Hamburgo na Alemanha: Dicas e Roteiro de 3 dias pela cidade

Hamburgo na Alemanha: Dicas e Roteiro de 3 dias pela cidade

Saiba tudo sobre Hamburgo na Alemanha, a segunda maior cidade do país, localizada no norte e considerada uma cidade bastante elegante. Hamburgo é toda cercada por canais, possui uma arquitetura belíssima e é uma cidade agradabilíssima.

Na minha opinião os brasileiros subestimam Hamburgo, e não colocam a cidade quando montam o roteiro pela Alemanha. Depois da minha visita, Hamburgo se tornou uma das minhas cidades queridinhas do mundo, e, por isso recomendo muito visitá-la!

Hamburgo é linda, moderna, cheia de vida, e, é uma daquelas cidades para se visitar mais de uma vez, e a cada nova visita descobrir um novo cantinho especial.

Nesse post vamos contar pra vocês como chegar em Hamburgo, o que fazer em Hamburgo, nosso roteiro de 3 dias pela cidade, onde comer em Hamburgo e onde se hospedar em Hamburgo.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Para saber mais sobre a nossa viagem pela Alemanha é só acompanhar nossos posts de Bamberg, Nuremberg, Munique e tudo sobre o a Oktoberfest em Munique

Como chegar em Hamburgo?

A cidade de Hamburgo fica localizada no norte da Alemanha, a aproximadamente 2 horas de trem da capital Berlim, além de estar bem próxima da fronteira da Alemanha com a Dinamarca, inclusive nós fomos de Hamburgo até Copenhague na Dinamarca de ônibus, e conto mais sobre essa nossa experiência nesse post AQUI.

Hamburgo
Hamburgo

Há várias formas de se chegar em Hamburgo, e vamos detalhá-las para vocês:

Trem

O trem é um meio de transporte utilizado por toda a Alemanha e, dessa forma, vale muito a pena se deslocar pelo país utilizando os trens. O transporte por trens é seguro, confortável, pontual e pelo caminho ainda é possível admirar as belas paisagens. Recomendo!

Nós chegamos em Hamburgo vindo de Nuremberg, pois estávamos hospedados por lá (Leia tudo sobre Nuremberg nesse post AQUI). Nós optamos por fazer esse trajeto de trem, e a viagem foi ótima, com duração aproximada de 5 horas.

Compramos uma passagem de trem de primeira classe e o trajeto foi bastante tranquilo e confortável, e, considero assim, que valeu muito a pena.

Para consultar horários de trens e valores por toda a Alemanha é só clicar no site da Deutsche Bahn, nesse link AQUI.

Avião

Hamburgo possui um aeroporto internacional conhecido como Aeroporto de Hamburgo, que está localizado a cerca de 8 km do centro da cidade. Não existem voos diretos saindo do Brasil, as principais companhias aéreas que operam voos até Hamburgo são a Lufthansa, KLM, Air France, Latam Airlines e TAP Airlines, que fazem escalas em seus respectivos hubs.

Como ir do aeroporto de Hamburgo até o centro da cidade

Ao chegar no aeroporto, você pode pegar um trem que parte a cada 20 minutos rumo à Estação Central de Hamburgo, mais conhecida como Hauptbanhof. O trajeto dura aproximadamente 25 minutos e os trens saem dos terminais 1 e 2 do aeroporto, e a passagem tem um custo de 3,20 euros.

Outra opção para chegar ao centro de Hamburgo do aeroporto é utilizando os ônibus. As principais linhas de ônibus que fazem o trajeto do aeroporto para o centro são: 274, 292, 39s e a linha 606, e as passagens tem um custo de 3,30 euros.

Caso esteja com muitas malas, ou chegue na cidade tarde pela madrugada, a nossa sugestão é que vocês utilizem o serviço de taxi. O trajeto aeroporto-centro dura aproximadamente 20 minutos e os preços se situam na faixa de 20 euros.

Ônibus

Uma outra forma de se chegar em Hamburgo é utilizando o transporte de ônibus. Caso você estejam na Dinamarca, por exemplo, pode chegar até a cidade utilizando ônibus. Nós fizemos o trajeto contrário, e fomos de Hamburgo até Copenhague de ônibus.

A vantagem de utilizar os ônibus nos trajetos entre países na Europa são os preços mais baixos, entretanto, não se trata de um trajeto muito confortável, e pode ser bem cansativo. Caso deseje conforto, nossa sugestão é utilizar os trens ou avião. Nós utilizamos os ônibus da Companhia FlixBus e para horários e valores, é só consultar esse link AQUI.

Carro

Muitas pessoas optam por conhecer a Alemanha de carro, e poder aproveitar um pouco das suas incríveis autoestradas, mas conhecidas como Autobahns. As estradas na Alemanha são famosas pois em parte delas não existe limite de velocidade. Para os amantes de carro e velocidade pode ser um passeio certeiro.

Para o aluguel de carros na Alemanha, recomendamos a RENTCARS, pois ela sempre tem boas opções de preço e conta com as maiores franquias de aluguel do carro do mundo.

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens é obrigatório para viajar para a Europa. Dessa maneira, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a Alemanha.

Caso queiram descontos para fechar o seguro de viagens, é só usar o nosso CUPOM MELEVAMUNDO5 e além dó ótimo preço, vocês ainda conseguem um desconto de 5% no valor do seguro!

O que fazer em Hamburgo?

Passeio de barco pelo Alster

O passeio de barco pelo lago artificial do Alster é uma delícia, e é uma boa forma de começar o tour pela cidade Hamburgo, pois consegue-se ter uma visão geral da cidade, suas belas casas e seus canais. Hamburgo é considerada por muitos a “Veneza alemã”, devido a quantidade de canais que a cercam.

Vista do Alster em Hamburgo
Vista do Alster em Hamburgo

O trajeto de barco dura cerca de 1 hora e, os barcos saem do cais central da cidade, na Jungfernstieg. Aproveite o passeio de barco para degustar a típica cerveja hamburguense: a Ratshern. Caso deseje adquirir o seu ingresso com antecedência, é só clicar AQUI.

Alster em Hamburgo
Nosso acompanhamento do passeio pelo Alster

Caminhar pelo centro histórico da cidade

O centro histórico de Hamburgo fica próximo ao cais da Jungfernstieg e, essa, inclusive é a principal avenida da cidade, cheia de lojas bacanas e restaurantes. Aproveite o passeio pela região para observar o belíssimo prédio da prefeitura, conhecido como RatHaus.

Rathaus em Hamburgo
Rathaus em Hamburgo

Como visitamos Hamburgo em outubro, no dia em que fizemos o passeio pelo centro histórico estava tendo uma mini Oktoberfest na rua com música ao vivo. Paramos, degustamos uma cerveja ao som de música alemã e foi uma delícia!

Mini Oktoberfest em Hamburgo
Mini Oktoberfest em Hamburgo

Ir ao Fish Market no domingo

Nossa estadia em Hamburgo foi milimetricamente planejada para que estivéssemos em um domingo por lá! Isso porquê queríamos muito ir ao Fish Market no domingo!

Todos os domingos, bem cedo pela manhã (por volta das 06:00 h), os alemães vão ao Fish Market no porto tomar café da manhã regado a cerveja, Fish Brotchen (pão recheado com peixe empanado e molho), ao som de música ao vivo. Muitos jovens vão para o mercado direto da balada, e dessa forma, achei o programa a cara dos brasileiros! Adorei.

Fish Market em Hamburgo
Observando o FishMarket domingo de manhã…

Saia do mercado e vá passear na feirinha que tem lá perto, às margens do porto. Na feirinha o pessoal dos containers fica leiloando sacolas de frutas, cestas de chocolates milka, entre outros. É bem engraçado, vale a pena assistir um pouco, além de ser possível também comprar souvenirs e roupas no entorno.

Curtir a Strand St. Pauli

A praia dos hamburguenses se chama Elbstrand e é muito frequentada principalmente no verão. Nós não fomos na praia, mas conhecemos o Strand St. Pauli, um bar na praia que possui areia artificial e fica às margens do rio Elba. No dia em que visitamos a Strand St. Pauli o céu estava azul, e apesar do frio foi uma delícia! Caso visitem a cidade no verão, considero a parada obrigatória! Não deixem de pedir um AperolSpritz!

StrandPauli em Hamburgo
StrandPauli em Hamburgo

Visitar o túnel Sankt Pauli Elbitunnel

O túnel Sankt Pauli Elbitunnel fica sob o rio Elba e, no passado tinha o objetivo de conectar dois bairros importantes que eram separados pelo rio. Considero uma atração imperdível em Hamburgo, pois é uma obra de engenharia incrível! O túnel possui uma característica cúpula de cobre e uma torre de pedra em art noveau em sua entrada, e, dessa maneira é muito lindo!

Conhecer a St. Michaels Kirche

Essa é a igreja mais famosa de Hamburgo, e, dessa maneira, também considero uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade. Além de linda, é possível subir na torre da igreja por 5 euros e apreciar uma bela vista da cidade de Hamburgo.

Visitar o Warehouse District

O Ware House é conhecido como SpeicherStadt e é o maior bairro de armazéns do mundo. Os armazéns são construídos sob alicerces de madeira, e estão todos cercados por belos canais hamburguenses! Muito interessante!

Warehouse district em Hamburgo
Warehouse district em Hamburgo

Conhecer a Elbphilharmonie

A Elbphilharmonie é uma sala de concertos que foi construída em 2017 em Hamburgo e tem uma arquitetura de tirar o fôlego, e dessa maneira, é parada obrigatória na cidade! É possível subir gratuitamente na casa e observar Hamburgo do alto. Para subir você passa por uma escada rolante curva muito interessante! Não deixem de conhecer!

Elbphilarmonie em Hambrugo
Elbphilarmonie em Hambrugo

Passear pelas ruas de compras MonckebergStrasse e a Neuer Wall

Essas são ruas de compras famosas em Hamburgo, pois abrigam marcas e grifes chiquérrimas. Vale a pena passear por lá!

Curtir a Repperbahn

A Repperbahn é considerada como o distrito vermelho de Hamburgo. Por lá se concentram os melhores bares de Hamburgo e a região é bem movimentada a noite! Durante o dia é possível visitar lojas que vendem produtos mais diferentes, alternativos eu diria!

Economize tempo nas filas

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência, dessa forma, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Roteiro de 3 dias em Hamburgo

Nós passamos 3 dias em Hamburgo e achei um tempo bacana, mas se tivesse mais dias, passearia mais pela cidade sem rumo, conhecido cantinhos, restaurantes e descansando. Entretanto, caso deseje conhecer os principais pontos turísticos, recomendo ficar de 2 a 3 dias na cidade, e incluir o final de semana para curtir o domingo no mercado de peixes.

Nosso roteiro foi assim:

Dia 1 (Conhecendo o Alster e o entorno)

Chegamos em Hamburgo próximo a hora do almoço, e fomos logo almoçar próximos da beira do Alster. Nesse dia fizemos:

  • Passeamos pelo delicioso bairro residencial às margens do lago Alster;
  • Fizemos o passeio de barco pelo Alster
  • Conhecemos o centro histórico e caminhamos na Jungfernstieg

Dia 2 (Fish Market e região do porto)

O nosso segundo dia em Hamburgo foi um domingo, e começamos os trabalhos bem cedinho, às 06:00h da manhã e fomos tomar café da manhã no Fish Market. Depois aproveitamos para passear pela região do porto. Segue as atrações visitadas no nosso segundo dia:

  • Fish Market e a feirinha no entorno;
  • Strand Pauli;
  • Túnel Sankt Pauli Elbitunnel;
  • Michael`s Kirche;

Dia 3 (Região de Warehouse district, ruas de compras e Repperbahn)

O nosso último dia em Hamburgo foi destinado a conhecer a região de Warehouse, passear por ruas de compras e Repperbahn. Segue as atrações visitadas:

  • Warehouse District ou SpeicherStadt
  • Elbphilharmonie
  • Ruas de compras MonckebergStrasse e a Neuer Wall
  • Passeio por Repperbahn

Onde comer em Hamburgo?

Vamos dar algumas dicas de alguns restaurantes que fomos em Hamburgo e gostamos bastante. Quando chegamos em Hamburgo já tínhamos passado por mais de uma semana pelo sul da Alemanha, e dessa maneira, estávamos um pouco enjoados da comida alemã.

Por essa razão, optamos por comer outros tipos de comidas em Hamburgo, e, dessa forma, as dicas aqui serão de restaurantes com uma gastronomia mais internacional para fugir do tradicional alemão! Espero que gostem!

Henny’s

Esse foi um restaurante maravilhoso que conhecemos em Hamburgo, frequentado basicamente por locais, e localizado no delicioso bairro residencial chamado Winterhude na beira do Alster. Conhecemos o restaurante no almoço, e para entrada pedimos um sushi de pato que estava divino e como prato principal comemos uma massa com molho de tomate deliciosa. Recomendo o restaurante!

Henny's em Hamburgo
Nosso sushi de pato no Henny’s.

BlockBrau

Esse restaurante fica localizado próximo ao porto de Hamburgo, por isso é uma ótima opção para almoçar admirando a vista do porto. Nós escolhemos nosso assento no terraço do restaurante para apreciar a vista, e, dessa vez o menu foi fish and chips, acompanhado de cerveja, é claro.

BlockBrau em Hamburgo
BlockBrau em Hamburgo

GAO Kitchen

Esse é um restaurante especializado em culinária vietnamita e estava localizado bem próximo ao hotel em que estávamos hospedados (Crowne Plaza Hamburg City Centre), em uma ruazinha fofa, cheia de restaurantes para todos os gostos e estilos.

Nosso pedido no restaurante foi uma salada e um noodles, entretanto, a salada era de alga marinha, e dessa forma, não curtimos muitos. O noodles, entretanto, estava muito saboroso.

Restaurante Vietnamita em Hamburgo
Restaurante Vietnamita em Hamburgo

Peter Pane

Essa é uma hamburgueria, localizada na mesma ruazinha próxima ao nosso hotel (Crowne Plaza Hamburg City Centre). O lugar é lindo, com uma decoração bastante original. O hambúrguer é delicioso, mas o carro chefe da casa são as batatas doces fritas, simplesmente sensacionais!

Peter Pane em Hamburgo
Peter Pane em Hamburgo

Chip de Celular

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental, pois você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante. Dessa maneira, nós não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

Onde hospedar em Hamburgo?

A melhor região para se hospedar em Hamburgo é próximo ao centro histórico, e dessa forma, tenha como referência a praça que está localizada a Prefeitura, ou como os alemães chamam, a Rathaus. Nessa região estão a maior parte dos pontos turísticos, e você consegue fazer a maioria dos passeios a pé.

Outras regiões em que muitas pessoas ficam são a Neuestdat (onde está localizada a Elbphilharmonie ) e o bairro de Saint Pauli, ideal para aqueles que gostam de vida noturna agitada. Entretanto, essas duas regiões estão bem próximas do centro histórico, e é fácil se deslocar até lá caminhando.

Hospedagens em Hamburgo tem um valor alto, no entanto, caso não seja possível ficar exatamente no centro histórico, não é problema, pois é muito fácil se deslocar pela cidade, o transporte público funciona muito bem, e é uma cidade plana e muito agradável para se caminhar.

Nossa Hospedagem

O hotel em que nos hospedamos em Hamburgo não ficava exatamente no centro histórico, mas gostamos muito da localização. O Crowne Plaza Hamburg City Centre fica no bairro de St. Georg/Hohenfelde, a 200 metros do Alster e era excelente, pois os quartos confortáveis, café da manhã excepcional e como gostamos muito de caminhar, fizemos a maior parte dos passeios a pé. Recomendo bastante o hotel!

Outras opções de hospedagem

Caso desejem hotéis com um bom custo benefício em Hamburgo, nossas sugestões são: Ibis Hamburg City, Novum Hotel Hamburg e Junges Hotel Hamburg.

Para quem quiser investir em hospedagens em Hamburgo, nossas sugestões são: Crowne Plaza Hamburg City Centre, Parque Hyatt Hamburgo e o Le Meridién Hamburg.

Para mais opções de hotéis em Hamburgo em geral é só acessar o Booking.com, pois a plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Roteiro personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pela Alemanha e onde se hospedar na Alemanha é só entrar em contato com a gente através do contato@melevamundo.com.br ou do nosso Instagram @melevamundo.

Gostaram do post? Comente aqui ou no nosso Instagram e não deixe de acompanhar nossas viagens em tempo real através do @melevamundo

Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!