Pesquisar
Close this search box.

Roteiro completo de 4 dias pela região de Salta e Jujuy

Roteiro completo de 4 dias pela região de Salta e Jujuy

Confira nosso roteiro completo de 4 dias pela região de Salta e Jujuy, províncias situadas na parte noroeste da Argentina.

Ainda não muito explorado pelos brasileiros, o Noroeste da Argentina é um destino que reserva paisagens naturais surpreendentes, povo acolhedor e comidas deliciosas! Visitar esse destino foi uma surpresa boa, e vou contar um pouquinho do meu roteiro por lá!

Neste post você vai encontrar informações sobre o nosso roteiro de 4 dias pela região de Salta e Jujuy, onde hospedar, o que fazer e como chegar.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

 

Dica importante: O seguro de viagens é importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto.

Como chegar em Salta e Jujuy?

As províncias de Salta e Jujuy estão localizadas na região noroeste da Argentina e os aeroportos mais próximos são o Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán que está localizado na cidade de Perico a 33 km de San Salvador de Jujuy (capital da província de Jujuy) e o   Aeroporto Internacional Martín Miguel de Güemes que está localizado a cerca de 7km da cidade Salta (capital da província de Salta).

Não há voos diretos para essas cidades saindo do Brasil, e a maior parte dos voos fará escala na capital argentina Buenos Aires. Importante saber que a maior parte dos voos que sai do Brasil rumo a Buenos Aires aterrissa no Aeroporto Internacional de Ezezia que é o aeroporto internacional de Buenos Aires, e os voos internos dentro do país costumam decolar do Aeroporto Aeroparque em Buenos Aires. Dessa maneira, é uma boa opção combinar a viagem do Noroeste Argentino com uma passadinha na capital do país!

Para se deslocar entre as cidades você pode optar por alugar um carro ou fazer os trajetos de ônibus e contratar os passeios a parte! As duas formas funcionam bem!

Deslocamentos de carro

Caso desejem ir de carro, recomendamos o aluguel pelo RENTCARS, que sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Nessa região, recomendo um aluguel de um carro 4×4. Outra dica para o aluguel de carros é que seja feito com antecedência, para evitar preços muito elevados na locação.

Deslocamentos de ônibus

É muito tranquilo viajar de ônibus por essa região e foi a forma como eu optei por me deslocar. Importante ter em mente que caso opte por se deslocar de ônibus, é mais confortável contratar os passeios a parte para levar aos principais pontos turísticos.

É possível comprar as passagens de ônibus com antecedência e observar os horários disponíveis através desse link AQUI.

Onde hospedar no Noroeste Argentino?

A escolha das cidades de hospedagem vai depender do que vocês pretendem visitar entre as províncias de Salta e Jujuy. Na minha viagem pelo Noroeste Argentino nos hospedamos em Salta e Tilcara. Essas foram as cidades que escolhemos como base para fazer nossos passeios por lá.

Vou detalhar melhor o que encontrar em cada cidade e opções de hospedagem por lá também!

Salta

Salta é a maior cidade da região e a que possui melhor infraestrutura hoteleira. Ela é uma cidade que possui um centro histórico que remete ao período colonial argentino, museus e várias construções bacanas. Vale a pena passar pelo menos um dia nessa cidade!

Vista do teleférico de Salta
Vista do teleférico de Salta

Nossa hospedagem

Passamos apenas uma noite em Salta, e, dessa forma, decidimos não investir tanto em hospedagem. Escolhemos a Posada La Casona para ficar, bem simples mas com boa localização. O atendimento foi impecável! Os donos fizeram de tudo para agradar e ajudar. O café da manhã é simples mas gostoso. Foram servidas medialunas com doce de leite! Delícia!

Uma cortesia que fizeram foi adiantar o café da manhã. Íamos sair às 07:00 h da manhã da pousada e o café só se iniciava às 08:00 h.  Os donos acordaram mais cedo e preparam o café às 06:00 h pra gente, muito fofos né?

Outras opções de hospedagem

Para quem quiser investir mais em hospedagem em Salta, a nossa dica é o Alejandro 1 hotel e o Hotel Salta.

Para quem não quer investir tanto e gosta de hostels, a nossa dica é o Coloria Hostel.

San Salvador de Jujuy

A cidade é a capital da província de Jujuy, mas é bem menor que Salta e tem menos estrutura também, entretanto, é um bom ponto de partida para fazer os passeios à cidade de Purmamarca (onde está a montanha de 7 cores), Humauaca (onde está a montanha de 14 cores) e as Salinas Grandes.

Tem vários tours que saem exatamente de San Salvador de Jujuy e que pode facilitar!

Algumas opções de hospedagem por lá: Hotel Altos de La Viña, Howard Johnson Plaza Jujuy.

Tilcara

Tilcara é uma cidade que fica na província de Jujuy, está localizada a cerca de 200 km de Salta e a cerca de 84 km de San Salvador de Jujuy. Ela é uma ótima opção de hospedagem pois fica próxima dos principais pontos turísticos da região como a cidade de Purmamarca (onde está a montanha de 7 cores), Humauaca (onde está a montanha de 14 cores) e as Salinas Grandes.

Centro Tilcara
Centro Tilcara

A cidade é um charme só, bem no estilo andino e possui muitas opções de hotéis e restaurantes. Nós nos hospedamos em Tilcara e adoramos! Vou contar um pouquinho da minha experiência por lá:

Nossa hospedagem

Em Tilcara, optamos por alugar uma casa pelo Airbnb. A casa era ótima e bem localizada, no entanto, por se tratar de cidade pequena e sem muita estrutura tivemos alguns problemas como: banho gelado (estava frio e a água não esquentava), a casa em si era bem fria (os aquecedores não esquentavam) e tinha um cheiro forte de gás que nem com o gás fechado saía. Em uma outra oportunidade na cidade escolheria um hotel para me hospedar!

Outras opções de hospedagem

Vi alguns hotéis por lá que fiquei com vontade de me hospedar em uma próxima visita a cidade. São eles: Al Sereno Hotel Panoramico e o Casa Colorada Hotel de Montana

Para quem curte hostel, também há opções na cidade como o Club Hostel Tilcara e o Hostal Antigua Tilcara.

Para mais opções de hotéis na Argentina em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

O que fazer em Salta e Jujuy?

Passear por Salta e seu belo centro colonial

Salta é uma cidade linda, com estilo colonial. Possui uma praça central e os principais pontos turísticos e restaurantes ficam localizados ao redor. Vale a pena visitar o Museu de Arqueologia de Salta . No Museu pode-se conhecer um pouco da cultura inca, ver objetos que eram oferecidos como sacrifícios aos deuses, além de poder ver as crianças que foram mumificadas devido ao frio há mais de 500 anos. Essas crianças foram encontradas nas cordilheiras e levadas para o museu.

A cidade também possui um teleférico de onde é possível avistar toda a cidade de Salta.

Para almoço em Salta, recomendamos o New Time Restobar. O mesmo fica na praça central. Há opções de massas, as tradicionais milanesas e até pescados. Uma dica importante: cuidado com o horário da siesta! Vários restaurantes fecham depois das 15 horas e só abrem de novo após as 20 horas. A noite vale a pena passear pela  rua La Balcare , cheia de bares e restaurantes!

Visitar o cerro de 14 colores em El Hornocal – Humahuaca

O cerro de 14 colores é simplesmente maravilhoso! O visual é lindo e bem surpreendente. Dica importante: é bom levar folha de coca para mascar no caminho e lá no alto pois muitas pessoas sofrem com o mal da altitude lá em cima e podem até desmaiar.

No final do passeio vale a pena visitar o centrinho de Humahuaca, uma cidade pequena mas que preserva os traços da arquitetura andina.

Como estávamos hospedados em Tilcara, contratamos um guia privado na própria cidade e fomos de carro conhecer o cerro de 14 colores. Pagamos cerca de 250 pesos/pessoa por esse passeio.

opções de tour que saem de Jujuy e podem ser reservados através desse link AQUI. Para aqueles que estiverem em Salta, há opções nesse link AQUI.

Cerro de 14 colores
Cerro de 14 colores

Visitar o cerro de 7 colores em Purmamarca

Na cidade de Purmamarca fica o cerro de 7 colores que também é lindo e merece ser visitado.

Vale a pena uma visita à cidade de Purmamarca. As ruas da cidade são de pedra e por lá não passam carros. Existe uma feira de artesanato, que funciona até a noite, excelente para comprar artesanatos locais e até mesmo os famosos xales andinos coloridos. Caso queiram jantar por lá, recomendamos o restaurante Bramasole. O restaurante oferece opções de milanesa, massas, empanadas e as famosas humitas (pamonhas).

Há ônibus saindo de Tilcara para visitar a cidade de Purmamarca. Para aqueles que estiverem em Jujuy há opções de tours privados através desse link AQUI. Para aqueles que estiverem em Salta, tem opções de tours nesse link AQUI.

Artesanatos em Purmamarca
Artesanatos em Purmamarca

Visitar as Salinas Grandes

As salinas grandes são nada mais nada menos que o deserto do sal argentino. O deserto do sal é lindo e impactante, possui um cenário bem diferente do que estamos acostumados! Vale a pena conhecer.

Para chegar até lá pegamos um ônibus de Tilcara até Purmamarca e fechamos o passeio para as Salinas em Purmamarca. O trajeto dura cerca de 1h e 3 minutos. Há algumas opções de passeios saindo de Salta como pode ser visto nesse link AQUI .

Deserto do sal argentino
Deserto do sal argentino

Conhecer a Vinícola DuPont

Essa é a vinícola mais famosa da Quebrada de Humahuaca. Está localizada em Maimará, no departamento de Tilcara e possuem as cepas Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Cabernet Franc. Os principais rótulos são: Pasacana, Punta Corral e Sikuri. Para visita guiada e tour pela vinícola entrem em contato por esse link AQUI.

Visitar o sítio arqueológico de Pukara em Tilcara

No sítio arqueológico de Pukara são encontradas ruínas do antigo povoado que lá habitava. O passeio vale a pena. Tem um guia que explica a história do antigo povo e além disso a paisagem é bem diferente. As montanhas são cercadas de cactus e ainda pode-se ver lhamas e alpacas. A entrada no parque custava cerca de 150 pesos por pessoa quando visitamos.

Pukara
Sitio Arqueológico de Pukara

Passear pelo centrinho fofo de Tilcara

A cidade de Tilcara é uma delícia e nos faz imergir totalmente nesse ambiente andino. Caso queiram comer por lá, temos algumas indicações:

La Chacana : Restaurante com um ambiente super agradável, tem wifi e o você pode colorir os jogos americanos enquanto aguarda seu pedido. Recomendo as empanadas de carne de lhama e de queijo com quinoa. Deliciosas!

El Molle: Ótima opção para tomar café da manhã, pois contém desde pães e ovos mexidos até as tradicionais media-lunas, empanadas e os famosos chocolate-quente conhecidos como submarinos.

El Puente Café Resto Bar.O restaurante é super agradável, e, se estiver quente, vale a pena ficar nas mesas ao ar livre. Para comer há opções de pizza, milanesas e até hamburguer de carne de lhama.

Roteiro de 4 dias por Salta e Jujuy?

Primeiro dia – Salta

Passeio pelo centrinho de Salta, visita ao  Museu de Arqueologia de Salta  e subida no teleférico da cidade para apreciar a vista.

Segundo dia – El Hornocal – Humahuaca

Visita ao cerro de 14 colores e passeio pelo centrinho de Humahuaca.

Terceiro dia – Purmamarca e Salinas Grandes

Seguir rumo ao deserto sal, ver o cerro de 7 cores e a feirinha fofa de Purmamarca.

Quarto dia  – Tilcara e vinícola DuPont

Visitar o sítio arqueológico de Pukara, passear por Tilcara e conhecer a vinícola DuPont.

ROTEIRO PERSONALIZADO

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar na Argentina e onde se hospedar na Argentina é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

 

 

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.