Oktoberfest em Munique: Guia completo para curtir a festa

Oktoberfest em Munique: Guia completo para curtir a festa

Saiba tudo sobre o a Oktoberfest em Munique, a maior festa de cerveja do mundo. A cidade de Munique abriga todo ano, durante 15 dias entre setembro e outubro, a tão conhecida Oktoberfest.

Na nossa última viagem à Alemanha, passamos dois dias em Munique, sendo um dia dedicado a conhecer a cidade conto mais sobre nosso tour nesse post AQUI, e o outro dedicado à Oktoberfest.

Nesse post vamos contar para vocês como chegar em Munique, como é a Oktoberfest e onde se hospedar para ficar próximo a Oktoberfest.

Para saber mais sobre a nossa viagem pela Alemanha é só acompanhar nossos posts de Bamberg, Nuremberg, Hamburgo e tudo sobre o nosso roteiro de um dia em Munique.

Você pode ir direito ao ponto que deseja, é só clicar em:

Tenha todas as informações sobre sua viagem em um só lugar! Criamos vários roteiros exclusivos para deixar sua viagem ainda mais perfeita e sem perrengues. Clique nesse LINK e saiba mais.

Como é a Oktoberfest?

A Oktoberfest é uma festa muito bacana, e vale muito a pena ir uma vez na vida! Já havia conhecido a Oktoberfest de Blumenau (conto mais sobre a festa nesse post AQUI), que por sinal também é incrível, e, por isso, conhecer a Oktoberfest original alemã se tornou um sonho, que pude realizar!

Minha viagem pela Alemanha foi milimetricamente planejada para ocorrer entre os meses de setembro e outubro, para que eu pudesse, conhecer a tão sonhada festa.

Muitas pessoas acreditam que a festa acontece durante todo o mês de outubro, mas isso não é verdade. A festa foi adiantada para meados de setembro para que as temperaturas estivessem mais amenas e as pessoas possam curtir sem passar muito frio!

A festa acontece em um espaço aberto, que fica rodeado pelos galpões das cervejarias. A entrada no pátio e nos galpões é gratuita, e, dessa maneira, você escolhe o galpão que quer conhecer e entra, pagando apenas pelo que consumir. Nós visitamos os pavilhões da Hofbrauhaus (HB) e da Paulaner e achei demais!

Dentro dos pavilhões

Dentro dos galpões das cervejarias é uma farra só! As mesas são compartilhadas, tem música alta, muita cerveja e animação. As cervejas são servidas nos copos de 500 ml e 1L, e, depois de alguns copos, rapidamente estamos amigos de todos que estão na mesa conosco, rsrs!

De tempos em tempos toca um música e as pessoas sobem em cima dos bancos para virar o copo de cerveja! Tem alguns mais radicais que sobem nas mesas, e rapidamente são expulsos por algum dos seguranças dos pavilhões. Além da cerveja, nos pavilhões é possível provar comida típica alemã também!

oktoberfest munique
Dentro do pavilhão da Oktoberfest

No pátio externo

Do lado de fora dos pavilhões existem várias barraquinhas de comidas, souvenirs, lojinhas. Também tem um parque de diversões bem legal, cheio de brinquedos radicais! Adoramos!

oktoberfest munique
No pavilhão externo da Oktoberfest

Chip de Celular

Dica importante: Nos dias de hoje viajar conectado é fundamental. Você pode usar aplicativos em tempo real, utilizar suas redes sociais, acessar o google maps, conferir aquela informação de algum ponto turístico e até mesmo fazer reserva para algum restaurante, dessa maneira, nós não viajamos mais sem um chip internacional. Para isso, sempre gostamos de comprar o nosso chip para usar no exterior ainda no Brasil. O nosso escolhido sempre é a EASYSIM4U. Clique AQUI e confira os planos que se adequam a sua viagem no site deles!

5 Dicas para curtir a Oktoberfest

Vou detalhar aqui algumas dicas importantes para que você aproveite ao máximo a sua ida à Oktoberfest em Munique.

1 – Chegue cedo na festa

Uma boa dica é chegar cedo na festa, pois, dessa maneira, os pavilhões ainda não estão tão cheios e você consegue escolher em qual entrar para curtir. Caso você chegue e os pavilhões estejam cheios, você terá que esperar na fila do lado de fora para entrar!

A Oktoberfest acontece durante 15 dias consecutivos entre os meses de setembro e outubro, e durante a semana a festa acontece das 12:00 h às 22:30 h, e aos finais de semana, das 10:00 h às 22:30h.

 2 – Se puder, vá em dias de semana

Milhares de pessoas do mundo inteiro e inclusive da própria Alemanha visitam a Oktoberfest todos os anos, e, por isso, a festa é muito cheia!

Aos finais de semana, o movimento aumenta ainda mais, pois as pessoas que não estão de férias aproveitam o final de semana para curtir o evento.

Dessa forma, a minha dica para que você possa aproveitar a festa sem muita lotação, e que consiga entrar nos pavilhões de cerveja que deseja, é ir à festa em dias de semana. Nós fomos na Oktoberfest em uma quinta-feira e achei excelente, pois estava cheio, mas não lotado e conseguimos, dessa maneira, ir nos dois pavilhões que queríamos, o da HB e o da Paulaner.

oktoberfest em munique
Fazendo amigos na Oktoberfest

3 – Leve dinheiro em espécie

Essa é uma dica importante para quem vai a Oktoberfest: não deixe de levar dinheiro em espécie, pois dentro dos pavilhões das cervejarias não são aceitos cartões de débito e nem de crédito.

Dentro do local da festa há caixas eletrônicos para sacar dinheiro, no entanto, recomendo sempre levar o dinheiro em espécie para garantir!

4 – Vá fantasiado

Eu recomendo fortemente ir fantasiado para a Oktoberfest, pois dessa forma, você entra no clima do evento e se joga na farra como deve ser. A fantasia não é obrigatória, no entanto, a maioria das pessoas estão fantasiadas e é muito bacana!

Você consegue comprar a fantasia em Munique, pois há muitas lojinhas vendendo a típica roupinha alemã. Se não quiser gastar com fantasia em euros, a dica é fazer como eu fiz: comprei um tecido ainda no Brasil e pedi a uma costureira que fizesse os trajes para mim. Além de linda, minha fantasia ficou bastante barata!

O meu marido comprou a fantasia dele em Blumenau, quando fomos na Oktoberfest na cidade. Essa também é uma opção, já que em Blumenau há vendas de fantasias por todos os cantos!

Oktoberfest em Munique
Servidos?

5 – Você pode reservar uma mesa em um dos pavilhões

Essa é uma dica válida para aquelas pessoas que vão para a Oktoberfest em grupos grandes e que fazem questão de conhecer um pavilhão específico sem correr o risco de lotação.

Sinceramente não acho que seja necessário fazer a reserva, pois se chegar cedo na festa ou ir em dias de semana já é possível visitar o pavilhão que deseja. No entanto, caso faça questão de reservar, seguem algumas dicas:

  • As reservas normalmente são feitas por mesas, ou seja, ocorrem em grupos de 10 pessoas;
  • A maioria dos proprietários das cervejarias aceita reservas para a próxima Oktoberfest (no ano seguinte)  logo após o término do  festival. Para saber se a solicitação foi aceita, você pode ter que esperar até a primavera (ou seja, os meses de março a maio);
  • As reservas são feitas mediante um pagamento de um voucher que será revertido em consumo no dia do evento;
  • As reservas tem horário estipulado, e, dessa forma, você tem hora para chegar e para sair do pavilhão.

Para mais informações sobre reservas em tendas na Oktoberfest, é só clicar nesse link AQUI.

Economize tempo nas filas

Dica importante: Uma forma de economizar tempo nas filas dos monumentos históricos é adquirindo seu ingresso com antecedência, dessa forma, nós sempre compramos nossos ingressos neste site AQUI e recomendamos sempre a todos que comprem as entradas das atrações antecipadamente. Dessa maneira você economiza tempo nas filas de ingressos e pode aproveitar com calma a sua viagem.

Onde hospedar para ir a Oktoberfest?

Como já falei nesse post, nós não nos hospedamos em Munique, no entanto, vamos dar algumas dicas de onde se hospedar na cidade alemã. A Oktoberfest acontece dentro de Theresienwiese, um parque que foi construído justamente para ser a sede do evento.

Por ser uma cidade muito turística, as hospedagens em Munique são caras, principalmente na alta temporada. Faça suas reservas com antecedência para garantir bons preços. Em se tratando da Oktoberfest, minha dica é fazer a reserva nos hotéis com uma antecedência mínima de 8 meses.

Oktoberfest em Munique
Felizes da Oktoberfest

Uma outra opção é se hospedar em alguma cidade menor, como Nuremberg, por exemplo, que possui preços de hospedagem mais em conta, pois, com a facilidade de se deslocar de trem por toda a Alemanha rapidamente você se desloca até Munique (não seria Nuremberg aqui?). Essa foi a nossa escolha.

Hoteis em Munique 

Para aqueles que vão a Munique com o objetivo de curtir a OktoberFest, a melhor região para se hospedar é nos arredores da festa, na região de Theresienwiese. A seguir, veja alguns hotéis nessa região:

Caso você deseje hospedar próximo ao centro histórico de Munique, conhecido como Altstadt ou nas redondezas da Estação Central de Munique, conhecida como Hauptbanhof, você também estará bem próximo ao local da festa, e consegue ir até lá de metrô, táxi ou caminhando. Da Marienplatz até Theresienwiese são apenas 25 minutos de caminhada, e da Estação Central de Munique até Theresienwiese gasta-se cerca de 20 minutos caminhando. Leia mais sobre hospedagens em Munique nesse post AQUI.

Para mais opções de hotéis em Munique em geral é só acessar o Booking.com. A plataforma mostra vários tipos de hotéis, com fotos, avaliações dos hóspedes e valores e, dessa maneira, achamos a melhor ferramenta para se pesquisar hospedagens.

Como chegar na Oktoberfest?

A cidade de Munique é uma das mais visitadas da Alemanha e é a capital da Bavária, estando, dessa maneira localizada no sul do país, a cerca de 70 km da fronteira com a Áustria.

Há várias formas de se chegar em Munique, e vamos detalhá-las para vocês:

Trem

O trem é um meio de transporte utilizado por toda a Alemanha e, dessa forma, vale muito a pena se deslocar pelo país utilizando os trens. O transporte por trens é seguro, confortável, pontual e pelo caminho ainda é possível admirar as belas paisagens. Recomendo!

Nós chegamos em Munique vindo de Nuremberg, pois estávamos hospedados por lá (Leia tudo sobre Nuremberg nesse post AQUI). Nós optamos por fazer esse trajeto de trem, e a viagem foi ótima, com duração aproximada de 2 horas.

No nosso trajeto de trem tinham muitas pessoas fantasiadas, bebendo cerveja e fazendo muita farra em direção a Oktoberfest. A animação correu solta, me senti como se estivesse no Carnaval no Brasil!

Para consultar horários de trens e valores por toda a Alemanha é só clicar no site da Deutsche Bahn, nesse link AQUI.

Avião

Munique possui um aeroporto internacional conhecido como Aeroporto de Munique Franz Josef Strauss, que está localizado a cerca de 29 km do centro da cidade.

A Luftansa opera voos diretos de São Paulo (GRU) a Munique (MUC) três vezes na semana. Eu viajei de Luftansa e achei a cia muito confortável, além de um excelente atendimento. A aeronave que faz a rota São Paulo – Munique acomoda 293 passageiros em três classes de serviços com 48 lugares na Business Class, 21 na Premium Economy Class e 224 na Economy Class.

Outras opções saindo do Brasil até Munique são KLM, Air France, Latam Airlines e TAP Airlines. Caso você esteja chegando diretamente do Brasil, provavelmente o aeroporto de Munique será sua porta de entrada na cidade.

Como ir do aeroporto de Munique até Estação Central de Munique

Ao chegar no aeroporto, você pode pegar um ônibus da companhia aérea Lufthansa que parte a cada 20 minutos rumo à Estação Central de Munique, mais conhecida como Hauptbanhof. O ponto do ônibus fica logo na porta do aeroporto e o bilhete é adquirido dentro do próprio ônibus a um custo de 10,50 euros por adulto.

Outra opção para chegar ao centro de Munique do aeroporto é utilizando os trens. Os trens saem dos terminais 1 e 2 do aeroporto e desembarcam na Estação Central de Munique, e as passagens tem um custo de 11 euros por adulto.

Da estação Central de Munique até a Oktoberfest

Ao chegar na Estação de Trem Central em Munique, ou seja, na Hauptbanhof você pode caminhar por cerca de 20 minutos até o parque de Theresienwiese onde ocorre a Oktoberfest.

Caso não queira caminhar, você pode pegar um táxi até a festa, ou até mesmo o metrô e desembarcar na estação de Theresienwiese. Nós fizemos o trajeto caminhando e achei bem tranquilo.

Seguro de Viagens

Dica importante: O seguro de viagens é obrigatório para viajar para a Europa. Dessa maneira, acreditamos ser importantíssimo e recomendamos para todos os viajantes. Não deixe de fazer o seu seguro, pois ele pode ser muito útil no caso de algum acidente ou extravio de malas por exemplo. Nós sempre fazemos nosso seguro de viagem com este SITE, pois eles tem ótimos preços, são de confiança e quando precisamos usar tivemos atendimento por telefone em Português (mesmo fora do Brasil). É a melhor forma de se resguardar no caso de algum imprevisto. Confira as coberturas disponíveis para a Alemanha.

Caso queiram descontos para fechar o seguro de viagens, é só usar o nosso CUPOM MELEVAMUNDO15 e além dó ótimo preço, vocês ainda conseguem um desconto de 5% no valor do seguro!

Roteiro personalizado

Você sabia que o Me Leva Mundo é especializado em elaborar roteiros personalizados? Exatamente! Temos experiência na elaboração de vários roteiros personalizados, e caso queira tornar a sua viagem uma experiência única, com o passo a passo do que fazer, como se deslocar pela Alemanha e onde se hospedar na Alemanha é só entrar em contato com a gente através do [email protected] ou

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mídias
Depoimentos
Newsletter

Assine nossa newsletter e receba as dicas do Me Leva Mundo por email! Cadastre-se já!

Somos Manu e Rafa, duas amigas que adoram viajar e finalmente tiraram do papel a ideia de compartilhar suas experiências.