

É claro que também separamos algumas recomendações imperdíveis para você pagar mais barato nas passagens aéreas, na hospedagem e até no aluguel de um carro.

História do Leste Europeu

O Leste Europeu é cheio de histórias. Ao longo dos anos, foram muitas as transformações que levaram essa região a se tornar tão especial. Embora suas raízes estejam ligadas à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi depois da Segunda Guerra (1939-1945)  e da Guerra Fria que ela começou a se destacar.

A Europa acabou sendo ressignificada depois da Primeira Guerra, com a formação de novos países e a fragmentação de grandes impérios. Mais tarde, já na Segunda Guerra, tropas soviéticas combateram a invasão de alemães em uma parte da área que hoje é conhecida como o Leste Europeu.

Como consequência, a União Soviética ganhou muita influência na região, o que foi ainda mais consolidado pela Guerra Fria. Com sua queda, no final do século XX, diversos países se tornaram independentes.

O Leste Europeu também é chamado de Europa Oriental ou Europa do Leste.

Roteiro Leste Europeu: um desafio

Uma região culturalmente tão rica é o destino ideal para muitos viajantes, mas preparar um roteiro é um grande desafio. Isso porque diversos países fazem parte dela, e poucas pessoas têm condições de visitar todos eles.

Por isso, antes de elaborar esse itinerário, é importante conhecer um pouco mais das opções disponíveis. A partir disso, é possível começar a pesquisar pelas passagens aéreas e hospedagem, além de definir a quantidade de dias da viagem.

Quando visitar o Leste Europeu?

Em primeiro lugar, é importante considerar o seu objetivo com a viagem. Afinal de contas, é possível, por exemplo, escolher o inverno para aproveitar a neve e esquiar. Algumas pessoas, no entanto, preferem fugir do frio intenso.

De forma geral, o mais indicado é viajar durante a primavera ou o outono locais, quando o clima é mais agradável. Além disso, algumas paisagens são muito mais bonitas, com excelentes oportunidades para tirar lindas fotos e viver momentos inesquecíveis.

Passagens aéreas baratas para o Leste Europeu

Você já deve saber que os preços das passagens aéreas são bastante instáveis e variam muito, principalmente em determinadas épocas do ano. Uma boa dica é, depois de escolher em qual momento do ano você prefere viajar, começar a verificar os sites das companhias aéreas, a fim de encontrar valores mais em conta.

Se você prefere ter mais praticidade e deseja fechar um pacote completo, que já inclua passagem, hospedagem e passeios, nossa dica é utilizar o Hurb, que garante preços incríveis, inclusive para fora do Brasil. Acesse agora clicando aqui.

Roteiro Leste Europeu: nossas cidades preferidas

Para elaborar um roteiro Leste Europeu, um dos pontos principais é decidir por quais cidades você gostaria de passear. E esse é um dos grandes desafios para elaborar esse itinerário, já que são inúmeras as opções.

O Me Leva Mundo separou uma lista com nossas cidades preferidas e contamos um pouquinho sobre cada uma delas a seguir. Além disso, nos próximos tópicos você também vai receber dicas para se hospedar pagando mais barato, entre outros pontos primordiais para uma viagem segura, tranquila e confortável.

Importante: reunimos abaixo algumas dicas de hotéis, com base em uma pesquisa selecionada entre os dias 2 e 9 de maio no Booking. Escolhemos as opções disponíveis com melhor custo benefício, considerando as avaliações deixadas por pessoas que já se hospedaram, mas vale a pena avaliar e selecionar as alternativas que mais combine com o que você pretende para o passeio.

Nossos locais favoritos no Leste Europeu:

Berlim, Alemanha

Roteiro leste europeu: Alemanha

Capital da Alemanha, Berlim é uma cidade cheia de história, que é contada com a mistura do novo e do antigo em um único lugar. Esse celeiro de arte e cultura é um dos nossos destinos favoritos na Europa, e os motivos são muitos.

Entre os pontos turísticos principais, estão o Portal de Brandemburgo, o Reichstag, sede do parlamento local, a Catedral de Berlim e até mesmo a Torre de TV, que oferece uma vista panorâmica da cidade.

A vida noturna também não fica para trás e as opções são inúmeras.

Hospedagem em Berlim (clique no link para conhecer os hotéis) 

  • Hotel City Green Berlin: localizado no bairro de Treptow-Köpenick, fica a 18 km da Torre de TV e do Museu Histórico.
  • Ibis Berlin City Süd: o hotel fica localizado a apenas 1 minuto da Estação de Metrô Grenzalle e conta com diversos restaurantes alemães e internacionais em seu entorno.
  • Motel Plus Berlin: localizado no centro de Neukölln, um dos bairros mais badalados de Berlim, fica próximo de pontos turísticos como o Checkpoint Charlie e o Portão de Brandenburgo.

Budapeste, Hungria

Roteiro leste europeu: Budapeste

Budapeste é conhecida como uma das cidades mais bonitas da Europa, e seus visitantes não se decepcionam. Esse cartão-postal fica na Hungria e chama a atenção por um detalhe: ela é dividida em duas partes pelo Rio Danúbio.

A arquitetura local é um dos pontos altos de uma viagem à Budapeste, com construções nos mais variados estilos. Entre museus e castelos, são muitas as opções de locais para se visitar nesse destino, que também presenteia os turistas com um dos pores do sol mais bonitos do mundo.

Hospedagem em Budapeste

  • Danubius Hotel Arena: próximo à Estação de Metrô Puskás Ferenc Stadio M2, fica perto de locais turísticos e conta com bons restaurantes no entorno.
  • Leonardo Hotel Budapest: localizado a três paradas de metrô do centro de Budapeste, é bem avaliado por sua localização.
  • Anna Hotel: a 3,9 km do Mercado Central da cidade, é uma boa opção, principalmente para casais.

Praga, República Checa

Roteiro leste europeu: Praga

A capital da República Checa também é repleta de história e cultura, sendo um dos destinos mais ricos da Europa. É uma cidade que não pode faltar em um roteiro Leste Europeu bem elaborado.

Em um passeio por esse destino, você vai encontrar igrejas góticas, sinagogas e muitas construções barrocas antigas. A região, no entanto, também é muito desenvolvida, com prédios e vias que chamam a atenção pela modernidade.

Hospedagem em Praga

  • Luxury Family Hotel Royal Palace: no coração de Praga, o hotel fica a 5 minutos a pé do Castelo de Praga e da Ponte Carlos. No Booking, a área em que ele fica localizado é a preferida dos hóspedes.
  • Grandior Hotel Prague: também localizado em um dos locais favoritos dos hóspedes, fica a 2 km da Pontes Carlos e a 1,2 km da Praça do Centro Histórico da cidade.
  • Mamaison Hotel Riverside Prague: um hotel 5 estrelas que oferece acomodações no centro de Praga e também está próximo da Ponte Carlos e do centro histórico.

Viena, Áustria

Roteiro leste europeu: Viena

Palácios imperiais, igrejas e grandes museus. Esses são alguns dos atrativos de Viena, capital da Áustria. A cidade proporciona uma visita especial a um passado com muitas histórias e glamour.

Nem mesmo a modernidade fez com que Viena perdesse sua essência. As ruas e bairros da cidade são uma verdadeira obra de arte. Os amantes de música também aproveitam momentos muito especiais, seja nas casas de concerto ou mesmo nas igrejas.

Hospedagem em Viena

  • Jimmy’s Apartments Siena: localizado a 4 km do Palácio de Schönbrunn e a 5 km do Jardim Schönbrunner, é bem avaliado por estar situado nesta região.
  • BASSENA Wien Donaustadt: fica próximo do Centro de Convenções de Messe Wien e também é localizado próximo ao Prater de Viena e ao Estádio Ernst Happel.
  • Hotel Mercure Wien Westbahnhof: localizado ao lado da Estação de Trem e Metrô Westbahnhof, fica a apenas 7 minutos do centro da cidade.

Varsóvia, Polônia

Roteiro leste europeu: Polônia

Além de ser a capital da Polônia, Varsóvia também é a maior cidade do país, sendo uma das mais importantes de toda a Europa. E a cidade tem muita história para contar, inclusive com alguns detalhes difíceis, como o fato de ter mais da metade de seu território devastada no pós-guerra.

A cidade se reergueu e hoje chama a atenção por diversos detalhes, inclusive por suas muitas cores. Varsóvia é considerada uma das cidades mais limpas e seguras de todo o continente, além de ser um dos destinos mais baratos da Europa.

Hospedagem em Varsóvia

  • Courtyard by Marriott Warsaw Airport: fica localizado em frente ao Aeroporto de Varsóvia e fica a cerca de 30 minutos do centro histórico da Varsóvia e do Castelo Real.
  • Motel One Warsaw-Chopin: no centro de Varsóvia, o hotel oferece acomodações de 3 estrelas e fica próximo do Centro de Ciência Copérnico, da Galeria Nacional de Arte Zanchetta e da Praça Pilsudski.
  • Ibis Warszawa Stare Miasto: localizado a 10 minutos a pé do centro histórico da cidade, também fica próximo do maior shopping da Polônia, da Praça do Castelo.

Zagreb, Croácia

Roteiro leste europeu: Croácia

Situada na área central da Croácia, Zagreb é a capital do país e é uma cidade que rouba a cena, principalmente, pela arquitetura, que é bastante típica da área em que ela ocupa no continente europeu.

Estamos falando de uma cidade antiga e que é muito representada por sua rica cultura. A cidade é localizada a quatro horas de outras grandes cidades da Europa, como Veneza, Viena e Budapeste.

Hospedagem em Zagreb

  • Hotel National Plus: localizado a 1,8 km da Estação de Trem de Zagreb e a 2,6 km do Museu Arqueológico de Zagreb. Bem avaliado principalmente por sua localização.
  • Hotel Calypso: fica a cerca de 11 km do centro histórico de Zagreb. Preferência dos casais, o hotel tem uma distância de cerca de 18 km do aeroporto local.
  • Hotel National: localizado a 180 metros de distância da Estação Rodoviária Principal de Zagreb e conta com outros pontos turísticos nas proximidades.

Como encontrar hospedagem mais barata?

Fazer a reserva com antecedência é sempre uma excelente dica para que os gastos com hospedagem sejam menores e não comprometam sua viagem. Todas as sugestões que você viu foram retiradas do Booking, nosso site preferido para a reserva de hotéis, hostels ou mesmo casas alugadas. Para fazer uma pesquisa e acessar outras opções, clique aqui.

O Airbnb vem crescendo muito a cada dia e já se tornou preferência por parte dos turistas por todo o mundo. Para quem gosta de se sentir em casa mesmo durante um passeio ao exterior, vale a pena verificar as opções clicando neste link.

Detalhes que você não pode esquecer

Além das passagens aéreas e da hospedagem, é necessário pensar em outros detalhes ao elaborar um roteiro Leste Europeu de qualidade. Separamos mais algumas dicas para que seu passeio seja o mais confortável e tranquilo possível.

Aluguel de carro

Existem várias opções para se locomover durante uma viagem, mas alugar um carro é sempre a opção mais confortável. Se essa for a sua preferência, conheça o site da Rentcars, que permite que você compare preços em inúmeras locadoras.

É uma forma de garantir, além de preços mais baixos, um serviço de muito mais qualidade. Clique aqui.

Chip de celular e internet

Já pensou visitar tantos lugares bonitos e interessantes e não conseguir compartilhar as fotos com seus amigos? Ao fazer uma viagem internacional, é indispensável pensar na compra de um chip local.

O nosso favorito é Easysim4u, que pode ser adquirido a partir de US$ 31,00. Conheça todas as ofertas clicando aqui.

Seguro viagem

O seguro viagem é um dos pontos principais de uma viagem para o exterior. É importante se manter em segurança e garantir assistência para o caso de uma urgência.

O Me Leva Mundo tem uma ótima dica para você: conheça o site Seguros Promo e ganhe 5% de desconto utilizando o cupom MELEVAMUNDO. Clique aqui.

Quer um roteiro personalizado?

Como você viu, elaborar um roteiro Leste Europeu é bastante desafiador. O Me Leva Mundo pode te ajudar! Somos especialistas em preparar roteiros adaptados para o seu estilo de vida e as suas vontades com relação aos destinos escolhidos.

Para conhecer outros destinos no Leste Europeu, montar um itinerário exato, saber como se locomover em cada cidade e receber outras muitas dicas, entre em contato com a gente por meio do e-mail [email protected] ou pelo Instagram!

Quer viajar para a Disney?

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente gosta de viajar pelo mundo. Já conhece a Disney? Esse destino é conhecido como um dos mais importantes do mundo, presenteando seus visitantes com um mundo encantador.

O Me Leva Mundo preparou um artigo completo com tudo o que você precisa saber para visitar a Disney, com inúmeras dicas, inclusive para você pagar mais barato. Acesse clicando no link abaixo.

Quanto custa viajar para a Disney? Saiba quanto você vai gastar por dia e como se organizar

2 respostas

  1. Bom dia!
    Tenho interesse em um roteiro personalizado de no máximo 15 dias incluindo as cidades de Berlim, apenas 1 dia, Praga. 3 dias, Viena 1 dia e depois gostaríamos de mais tempo na Croácia (Zagreb 2, Split 1d, Dubrovnik 2 de Hvar 1)

    1. Boa tarde Ruth! Que pena só vi seu comentário hoje. Podemos fazer seu roteiro sim! Se tiver interesse no chame no whatsapp por favor: 31999908609.

      Obrigada e beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.