Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Lisboa e nosso roteiro de 4 dias por lá

Tudo sobre Lisboa e nosso roteiro de 4 dias por lá

Confira tudo sobre Lisboa e detalhes sobre o nosso roteiro completo de 4 dias pelo capital portuguesa! Lisboa é uma cidade cheia de vida, que está com o turismo super em alta, possui ruas deliciosas para caminhar, miradouros para se admirar, palácios e castelos para visitar, além de uma ótima gastronomia, com restaurantes deliciosos a ótimo custo-benefício.

Nós estivemos em Lisboa duas vezes e voltamos sempre encantados e com gostinho de quero mais.

Neste post você vai encontrar informações sobre o nosso roteiro de 4 dias em Lisboa, onde hospedar e onde comer na capital portuguesa.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

 

Dica importante: O seguro de viagens é obrigatório para viajar para a Europa. Dessa maneira, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para Portugal.

Onde se hospedar em Lisboa?

Lisboa é uma cidade grande, e a escolha de uma hospedagem com uma boa localização pode ajudar bastante na economia com deslocamentos. Ao escolher um hotel ou apartamento priorizo sempre pelo ponto em que ele está localizado e recomendo a todos fazerem o mesmo! Abaixo explicamos as vantagens e desvantagens das principais regiões para se hospedar em Lisboa e dividimos também um pouco da nossa experiência por lá!

Nossa hospedagem

A nossa hospedagem em Lisboa foi sensacional e indico sem sombra de dúvidas. Ficamos em um apartamento lindo e confortável em frente a praça Dom Luís I, bem ao lado do Time Out Market Lisboa. O apartamento tinha uma sala com cozinha equipada, dois quartos ótimos e um banheiro. Ficamos eu, meu marido e minha mãe, mas caberiam mais umas duas pessoas tranquilamente!

Adoro ficar em apartamentos quando estou viajando em família, pois ficamos mais próximos uns dos outros, podemos economizar com alguma refeição cozinhando no próprio apartamento, tomar um vinho por lá… uma delícia!

A localização também foi um fator chave na nossa escolha! De lá, fizemos muitos pontos turísticos a pé. Estávamos ao lado do Cais do Sodré, a uns 10 minutos da Praça do Comércio e da rua Augusta, e a uns 15 minutos do Chiado. Rodamos Lisboa a pé, e, cá entre nós, tem melhor forma de conhecer uma cidade?

O apartamento se chama Lisbon Five Star Apartments 8 Building, e caso queiram reservar é só clicar AQUI.

Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade é região chique de Lisboa, cheia de lojas de grife e hotéis cinco estrelas. De lá, consegue-se fazer muitas coisas a pé, mas a região não é tão central quanto o Chiado e o Cais do Sodré. De qualquer forma, para quem viaja a negócios, ou quem quer uma boa mordomia, pode ser o local certo para ficar em Lisboa.

Para os fãs de hotéis 5 estrelas, recomendamos o hotel boutique Valverde e o tradicional Tivoli Avenida da Liberdade, membro do Leading Hotels of the World.

Para quem deseja se hospedar na avenida, mas não faz questão de hotéis 5 estrelas, recomendamos o Hotel Ibis Lisboa Liberdade e o Avani Avenida Liberdade Lisbon Hotel.

Chiado

Região central de Lisboa e na minha opinião uma das mais gostosas. Passear pelo Chiado sem compromisso é uma delícia! Além de ficar próximo de vários pontos turísticos, como o Convento do Carmo, a rua Augusta, bons restaurantes. Não é uma região tão barata para se hospedar mas vale a pena!

Para quem procura hotéis de luxo na região, o Bairro Alto Hotel e o The Lumiares Hotel e Spa são boas opções.

Para quem quer investir, mas não faz questão de hotéis 5 estrelas, recomendamos o Hotel do Chiado e o Lisboa Carmo Hotel.

Para que não quer investir tanto, recomendamos o hostel Surf In Chiado.

Cais do Sodré

Outra região excelente para se hospedar na cidade, inclusive, foi onde nos hospedamos. Fizemos quase tudo a pé hospedados lá (não tenha preguiça de andar e nem dos morros lisboetas!), e, além disso a região é cheia de bares e tem uma vida noturna agitada!

Para quem deseja hotéis mais luxuosos na região do Sodré, recomendamos o Lx Boutique Hotel.

Para quem deseja locais mais em conta, recomendamos o Sunset Destionation Hostel e o Lost Inn Lisbon Hostel.

Parque das Nações

Essa e a região moderna de Lisboa, e o bairro foi criado em 1990. É uma região mais afastada do centro e mais próxima do aeroporto (cerca de 10 minutos de carro) e dependendo do tempo e do que se quiser fazer na capital portuguesa, vale a pena se hospedar por lá. Outra vantagem de ficar na região são os valores de hospedagem que costumam ser mais baratos.

É no Parque das Nações que fica o Oceanário de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento, o Centro de Comércio Vasco da Gama e o teleférico do Parque das Nações.

Algumas opções de boas hospedagens na região são: Martinhal Lisbon Oriente, Tivoli Oriente Lisboa Hotel e Hotel Ibis Lisboa Parque das Nações.

Para quem procura um hotel próximo ao aeroporto recomendamos o Star inn Lisbon Airport. Nós já ficamos nesse hotel e adoramos. Ao lado do aeroporto, possui transfer gratuito para o mesmo e é bem confortável.

Para mais opções de hotéis em Lisboa em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Onde comer em Lisboa?

Se tem um lugar onde come-se muito bem e com um ótimo custo benefício, posso dizer que esse lugar é Portugal. Viajar pra mim é também poder conhecer a culinária local, degustar os sabores, temperos e restaurantes. A gastronomia é sim um dos pontos principais das minhas viagens! Vamos dar a dica de alguns restaurantes que visitamos por lá e outros que ainda estão na nossa lista de desejos:

Adega Tia Matilde: trata-se de um restaurante estrelado, bem tradicional e no cardápio encontram-se pratos típicos da culinária portuguesa. Ambiente super agradável. Pedimos o tradicional bacalhau banhado no azeite com brocólis e ovos cozidos, e estava delicioso!

Cantinho do Avillez: localizado no coração do Chiado pertence ao famoso chefe português José de Avillez. O chefe assina o menu em vários restaurantes em Lisboa e no Porto, e a comida é realmente deliciosa! Dessa vez, conhecemos apenas o Cantinho do Avillez, mas em uma próxima ida a Portugal, provaremos as outras opções do chefe, como o Belcanto, Pizzaria Lisboa, Pitaria, entre outros

O nosso pedido por lá para o prato principal foi: lascas de lombo bacalhau confitado, pão de Mafra, couve lombarda, feijão verde, ovo a baixa temperatura e azeitonas explosivas. O prato estava sensacional!! Sem explicação!

O restaurante é bem pequeno! Dessa forma, dependendo do horário que deseje visitar a casa, recomendo reservar com antecedência!

Zé da Mouraria: esse restaurante é uma ótima pedida para quem quer comer bacalhau com fartura e a um preço honestíssimo! É famoso por seu bacalhau com grão de bico e batatas ao murro. Uma delícia!

Zé da Mouraria Lisboa
Zé da Mouraria Lisboa

Cervejaria Ramiro: uma ótima opção para os fãs de marisco. A casa conhecida como uma marisqueria, oferece mariscos frescos e deliciosos. Para acompanhar, pães. Dessa forma, se estiver com alguém que não coma mariscos não recomendo a visita, pois essa é a única opção do local. Minha mãe, estava com a gente e não comia mariscos. Para ela, a única opção do menu foi um pão com carne!

Eu fui e amei! O ambiente, a comida, o atendimento! Está sempre cheio, então vale a pena esperar um pouco na fila de espera, pois não fazem reservas!

Solar dos Presuntos: restaurante mais sofisticado, mas muito tradicional em Lisboa. No cardápio, comida típica portuguesa. Importante reservar com antecedência.

Seen Lisboa: No rooftop do badalado Tivoli Lisboa, oferece uma das vistas mais incríveis da capital portuguesa. O menu tem inspiração na cozinha contemporânea e influências da gastronomia mediterrânea e japonesa, e os drinks são um espetáculo a parte.

JNCQuoi Asia: localizado na Avenida da Liberdade possui uma decoração bem diferente, e no menu pratos da culinária asiática (India, Tailândia, China e Japão) muito bem elaborados e saborosos. Nós visitamos o restaurante a adoramos! Não deixem de provar a famosa sobremesa chamada “baba de rinoceronte”. É de comer rezando!

JNCQuoi Asia
JNCQuoi Asia

JNCQuoi Avenida: restaurante badalado e localizado na Avenida da Liberdade. Ambiente lindo, descolado, com o famoso dinossauro de esqueleto na entrada. Menu internacional.

Restaurante Laurentina: Mais uma opção bem tradicional para se provar o bacalhau em Lisboa. Ambiente bem acolhedor, e restaurante típico português. A “Couvada de Bacalhau” é de comer rezando!

Couvada de Bacalhau
Couvada de Bacalhau

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau: localizada na rua Augusta, parada obrigatória para se provar os famosos bolinhos de bacalhau, ou pastéis de bacalhau, como são conhecidos em Lisboa. O bolinho vem recheado do famoso queijo da Serra da Estrela. Para acompanhar um vinho do Porto.

Manteigaria: localizada no Time Out Market Lisboa, ou Mercado da Ribeira como é conhecido por muitos, a casa oferece deliciosos pastéis de nata. O lugar está sempre cheio, mas vale a pena a fila para provar essa delícia da culinária portuguesa!

Soveteria Amorino: famosa sorveteria, existente em vários países do mundo. Estando em Lisboa, porquê não um pit stop para provar esse delicioso sorvete, não é mesmo? Conhecemos a Amorino do Chiado e adoramos!

Roteiro de 4 dias por Lisboa

Abaixo vamos detalhar um roteiro bem interessante de 4 dias para explorar a capital portuguesa Lisboa.

Primeiro dia (Centro Histórico)

  • Igreja de São Domingos: localizada ao lado da estação do Rossio. A igreja ficou famosa por ter sobrevivido a um incêndio e é linda! No caminho para chegar até a igreja passem pela famosa da Liberdade e praça Marquês de Pombal;
  • Elevador de Santa Justa: o elevador foi construído a mais de cem anos com o intuito de conectar o Bairro Alto com a Baixa Chiado.
  • Convento do Carmo: O convento, que já foi a principal igreja gótica de Lisboa, foi parcialmente destruído com o grande terremoto de Lisboa em 1755, que destruiu boa parte da cidade. Hoje, o local abriga as ruínas da igreja e o Museu Arqueológico do Carmo.
  • Mercado da Ribeira: O mercado é uma delícia e possui várias opções para almoço! Não deixem de provar o pastel de nata da Manteigaria.
  • Cais do Sodré: admirar o rio Tejo do cais é uma delícia e está sempre cheio de pessoas por lá. Caminhe por cerca de 9 minutos em direção à Praça do Comércio.
  • Praça do Comércio: A praça abrigava o Palácio Real Português no passado e foi palco de muitos eventos históricos importantes como as chegadas dos navegadores após suas descobertas. Lá está o Arco da rua Augusta.
  • Caminhar pela rua Augusta: Na rua Augusta não circulam carros, e ela é repleta de lojas e restaurantes! Aproveitem e provem o famoso bolinho de bacalhau da Casa Portuguesa do pastel de Bacalhau.
Tejo - Cais do Sodré
Tejo – Cais do Sodré

Segundo dia (Belém e Alfama)

Se estiverem hospedados na região do Chiado ou Cais do Sodré, peguem o funicular ou um uber para chegar até Belém.

Belém

  • Provar os famosos pastéis de Belém na Fábrica Pastéis de Belém. Os pastéis são realmente deliciosos e apesar de extremamente turísticos a parada é obrigatória! Por lá se comem os legítimos pastéis de Belém, e caso se coma a sobremesa em outro ponto da cidade, você deve pedir pastéis de nata, afinal pastéis de Belém, apenas em Belém!
  • Mosteiro dos Jerônimos: localizado ao lado da Fábrica Pastéis de Belém, é um dos ápices da arquitetura portuguesa e é considerado um dos mais bonitos da Europa. Para comprar os ingressos com antecedência é só clicar nesse link AQUI.
  • Monumento do Padrão dos Descobrimentos: Localizado na beira do Tejo, o monumento é uma homenagem aos tempos gloriosos de Portugal como pioneiro marítimo. Pode-se subir nele e ter uma vista de cima.
  • Visitar a Torre de Belém: A Torre de Belém foi construída no século XVI às margens do Rio Tejo e funcionava como fortaleza. É possível visitar o interior da torre e subir até o topo.
Fabrica de Pastéis de Belém
Fabrica de Pastéis de Belém
Torre de Belém
Torre de Belém

Alfama

De Belém peguem um uber em direção ao Castelo de São Jorge. Peçam para o motorista para descer nos pés da Catedral da Sé e visitem essa belíssima igreja.

Continuem a subida até o Castelo de São Jorge a pé (preparem as panturrilhas) e parem no maravilhoso Miradouro de Santa Luzia para admirar a vista. Esse miradouro é famoso pela vista da Alfama e do rio Tejo, além da bela pérgola de flores e dos painéis de azulejos lá presentes.

Vista do Castelo de São Jorge
Vista do Castelo de São Jorge

O castelo de São Jorge possui uma das vistas mais espetaculares e impactantes de Lisboa e vale muito a pena conhecer. Caso queira comprar o ingresso antecipado e evitar filas na entrada é só clicar AQUI.

Terceiro dia (Parque das Nações)

O Parque das Nações é conhecido como a parte moderna de Lisboa. O parque foi construído para sediar a EXPO 98, que tinha o objetivo de comemorar os 500 anos dos descobrimentos portugueses.

No Parque das Nações fica o famoso teleférico de Lisboa. Minha sugestão é que peguem o teleférico na Torre Vasco da Gama e sigam até o Oceanário de Lisboa! A vista do Tejo e do Parque é linda demais!

O Oceanário de Lisboa é muito famoso e é um dos maiores aquários da Europa, com cerca de 8.000 espécies diferentes do mundo marinho.

Passear pelo Parque é uma delícia! Ainda é possível se visitar o Pavilhão do Conhecimento (museu de ciência interativo, ideal para quem está viajando em família e com crianças) e o Centro Comercial Vasco da Gama.

Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa

Quarto dia (Bate e volta em Sintra)

Como chegar em Sintra?

A cidade de Sintra é patrimônio mundial da Unesco e fica a cerca de 40 minutos de Lisboa, e pode-se chegar até lá de carro ou através dos famosos “comboios“, forma como os portugueses chamam os trens.

Em Sintra é muito difícil estacionar, e, dessa forma a ida através de trem se torna mais vantajosa. O embarque é feito na estação do Rossio, região bem central de Lisboa, localizada no final da rua Augusta. Aconselho já comprar a passagem de ida e volta, pois as mesmas não tem horário definido.

Caso desejem ir de carro, recomendamos o aluguel pelo RENTCARS, que sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, para evitar preços muito elevados na locação.

O que fazer em Sintra?

A cidade de Sintra possui muitas atrações e em um dia não é possível fazer tudo: Quinta da Regaleira, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Queluz e o Palácio da Pena. No nosso roteiro optamos por visitar o maravilhoso Palácio da Pena,

O Palácio da Pena está localizado no alto da cidade de Sintra e é famoso por suas cores alegres. O legal do palácio é que ele ainda possui o mobiliário da época em que funcionava como residência de verão da família real portuguesa, além de possuir uma vista incrível de Sintra.

Para chegar até o palácio, pegamos um taxi na chegada do comboio. Na volta nos aventuramos pelos 40 minutos de descida a pé. A fila para entrar no Palácio costuma ser imensa.Para quem quiser evitar a fila da bilheteria, é possível comprar o ingresso antecipado através desse link AQUI.

Após a visita ao Palácio visitem o charmoso centrinho de Sintra! No centrinho não deixem de conhecer a famosa doceria Piriquita e provem o tradicional travesseiro de Sintra e a queijadinha! Uma delícia!

Palácio da Pena
Palácio da Pena

Vale a pena usar o Lisboa Card?

O Lisboa Card é um cartão que oferece acesso gratuito a mais de 20 museus e pontos turísticos em Lisboa, acesso ilimitado a todos os meios de transporte público da cidade, além de bons descontos em diversas atrações e monumentos em Lisboa.

Confesso que quando fui a Lisboa não conhecia o cartão, e hoje, fazendo as contas, reconheço que no meu caso valeria muito a pena ter utilizado ele! Dessa forma, fica a dica para vocês! Façam as contas do que pretendem visitar, mas acredito que na maior parte dos casos, vale MUITO a pena usar o Lisboa Card!

O cartão tem validade de 24, 48 ou 72 horas, a depender da escolha de quem comprá-lo e é válido por um ano civil completo, caso precisem adiar a viagem.  A fim de evitar filas, recomendamos comprar o cartão pela internet. Vocês podem adquiri-lo através do GetyourGuide, nesse link AQUI. Após realizada a compra pela internet, vocês podem trocar o voucher pelo cartão no Aeroporto de Lisboa, no Posto de Turismo “Ask me Lisboa” na área de desembarque, aberto das 7h às 23h30, ou no Centro de Boas-Vindas de Lisboa, na Praça do Comércio, aberto das 9h às 20h.

Os valores do Lisboa Card variam de acordo com a duração escolhida:

  • 24 horas : 20 euros
  • 48 horas: 34 euros
  • 72 horas: 42 euros

Abaixo, listamos as principais atrações que possuem acesso gratuito, e as principais atrações que oferecem desconto para quem usa o Lisboa Card:

ACESSO GRATUITO

  •  METRO e nos Autocarros, Eléctricos, Elevadores da CARRIS. Linha de Sintra – Rossio, Linha de Cascais – Cais do Sodré, Linha Azambuja, Fertagus – Setúbal;
  • Lisboa Story Centre;
  • Arco Monumental da rua Augusta;
  • Mosteiro dos Jerônimos;
  • Torre de Belém;
  • Sintra Mitos e Lendas;
  • Museu Coches;
  • Elevador de Santa Justa;
  • Museu do Chiado;
  • Panteão Nacional
  • Museu Nacional do Azulejo, entre outros…

Entre outras atrações que possuem descontos, podemos citar:

  • Palácio da Pena em Sintra – 10%
  • Palácio de Queluz – 15%
  • Oceanário de Lisboa – 15%
  • Quinta da Regaleira – 20%
  • Padrão dos Descobrimentos – 30%

ROTEIRO PERSONALIZADO

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar por Portugal e onde se hospedar em Portugal é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.