Bamberg na Alemanha: nosso roteiro de 1 dia na cidade

Bamberg na Alemanha: nosso roteiro de 1 dia na cidade

Bamberg na Alemanha é uma daquelas cidades bem fofas, localizada no sul do país e muito famosa pela tradição e cultura cervejeira! É considerada Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1993 e é famosa por produzir a cerveja defumada, conhecida como Rauchbier. Se você estiver no sul da Alemanha inclua Bamberg no seu roteiro!

Estávamos hospedados em Nuremberg, e devido à proximidade geográfica de Bamberg a Nuremberg (apenas 50 minutos de trem), resolvemos passar um dia na cidade! Vou contar o que fizemos por lá nesse post!

Nesse post vamos contar pra vocês como chegar em Bamberg, o que fazer em Bamberg e onde hospedar em Bamberg.

Para saber mais sobre a nossa viagem pela Alemanha é só acompanhar nossos posts de Nuremberg, Hamburgo, Munique e tudo sobre a Oktoberfest em Munique.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Tenha todas as informações sobre sua viagem em um só lugar! Criamos vários roteiros exclusivos para deixar sua viagem ainda mais perfeita e sem perrengues. Clique nesse LINK e saiba mais.

Como chegar em Bamberg?

A cidade de Bamberg fica localizada no sul da Alemanha, a aproximadamente 3 horas de trem da famosa Munique, além de estar bem próxima de Nuremberg, há uma distância de 50 minutos da cidade.

Há várias formas de se chegar em Bamberg, e vamos detalhá-las para vocês:

Admirando os canais em Bamberg
Admirando os canais em Bamberg

Trem

O trem é um meio de transporte utilizado por toda a Alemanha e, dessa forma, vale muito a pena se deslocar pelo país utilizando os trens. O transporte por trens é seguro, confortável, pontual e pelo caminho ainda é possível admirar as belas paisagens. Recomendo!

Nós chegamos em Bamberg vindo de Nuremberg, e fizemos um bate e volta na cidade a partir de Nuremberg, assim como grande parte dos turistas fazem. A viagem dura cerca de 50 minutos, e há horários o dia todo, e a passagem custa cerca de 20 euros, para o trajeto de ida e volta.

Para consultar horários de trens e valores por toda a Alemanha é só clicar no site da Deutsche Bahn, nesse link AQUI.

Avião

Bamberg não possui aeroporto, e o aeroporto mais próximo da cidade fica em Nuremberg, a 46 km de distância. O aeroporto de Nuremberg conhecido Albecht Dürer de Nuremberg, recebe voos domésticos e internacionais.

Saindo do Brasil, as principais companhias aéreas que operam voos até Nuremberg são a Lufthansa, KLM, Air France, e a Swiss Airlines, no entanto, esse aeroporto é bem famoso por operar voos de companhias aéreas low cost, como Ryanair, AirBerlim e Vueling. Dessa forma, caso você esteja viajando pela Europa, esse aeroporto pode ser uma boa pedida para chegar na região da Bavária.

Para ir do aeroporto de Nuremberg até Bamberg, você pode pegar um taxi, alugar um carro, ou até ir de trem, passando pela Estação Central de Nuremberg.

Carro

Muitas pessoas optam por conhecer a Alemanha de carro, e poder aproveitar um pouco das suas incríveis autoestradas, mas conhecidas como Autobahns. As estradas na Alemanha são famosas pois em parte delas não existe limite de velocidade. Para os amantes de carro e velocidade pode ser um passeio certeiro.

Para o aluguel de carros na Alemanha, recomendamos a RENTCARS, pois ela sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo.

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens é obrigatório para viajar para a Europa. Dessa maneira, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a Alemanha.

Caso queiram descontos para fechar o seguro de viagens, é só usar o nosso CUPOM MELEVAMUNDO5 e além dó ótimo preço, vocês ainda conseguem um desconto de 5% no valor do seguro!

O que fazer em Bamberg?

Em um dia é possível explorar bem a cidade de Bamberg, mas quem quiser curtir a cidade com calma, desbravando cada cantinho, provando as várias cervejas artesanais que tem por lá, recomendo ficar pelo menos uns dois dias.

A melhor forma de conhecer Bamberg é caminhando, pois a cidade é toda plana, e muito gostosa para andar a pé, e, foi assim que passeamos por lá. Aproveitamos a fama de ser uma cidade pólo cervejeiro na Alemanha, e logo na chegada, paramos em uma das lojas de cerveja que vimos pelo caminho e, dessa forma, compramos uma cerveja local. A escolhida foi a Aecht Schlenkerla Rauchbier, a famosa cerveja defumada de Bamberg. Tem coisa melhor que fazer turismo bebendo cerveja?

Caso vocês desejem fazer um tour guiado para conhecer a Bamberg, o GetYourGuide oferece algumas opções de passeios, é só clicar nesse link AQUI.

Vou contar para vocês o que tem de legal para se conhecer em Bamberg.

Conhecer a Ponte Kettenbrücke

Essa é a ponte dos cadeados do amor, e você vai passar por ela ao se dirigir da Estação Central de Bamberg para o centro histórico da cidade. Bamberg é toda rodeada por canais, e é considerada por muitos como uma pequena Veneza, dessa forma, essa é apenas uma das pontes pelas quais vai passar ao conhecer a cidade.

Ponte dos cadeados - Bamberg
Ponte dos cadeados – Bamberg

Passear pela Maximilian Platz

Essa é a praça em que são realizados os mercados de natais de Bamberg. Uma gracinha, e caminhando da Ponte Kettenbruke por 3 minutos você já chegará na Maximilian Platz.

Maximilian Platz Bamberg
Maximilian Platz Bamberg

Altes Rathaus

Caminhando por cerca de 5 minutos da Maximilian Platz, a próxima parada é para conhecer o belíssimo prédio da antiga prefeitura de Bamberg, conhecida como Altes Rathaus.

A fachada da prefeitura é linda, toda cheia de pinturas. Ela possui um arco, e, dessa forma, ao atravessar esse arco você chegará no centro histórico de Bamberg.

Rathaus Bamberg
Rathaus Bamberg

Domplatz

Essa é a praça principal de Bamberg, nela estão localizadas várias atrações importantes da cidade, como a catedral, o Neue Resindez e o Alte Hofhaltung. A praça está localizada a 5 minutos de caminhada da Altes Rathaus.

Bamberg Dom

Essa é a catedral de Bamberg que é belíssima, possui 4 torres e tem ainda um estilo gótico. Dentro dessa catedral está a sepultura do Papa Clemente II, um papa alemão e que era bispo de Bamberg. Lá também está localizada a sepultura do imperador romano-germânico Henrique II.

O imperador Henrique II foi quem ordenou a construção da Catedral de Bamberg no ano 1002.

Neue Residenz

Esse é um palácio do século 17 que possui mais de 40 salas com móveis da época, tetos decorados e até um jardim de rosas.

A entrada nos jardins é gratuita, mas para entrar no palácio é cobrado um valor de 6 euros para adultos maiores de 18 anos. O palácio fica aberto diariamente das 09:00 h às 18:00 h, de abril a setembro e das 10:00 h às 16:00 h de março a outubro. Para mais informações é só consultar esse site AQUI.

Economize tempo nas filas

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência, dessa forma, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Alte Hofhaltung

Essa é a antiga residência dos bispos de Bamberg, dos séculos 15 e 16 e hoje abriga o Museu Histórico de Bamberg.

A entrada no Museu custa 7 euros por adulto, e de abril a novembro, ele abre de terças a domingos, de 10:00 h às 17:00 h. De novembro a março o museu só abre para exposições especiais. Para mais informações, é só clicar nesse link AQUI.

Obstmarkt

A região do Obstmarkt é cheia de cafés, restaurantes e uma ótima pedida para se fazer uma refeição em Bamberg, tomar um café e até mesmo provar uma torta alemã. A minha sugestão é provar a deliciosa Kasekuchen, uma torta de queijo alemã que eu simplesmente AMO! (fiquei com vontade)

Nós visitamos o Café Riffelmacher e provamos a Kasekuchen que estava MARAVILHOSA! Recomendo!

Monastério de Michaelsberg

O Monastério de Michaelsberg foi fundado em 1015 a mando do imperador Henrique II, e representa uma belíssima e imponente construção de Bamberg, localizado na parte mais alta da cidade.

O interior do monastério está sendo restaurado, e, dessa maneira,  não foi possível visita-lo, no entanto, vale muito a subida até os seus jardins. A vista de Bamberg lá do alto é simplesmente incrível, além dos jardins serem maravilhosos também!

Monastério de Michaelsberg Bamberg
Monastério de Michaelsberg Bamberg

Fábrica da Schlenkerla

Encerramos o nosso dia em Bamberg visitando a Schlenkerla, a fábrica da famosa cerveja defumada, conhecida como RauchBier.

Rauchbier Bamberg
Rauchbier Bamberg

Origem da cerveja defumada

Existem várias teorias sobre as origens da cerveja defumada. Algumas muito criativas e outras um tanto quanto estranhas, e dessa maneira, a maioria pode ser considerada como fábula ou conto de fadas.

Os sumérios e os babilões já conheciam a arte de fazer cerveja, que anos mais tarde foi aperfeiçoada pelas tribos alemães na época do império romano. O processo básico de produção de cervejas naquela época era similar ao de hoje – com as diferenças nos instrumentos técnicos. O malte sempre teve que ser seco. No passado, além da secagem ao sol, tarefa difícil na Europa Norte e Central, só existia uma outra maneira de secar os grãos, que seria secar o malte na fogueira. Dessa maneira, era inevitável que a fumaça penetrasse nos grãos de malte, e, dessa forma desse o sabor defumado ao mesmo.

A partir de avanços tecnológicos ao longo dos séculos foi possível secar o malte indiretamente sem a utilização de fogueiras e consequentemente, sem o sabor de defumado. Enquanto essa nova tecnologia se tornava mais barata e adequada para produção em massa, quase todas as antigas secagens com fumaça desapareceram. No entanto, a Aecht Schlenkerla Rauchbier preservou a antiga tradição cervejeira de defumar os grãos de malte em Bamberg até os dias de hoje. Por essa razão, na verdade, você está degustando um pequeno pedaço da história da cerveja a cada gole tomado.

Cerveja defumada - Bamberg.
Cerveja defumada – Bamberg. Servidos?

Na fábrica da cerveja defumada

A cerveja defumada tem gosto de bacon, bem diferente, mas adorei, e, por essa razão acredito que vale muito a pena conhecer a cervejaria! Como ela vive lotada, você pode ter que esperar um pouco do lado de fora, e até mesmo ter que dividir a mesa com alguém, entretanto considero parada obrigatória no roteiro para os amantes de cerveja como nós!

Para mais informações sobre a fábrica da cerveja defumada em Bamberg, conhecida como Schlenkerla é só clicar AQUI.

Chip de Celular

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante, dessa maneira, nós não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Onde hospedar em Bamberg?

A melhor região para se hospedar em Bamberg é próximo ao centro histórico, pois é lá que estão a maioria das atrações da cidade, dessa forma, você consegue fazer praticamente tudo a pé, inclusive se deslocar até a Estação Central de Trens, caso deseje fazer algum bate e volta em alguma cidade próxima.

Para quem quiser hospedagens com um bom custo benefício em Bamberg, nossas sugestões são: Hotel Nacional, Hotel Weierlich e o Ibis Styles Bamberg.

Caso desejem investir em hospedagens em Bamberg, nossas sugestões são: Best Western Hotel Bamberg, Romantik Hotel Messeschmitt e o Hotel Nepomuk.

Para mais opções de hotéis em Bamberg em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Roteiro Personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pela Alemanha e onde se hospedar na Alemanha é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

 

 

 

2 respostas

  1. Adorei seus comentários sobre. Bamberg, cidade encantadora e pouco visitada por. brasileiros …Sucesso para vocês !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.