O que fazer em Montevidéu? Dicas e roteiro da capital Uruguaia

O que fazer em Montevidéu? Dicas e roteiro da capital Uruguaia

Saiba o que fazer em Montevidéu, capital uruguaia, fundada em 1724, que fica às margens do famoso Rio da Prata, rio este que divide o Uruguai e a Argentina. A população da cidade é de cerca de 1.5 milhões de pessoas, aproximadamente metade da população nacional, sendo a maior do país. A capital uruguaia ainda ostenta o título de 2019 de cidade com melhor qualidade de vida na América Latina, título que a cidade possui desde 2005.

A capital uruguaia atrai cada dia mais brasileiros devido a sua proximidade do Brasil e ainda por estar próxima de destinos como Punta del Este e Colônia del Sacramento.

Nós adoramos conhecer Montevidéu. É uma capital segura, organizada, com uma orla para o rio do Prata deliciosa, e passar um ou dois dias por lá vale muito a pena. Nós ficamos um dia em Montevidéu e foi possível conhecer as principais atrações turísticas da cidade.

Para saber mais sobre a nossa viagem pelo Uruguai, você pode seguir os links dos nossos outros destinos: Punta del Diablo, Cabo Polonio, Parque Nacional de Santa Teresa, Colonia del Sacramento e Carmelo e Punta del Este.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Como chegar em Montevidéu?

Avião

Uma das principais formas de se chegar em Montevidéu do Brasil é voando. A cidade de Montevidéu recebe a maior parte dos voos de quem visita o Uruguai. Entre as companhias aéreas brasileiras que operam voos até Montevidéu, podemos citar a Gol Airlines, a Azul e Latam Airlines.

Ferry boat

Outra forma bastante comum de se chegar até Montevidéu é através dos ferry boats que fazem a travessia do rio da Prata de Buenos Aires (capital da Argentina), em um percurso de pouco mais de 2 horas de duração. A empresa que opera os ferry boats que fazem o trajeto de Buenos Aires a Montevidéu é a Buquebus, e os barcos possuem um free-shop para quem quiser fazer compras.

Dessa forma, caso você encontre uma promoção de passagens para Buenos Aires, você pode usar a cidade como porta de entrada para chegar em Montevidéu.

Carro

Para se deslocar de Montevidéu a Punta del Este ou a Colonia del Sacramento, alugar um carro é uma boa opção. Na minha opinião a melhor forma de se deslocar pelo Uruguai é utilizando o carro. Como as distâncias a serem percorridas são pequenas e as estradas em geral são boas e seguras, de carro você tem maior flexibilidade para se locomover além de aproveitar a viagem admirando as belas paisagens pelo caminho, fazendo um roteiro com mais conforto e tranquilidade.

Para o aluguel de carros no Uruguai, recomendamos o RENTCARS, que sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo. Outra dica para o aluguel de carros é que o mesmo seja feito com antecedência, principalmente se a viagem for no verão, para evitar preços muito elevados na locação. E por fim, vale considerar que o pagamento seja feito no Uruguai com cartão de crédito, pois no país existe o desconto do IVA para estrangeiros, que chega a até 20% do valor total. Mais detalhes AQUI.

O GetYourGuide oferece alguns tours privados para fazer um bate e volta em Punta del Este ou em Colonia del Sacramento a partir de Montevidéu. Caso tenham interesse, é só clicar nesse link AQUI.

Apesar de muitas pessoas fazerem um bate e volta em Punta del Este e em Colonia del Sacramento a partir de Montevidéu, eu recomendo passar pelo menos uma noite nas cidades e explorá-las com calma. Nesse post AQUI e AQUI contamos tudo que fizemos em Punta del Este e em Colonia del Sacramento.

Montevidéu
Montevidéu

Seguro de viagens

O seguro de viagens não é obrigatório para viajar para o Uruguai. No entanto, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para o Uruguai.

O que fazer em Montevidéu?

Nossa passagem por Montevidéu foi rápida mas foi intensa! Em um dia conseguimos explorar bem a capital uruguaia e vamos contar pra vocês o que fizemos. Se tivesse mais um dia em Montevidéu poderia ter entrado em algum museu, conhecido mais algum restaurante bacana e desfrutado da cidade com mais calma. Dessa forma, acho dois dias um tempo ideal para passar em Montevidéu.

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Plaza de Independencia

Nosso passeio em Montevidéu começou pela praça mais importante de Montevidéu, a Plaza de Independencia. Essa praça separa o centro de Montevidéu da Ciudad Vieja. Ao redor da praça está localizado o Palácio Salvo (que já foi considerado o prédio mais alto da América do Sul), o Museu da Casa do Governo e o Teatro Sólis.

É possível fazer uma visita guiada ao Palácio Salvo e conhecer seus ambientes, além de chegar no alto e poder ter uma vista incrível da Plaza de Independencia. As visitas guiadas pelo palácio Salvo tem um custo de 250 pesos por pessoa, e para consultar os horários de visitação é só clicar nesse link AQUI.

Para conhecer o Teatro Sólis, você pode fazer uma visita guiada pelo teatro mais famoso de Montevidéu, ou ainda assistir a um espetáculo que possa estar em cartaz. As visitas guiadas no Teatro Sólis tem um custo de 90 pesos uruguaios por pessoa, e para saber mais sobre os horários de visitação e sobre as programações em cartaz no teatro é só clicar nesse link AQUI.

Teatro Sólis Montevidéu
Teatro Sólis Montevidéu

Na Plaza de Independencia está ainda o Mausoléu de José Artigas (considerado o herói da independência uruguaia) e um monumento equestre em homenagem a ele.

Monumento Jose ortigas montevidéu
Monumento em homenagem a José Artigas

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência. Nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Ciudad Vieja

Após caminhar pela Plaza de Independencia e seu entorno, seguimos andando em direção à Puerta de la Cidadela, um muro construído pelos espanhóis para separar a entrada para a Citadela, bairro que hoje é conhecido como Ciudad Vieja.

Porta de La Ciutadela Montevidéu
Porta de La Ciutadela Montevidéu

Após adentrar a Puerta de la Cidadela, caminhamos pela rua fechada Peatonal Sarandí. É uma rua em que só passam pedestres, cheia de lojas, restaurantes.

É na Ciudad Vieja, mais especificamente na rua Ituzaingó que está localizado o café mais antigo de Montevidéu, fundado em 1877, conhecido como Café Brasileiro. Vale a pena fazer um pit stop por lá, e provar as deliciosas media-lunas acompanhadas de um cafezinho!

Uma outra parada na Ciudad Vieja para quem desejar fazer umas comprinhas é a loja Manos del Uruguay. Além de ser uma loja com roupas belíssimas e de ótima qualidade, trata-se de uma organização sem fins lucrativos que promove o trabalho de artesãs das áreas rurais do Uruguai. Comprei algumas peças em linho e tricot maravilhosas! Na Ciudad Vieja, a loja se localiza na rua San José 1111, mas há outras unidades espalhadas por Montevidéu e pelo Uruguai em geral.

Caso deseje fazer um tour guiado por toda a Ciudad Vieja em Montevidéu, o GetYourGuide oferece alguns passeios. É só clicar nesse link AQUI e conferir.

Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto está localizado na Ciudad Vieja em Montevidéu, no final da rua fechada Peatonal Sarandí, próximo a Plaza Zabala. Adoro conhecer mercados nas cidades em que visito, e em Montevidéu não poderia ser diferente! O mercado é bem bacana cheio de restaurantes dentro e ao redor.

Um dos programas no mercado é sentar em algum banquinho e observar os uruguaios preparando as famosas parriladas: churrasco dos uruguaios com vários tipos de carne preparados juntos na grelha (carne vermelha, linguiça, frango, etc). Você pode escolher um restaurante e aproveitar para se deliciar com a famosa carne uruguaia, bebendo o famoso Medio y Medio, uma bebida que mistura vinho e espumante.

Confesso que nossa experiência no Mercado del Puerto não foi muito boa. Escolhemos o restaurante Estancia del Puerto que ficava dentro do mercado para provar a carne uruguaia. Fomos muito mal atendidos, o cheiro de carne e a fumaça dentro do mercado estavam muito fortes.

Em uma próxima ida ao mercado, escolheria um restaurante localizado no lado de fora do mercado, pois acredito que a fumaça e o cheiro de churrasco sejam mais fracos.

Ao lado do mercado há várias lojinhas para comprar algum souvenir ou lembrancinha do Uruguai.

Pelas ruas de Montevidéu
Pelas ruas de Montevidéu

Passear pela Rambla

Saímos do mercado e fomos passear na Rambla. A avenida, a principal de Montevidéu e que margeia o rio do Prata é deliciosa! Na nossa caminhada percorremos os bairros de Punta Carretas, Pocitos e Buceo, todos às margens do Prata, e foi uma delícia ver muitas pessoas caminhando e praticando esportes.

Nós seguimos caminhando na Rambla até a região de Pocitos onde está o famoso letreiro de Montevidéu. O letreiro está localizado na Rambla República del Perú, próximo ao número 1.500, e como boa turista que sou não poderia deixar de tirar a foto típica com as letras não é mesmo?

No final do nosso dia por Montevidéu aproveitamos para ver o pôr do sol no rio da Prata da Rambla e escolhemos um restaurante gostoso para jantar por lá. O escolhido foi o Che Montevideo! Fomos muito bem atendidos, comemos um peixe grelhado com saladas bem gostoso, e recomendo o restaurante!

Rambla em Montevidéu
Rambla em Montevidéu

Conhecer a Bodega Bouza

Muitas pessoas aproveitam a estadia em Montevidéu para visitar a Bodega Bouza, uma vinícola maravilhosa localizada a cerca de 30 minutos da capital uruguaia. Na vinícola é possível desfrutar de um tour com degustação de vinhos tintos e brancos, além de almoço.

Além disso na Bodega Bouza há um acervo de carros antigos expostos. Para os amantes de carros antigos pode ser mais um motivo para conhecer a vinícola.

É possível chegar até a Bodega Bouza de carro ou até mesmo de taxi. Se quiserem alugar um carro, nós recomendamos a RENTCARS. Caso queira fazer um passeio privado o GetYourGuide oferece algumas opções que podem ser conferidas nesse link AQUI.

Infelizmente como passamos apenas um dia em Montevidéu não foi possível conhecer a Bodega Bouza, mas já está na minha lista para uma próxima ida ao Uruguai.

Onde ficar em Montevidéu?

Os dois melhores bairros para se hospedar em Montevidéu são os bairros de Pocitos e de Punta Carretas. Punta Carretas é um bairro de classe média alta, onde há vários restaurantes, ruas tranquilas e agradáveis, além do shopping Punta Carretas, considerado o melhor shopping de Montevidéu.

Pocitos é um bairro mais tradicional, mas também com bons restaurantes, próximo a orla do rio do Prata e bem agradável.

Nós nos hospedamos em Punta Carretas em um hotel que achamos excelente! O BIT Design Hotel possui quarto sofisticados, ótima localização e atendimento impecável! A região em que ele está é uma delícia! Em uma próxima ida a Montevidéu me hospedaria novamente nesse hotel.

Há várias opções de hotéis em Montevidéu nas regiões de Pocitos e Punta Carretas, desde os mais simples até os mais luxuosos. Abaixo vou dar algumas dicas de hospedagem em Montevidéu para quem procura um melhor custo benefício ou para quem quer investir mais em hospedagem.

Caso queira se hospedar próximo ao centro histórico e a Ciudad Vieja em Montevidéu e ficar mais próxima dos pontos turísticos, nossas sugestões são: Ibis Montevidéu, Radisson Montevideu Vitoria Plaza e o Smart Hotel Montevideu.

Para mais opções de hotéis em Montevidéu em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Plaza de Independencia Montevidéu
Plaza de Independencia Montevidéu

Roteiro personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, onde comer, como se deslocar pelo Uruguai e onde se hospedar no país é só entrar em contato com a gente através do contato@melevamundo.com.br ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!